sábado, 12 de janeiro de 2008

E ela faz aniversário


Pode ser que haja festa, mas reina uma tristeza no coração da morena. Cansada de abandono, cansada de mentira, cansada de ser prostituída pelos maus. Ela só queria ser a menina faceira que poetas e incontáveis canções sugerem. Queria que as gotas da chuva não fossem lágrimas. Que as suas mangas não fossem o único alimento do dia para ninguém.
Queria que seus filhos a amassem tanto quanto dizem, o que já evitaria tanto lixo espalhado. Queria que esses mesmos filhos reconhecessem seus encantos, em vez de maldizê-la sempre e repetir a cantilena de que lá fora é que é bom, lá fora é melhor.
Não é culpada, coitada. Ela é o que fazem dela.
Hoje completa 392 anos. Após passar mais de um ano apontando aspectos que, talvez, pudessem torná-la um lugar melhor para se viver, este é o momento de hipotecar publicamente o meu amor.
Feliz aniversário, terrinha. Haveremos de conhecer dias melhores, se Deus quiser!

3 comentários:

morenocris disse...

Caramba...a linda morena foi homenageada por todos... mas não a deixaram esquecer a falta de cuidados...que triste Belém, nem no seu aniversário!

Sabes Yúdice, foi a primeira vez que vi Belém chorar. Deram-lhe o bolo e o fel!

Beijos.

Quem viu nossa cidade, heim?

Yúdice Andrade disse...

Mas a imprensa só mostrou o bolo, Cris. Não sendo possível ignorar a manifestação havida, com distribuição de abacaxis, o fato foi divulgado com total desinteresse, como se nada significasse. Mas sobraram entrevistas com o sedizente.

Sergio Lopes disse...

Nossa cidade tem problemas, como todas as outras tem , mais também temos um poitencial maravilhoso de flora, de fauna de recursos naturais e de povo, o que precisamos é de um gestor que saiba explorar nossas potencialidades e isso passa, amigo yudice pelo prefeito que nos cidadões colocamos para nos representar.