segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A insustentável leseira do ser

O Portal Globo.com publicou, às 12h45 de hoje, uma notícia sobre um navio cargueiro ancorado que teria atropelado um tubarão baleia de 7,5 metros, matando-o, nas Filipinas. Destaque para o fato de que se trata de um animal em extinção.
Tudo bem, a notícia é estranha. Eu mesmo tento entender como um navio ancorado pode "atropelar" um animal. Seria mais sensato entender que o tubarão colidiu com a embarcação? Ok, a coisa está mal explicada. Mas em menos de três horas, a tal notícia atraiu 114 comentários, que correspondem a uma verdadeira seleção de gags, dando a entender que não existe vida inteligente na internet.
Percorrendo os comentários, o mais impressionante é ver uns trouxas culpando o comandante da embarcação pelo acidente. Como se o comandante pudesse, a sabe-se lá quantos metros de altura, enxergar um animal embaixo d'água! Ninguém pensou em quantos metros o navio ainda prossegue, abaixo da linha do mar? E o pobre do comandante é ofendido, chamado de "cego", "Steve Wonder" e coisas do gênero. Uma cretina chega a dizer que não se tratava de um camarão e era impossível não ver esse "gigante dos mares"!
Alguns comandantes de navios se manifestaram, tentando explicar o assunto tecnicamente, mas não adiantou. O fato é tratado como um crime ambiental, dando margem aos delírios dos ecochatos. E, claro, os erros português!!! Uma pequena mostra:
- "submergindo subtamente"
- "ele fica submerço"
- "a matéria relata sobre um lamentávio acidente"
- "que comer o tobarão baileia"
- "que se pode enchergar um animal a distancia"
- "antes ele duque eu!!"
- "ele esta em extinçao e fizerao isso com ele!"
- "Ta na hora de colocar cinalização no mar também"

Além dos erros de português, o povo brasileiro também mostra sua cultura quando o elemento pergunta, com veemência, se tubarões possuem esqueleto! Para que não pairem dúvidas, resposta da Discovery Channel: "Contrariamente a outros peixes, os tubarões têm o esqueleto principal feito de cartilagens, no lugar de ossos. Seu esqueleto é reforçado em certos pontos por placas especiais denominadas 'tesserae', feitas de duros sais de cálcio."
É por essas e outras que eu só comento notícias em sites de conhecidos...

3 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Rsss... hahaha... essa foi boa!
Parece até coisa de "erudição" de adolescente.
Cuidado! É contagiante! De tanto ler essas bobagens, cria-se uma confusão tal que torna mais freqüentes as consultas ao dicionário.
Só faltou o site dizer que, após morto, o tubarão foi visto nadando na costa de Portugal. Seria a apoteose do delírio.

Leo Nóvoa disse...

Ih, professor. Já estou acostumado com isso na internet. Dá vontade de banir esses sujeitos que vêm com opiniões superficiais e ignorantes em notícias, sites e blogs. Mas é assim mesmo, é o Brasil, onde boa parte desses não tem discernimento suficiente pra fazer um comentário de bom gosto.
Abraços

Yúdice Andrade disse...

Verdade, Fred. Ontem fiz umas tantas consultas ao meu dicionário eletrônico.

Fica difícil encontrar um porto seguro, Leo. Mesmo em alguns blogs bacanas que visito me sinto pouco à vontade para comentar, pois são freqüentes as reações virulentas. O melhor mesmo é ter nosso próprio blog, onde até os comentários podem ser filtrados.