terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Couvade

"A aventura de criar os filhos em conjunto — que nós, como cultura, estamos tentando implementar — será um ideal inatingível enquanto não começarmos a encarar também a gravidez, e não apenas a criação dos filhos, como um encargo em comum. Um mundo que acolhe a futura mãe e despreza o não tão visível futuro pai, o expulsa sem perceber para fora do quadro desde o início. E muitas vezes ele permanece lá, como um estranho hesitante em suas tentativas de tomar parte da gravidez e, mais tarde, de cuidar do filho recém-nascido."

"Os garotos sem pai, demasiadamente dependentes das mães e ao mesmo tempo com uma necessidade desesperada de aceitação e aprovação masculinas, são levados a comportamentos masculinos compulsivos, exagerados e de compensação excessiva. Nos Estados Unidos, 60% dos estupradores, 72% dos assassinos adolescentes e 70% dos presidiários que cumprem sentenças de longa duração foram criados sem pai."

"Na era 'esclarecida' de hoje, nós criamos os meninos para aspirar à riqueza, ao sucesso e ao poder no mundo dos negócios ou a deixar sua marca na comunidade profissional, em vez de ser criativos e emocionalmente presentes como pais, amigos e amantes. Enquanto as meninas podem brincar de casinha, ninar bonecas e ensaiar ser mães, a maioria dos meninos continua representando papeis masculinos tradicionais com jogos eletrônicos de combate, competições, armas de todos os tamanhos e formatos e uma quantidade infindável de parafernália esportiva. (E quando o menino não se inclina a essas atividades, nós nos preocupamos com sua identidade sexual.)"

"Os pais exercem um efeito profundo e duradouro sobre o desenvolvimento dos bebês. A criança cujo pai se envolveu ativamente em sua criação tende a desenvolver melhor seus dons criativos, intelectuais e sociais, a ser menos vulnerável a problemas psicológicos e a firmar uma imagem positiva do corpo, segurança do próprio sexo, auto-estima e forma moral."
Dr. Jack Heinowitz
Pais grávidos: a experiência da gravidez do ponto de vista dos maridos.
São Paulo: Cultrix, 2005, pp. 23, 24, 25 e 27, 32

PS — "A palavra couvade deriva do francês couver — 'incubar', 'chocar' — e significa o envolvimento do homem com o filho que está para nascer." (p. 66)

Nenhum comentário: