quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Doe de si

Você pode doar sangue a partir dos 18 anos, desde que tenha uma boa relação biométrica e goze de boa saúde.
Doar medula também é possível em vida e bastante fácil. No dia seguinte você pode estar em casa.
Em casos mais extremos, também se pode doar um rim em vida.
Entretanto, um dos maiores gestos de amor e humanidade que se pode demonstrar é, em vida, permitir a doação de seus órgãos para utilização após a sua morte. A vida continuará em outras pessoas, que têm também uma vida, suas emoções, família, amigos, projetos, etc. Tudo isso pode ser perdido porque nunca há orgãos suficientes disponíveis, apesar de que muitas pessoas morrem prematuramente — vale lembrar as estatísticas de guerra do trânsito brasileiro.
Hoje é o Dia da Solidariedade, destinado a conscientizar os brasileiros sobre a necessidade de doação de órgãos. Faça a sua parte. Porque é o certo. Não gosto do argumento de que poderia ser você a precisar. No entanto, é verdade.
E se fosse você ou alguém que você ama a precisar?

PS — 1. A Medicina avançou o bastante para garantir que ninguém será morto para a retirada de órgãos. Estes somente serão retirados se o paciente já estiver com diagnóstico de morte encefálica.
2. Existe tráfico de órgãos, sim. Mas é um acidente. O órgão doado dentro de um hospital, acionados os representantes do sistema nacional, chegará a uma pessoa que realmente precisa.
3. Uma religião que proíba a doação de órgãos não valoriza a vida. Repense o papel dessa religião no mundo atual.
4. Acima de tudo, o doador está morto e não precisará mais de seus órgãos. Se não doados, seu único destino será a decomposição junto com o corpo. E muita gente perderá a oportunidade de recomeçar.

2 comentários:

morenocris disse...

Lindo post. Apoiado.

Beijos.

Yúdice Andrade disse...

As pessoas realmente precisam pensar nisso, Cris. Com seriedade e solidariedade, sem preconceitos. A vida precisa.