quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Que droga!

O teledramaturgo pernambucano e global Aguinaldo Silva (66) é um sujeito temperamental. E os seus habituais excessos de humor pioraram gravemente depois que ele aderiu à blogosfera. Pioraram tanto que algumas de suas declarações irritaram a cúpula da Rede Globo e o sujeito acabou abandonando o seu blog. Encontrou, porém, um lugarzinho lá onde todos podem dizer suas asneiras (quase) impunemente: o Twitter1. E no microblog solta as suas farpas. Desta vez, o alvo foi o ator Fábio Assunção (39), que foi afastado (oficialmente a pedido) da próxima novela do horário nobre, escrita por Gilberto Braga, onde interpretaria o papel principal.
Em uma sequência de postagens, o novelista descascou o ator, que já viveu o inferno por causa de sua dependência química e, quanto possível, enfrentou o problema com bastante dignidade. Eis:

"Fábio Assunção diz que ainda não está preparado para um trabalho longo na tevê. Mas podia ter descoberto isso antes de começar a gravar."

"Num caso como este, a gente é solidário, mas também não pode passar a mão na cabeça: o errado é ele, e não nós."


"E depois, droga é droga, cara. Tem o drama pessoal de cada um, mas tem o drama maior, que resulta em traumas como este recente do Rio."


"Eu, por exemplo, não gasto um milímetro da minha paciência com drogados."

Apesar da proclamada solidariedade, Silva não esconde a sua raiva pelos prejuízos causados à produção da novela. E a virulência destilada sobre Assunção, mais do que grosseria, chega ao nível do desrespeito e, talvez, do crime. Vejam a última frase. Ao referir-se expressamente ao autor como "drogado", termo com evidente carga pejorativa, a meu ver incorre num crime de injúria, cuja pena seria majorada pelo uso de meio que difundiu largamente a ofensa. Fica sujeito, portanto, a uma pena de um mês e vinte dias a oito meses de detenção, ou simplesmente a uma multa.
Sim, esta postagem tem a ver com a matéria da prova dos meus alunos de Penal III.
Fábio Assunção, cuja namorada está gravida, de modo que ambos merecem viver esse momento em paz, está tão em desvantagem que não pode, sequer, responder à altura. Se o fizesse, todas as cores do arco-íris cairiam matando em cima do rapaz. Tempos politicamente corretos, estes...

1 Atenção, críticos apressados: eu não disse que todos que escrevem no Twitter dizem asneiras, e sim que, lá, diz-se besteira o tempo todo. Afinal, os 140 caracteres dão às sub-sub-sub-celebridades semi-alfabetizadas a oportunidade de ficar em evidência (diz que) num mesmo meio onde circulam celebridades de verdade e seus zilhões de seguidores.

3 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de ter twitter(recente), não sabia desse ocorrido... De péssimo gosto...

Lamentável que uma mesma mente que produz tantas novelas que certamente abordam a questão das drogas e outros tipos de aspectos polêmicos seja a mesma mente que produziu estes testíc(ulos) horríveis...

:x

Anônimo disse...

As pessoas não conseguem assumir que o Fábio Assunção deu um tempo na carreira...

Yúdice Andrade disse...

Aguinaldo Silva tem lá seus ataques, Waldréa. Volta e meia. Decerto que ficou raivosinho porque os prejuízos são numa novela dele.

Ele que vá curtir a nova paternidade, das 21h18. É um momento especial e ele merece estar em paz, consigo mesmo, com a namorada e sobretudo com o bebê.