segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Belém desgovernada

2008 carrega o aborrecimento de ser um ano eleitoral. Por isso, estaremos o tempo todo à mercê das atitudes canalhas daqueles que têm interesse direto e pessoal no resultado das eleições, particularmente no que tange a condutas caracterizadoras de abuso de poder político ou econômico.
Chamei a mim o dever de cidadão de alardear todas as situações que provam a tragédia que é a atual gestão do Município, nas mãos do nacional que se diz prefeito. É uma gota no oceano, mas é a gota com que posso contribuir. Por isso, usarei o título "Belém desgovernada" para indicar as postagens cujo teor sejam relacionadas ao estado em que a cidade se encontra. Elas se originarão de notícias da imprensa ou de situações que eu mesmo presencie, mas que correspondam a fatos. Quero ser o menos valorativo possível, limitando-me a apontar situações que facilmente se percebam como irregulares, absurdas ou abusivas. Se algum leitor quiser apontar alguma situação que se encaixe no contexto, será bem vindo.
Começo hoje com as notas do Repórter Diário:

Quem precisou chegar ao campus da UFPA ontem mais cedo, para o exame do Processo Seletivo Seriado (PSS), encontrou um verdadeiro caos no trânsito em todas as vias de acesso, principalmente na Perimetral, Augusto Corrêa e Bernardo Sayão.

Inúmeros carros estacionados em fila dupla, longos engarrafamentos, fila de ônibus nos dois sentidos e nenhum, mas nenhum mesmo, agente da CTBel ou da Guarda Municipal.

Desconheço a rotina de serviço da CTBel, se é que existe uma. Mas se por um lado os briosos agentes de trânsito precisam descansar, como qualquer trabalhador, por outro a cidade não pode ficar completamente desguarnecida. Se os condutores irresponsáveis souberem que aos finais de semana o espaço urbano vira terra de ninguém (justamente quando mais se precisa de vigilância), o índice de acidentes aumentará vertiginosamente.
Todo mundo sabe, todo mundo mesmo, que o vestibular provoca complicações no trânsito nas imediações dos locais de prova, principalmente dos mais importantes, como a própria UFPA, a qual já padece de péssimas condições de acesso. Em dezembro, fui deixar lá uma prima para fazer a primeira prova. O trajeto pela Perimetral foi complicado, congestionado, mas chegamos sem maiores delongas. Ontem, pelo visto, foi o caos. Em dezembro, vi quatro agentes de trânsito, já no portão da universidade (o da estação de ônibus), mas nenhum durante o percurso, inclusive nenhum em frente ao NPI.
Então a CTBel não sabe que o vestibular é daqueles eventos que exigem ampla fiscalização de tráfego, nos locais de prova? Não sabe que a UFPA precisa de atenção especial? Onde estavam os diligentes agentes de trânsito nessa hora? Em casa, descansando, para começarem com todo gás, em frente aos bancos e locais onde multam até a própria mãe?
CTBel é espelho do desgoverno de Belém.

2 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Não, amigo! Eles estão descansando para "assaltar" você por qualquer coisa que achem irregularidade.
Contudo, ouvi em algum noticiário que mais de cem guardas municipais não-concursados foram dispensados em dezembro passado, o que reduziu ainda mais o contingente responsável pelo trânsito.

Yúdice Andrade disse...

Os dois motivos somados... Sabemos as conseqüências.