quinta-feira, 3 de março de 2011

Fiat Fux

Na tarde de hoje, esta sala aí ao lado receberá 4 mil convidados para ver a posse do 11º ministro do Supremo Tribunal Federal. O carioca Luiz Fux assumirá, enfim, a vaga deixada por Eros Grau, em agosto passado.
Todo ministro do STF é ipso facto um homem poderoso. Fux, entretanto, chega em posição altamente privilegiada, porque há decisões pendentes que só serão tomadas graças a ele. O maior exemplo envolve a "Lei da Ficha Limpa". Compete-lhe, no caso, o voto de Minerva o que, a esta altura do campeonato, implica em dizer que um só brasileiro decidirá os rumos de um país. Claro que não foi ele sozinho. Qualquer que seja o seu voto, terão sido 6 brasileiros a decidir. Mas quando se está no empate, o voto final é que resolve tudo. É poder demais para um homem só.
Espero que ele honre tanta responsabilidade e todas as altas expectativas estabelecidas sobre ele.

4 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice, um comentário mundano: aposto 100 contra 1 que teremos uma nova Marcela Temer nessa posse. Quem viver, verá!

Anônimo disse...

Yudice, tio jájá et caterva estão soltando foguetes, o ministro e favorável a (Lei ficha Limpa) porém sem retroatividade para alcançar fatos preterítos,"Raciocínio que infelizmente é legitimo e caucado em dogmas constitucionais", o que lhe imporá oito anos de Senado e muito sofrimento aos cofres da nação e do nosso imenso Pará.

Anônimo disse...

Caro Yúdice,

infelizmente, estou pouquíssimo animado com essa posse. Pelo que li da reforma no CPC, encabeçada por Fux, vi um posicionamento pouco progressista e que não irá introduzir a racionalidade e eficiências esperadas para o andamento processual.

Fora a questão do CPC (que tenho de reconhecer não ser de responsabilidade unicamente do Fux), tenho séria resistência ao posicionamento do min. a certos assuntos, como o que o colega anônimo ressaltou acima.

Espero que a atuação de Fux me anime mais do que a festa que todos estão celebrando pela sua posse. Estou na torcida e sem ceticismo para acreditar em uma boa atuação do novo ministro.

Abs,

Vitor Martins Dias

Yúdice Andrade disse...

E aí, Francisco? Apareceu a nova Marcela Temer?

Das 24h28, Fux declarou que "o que é bom para o Brasil, é bom para mim". Supostamente, o comentário misterioso tinha a ver com a "Lei da Ficha Limpa". Resta saber o que ele entende por isso.

Calma, Vítor. Fux agora estará envolvido com empreitadas muito maiores do que o CPC. E caso este, quando finalmente entrar em vigor, seja ruim, pode ser que o STF corrija suas mazelas, como aliás já vem fazendo em relação a diversos temas.