segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aos 34

Quando era criança e até entrando um pouco pela adolescência, eu considerava 30 anos uma idade muito elevada. Uma pessoa de 30, para mim, era quase uma idosa. Tentava me imaginar nessa fase e não conseguia, pois me parecia que a vida estaria declinando. Uma bobagem, claro, decorrente da imaturidade da época. Imagino que seja um sentimento presente em outras crianças. O fato é que, à medida que os anos chegavam, de modo muito natural os 30 se tornavam algo mais palatável, mais simples, até que por fim aprendi que os balzaquianos estão na flor da idade!
Essa condição se reforça pelo aumento da expectativa de vida das pessoas e por uma integração maior das pessoas, por mudanças de atitude e também pelas influências da tecnologia, que abre umas tantas portas.
Na última sexta-feira, 10, cheguei aos 34 anos. Rindo, disse a um amigo que me telefonou que já passei Jesus Cristo. Só nisso, é claro.
Foi um aniversário diferente. Quando bateram as doze badaladas notúrnicas, iniciando a sexta-feira, eu estava ao lado de minha esposa e filha alguns quilômetros acima do chão, voando rumo a Santarém, terra natal de Polyana, para o casamento de sua irmã. Foi apenas a segunda vez que passei a data longe da família originária. É diferente, mas nada de excepcional, considerando que sempre fui avesso a comemorações de aniversário. Seja como for, rolou um almoço com tambaqui assado. Quem me conhece, sabe muito bem o que penso sobre tambaqui assado...
E como me sinto aos 34 anos? Exatamente do mesmo jeito que me sentia aos 33. Esse é o meu problema com o meu próprio aniversário: nunca acho que houve mudanças. Contudo, é sempre um momento de renovar as energias, especificamente através do carinho das pessoas que telefonam, mandam mensagens pelo celular ou escrevem no Orkut, esta insuperável agenda de aniversários! E eu gosto de responder a cada pessoa, uma por uma. Este ano será trabalhoso. Graças a Deus.

6 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Se vc aos 34 já não comemora, avalie eu aos 47?
Só sumindo mesmo.
Rsssss

Abs

Vladimir Koenig disse...

Ei Yúdice! Se você quisesse esconder a idade, não poderia! As "doze badaladas notúrnicas" denunciam a idade de qualquer pessoa! Huhauahauhaa.
Abraços, Vlad.

Reginaldo Ramos disse...

Me confirme.
O Juvencio do 5ª emenda morreu.
É o que está dizendo o blog do Alencar.
Eu estou super triste, mal mesmo.
Desde sexta eu acesso o 5ª, e nenhuma atualização.
Como vamos ficar, nós paraenses, sem um blogueiro tão isento e antenado quanto o Juvencio.

Rita Helena Ferreira disse...

Oi Yúdice,

Com um certo atraso, desejo muitas, muitas felicidades para vc!!!

Tinha a mesma sensação com relação a determinadas idades... Confesso, aliás, que, ao entrar na casa dos 30, este ano, senti algo estranho... Era como se um filme tivesse passado o dia inteiro na cabeça, fazendo com que eu lembrasse de vários momentos da vida, com a sensação de que tudo passou muito rápido.

Mas, o que é muito legal nesse processo todo, é pensar que, se aos 20 anos eu pudesse escolher como eu estaria hj, tenho certeza de que escolheria nada muito diferente da minha atual vida, o que comprova que, graças a Deus, tenho recebido muitas dádivas.

Enfim, mais uma vez, desejo tudo de melhor para vc! Que traga sempre saúde para aconchegar sua família e brindar seus alunos.

Agora... Esses cancerianos são uns sentimentais, não?

Beijo grande.

Anônimo disse...

Parabéns Yudice. É bom né chegar aos 34 sentindo-se assim. Achei legal falares da tua sensação sobre a idade quando ainda eras criança. Eu achava que o fim estava nos 50 e hoje as vesperas dos 60 me orgulho muito de ainda estar disposta e com muita garra para as coisas deste mundão de Deus e as vezes nem tanto Dele. Mas Yudice, idade boa mesmo é quando se entra nos quarenta, dai em diante, se quiseres, terás apenas duas idades, a enta e poucos e a enta e tantos. E muitos entas para acompanhares a Julia.

Yúdice Andrade disse...

Que nada, Barretto! Cada ano que passa nos faz entender melhor a idade que temos. Quer dizer, eu espero que seja assim...

Vlad, agora que mencionaste, é verdade: eu me entreguei!

Passados estes dias, Reginaldo, o assunto é prioritário na blogosfera local.

Sentimentais até demais, Rita. Por isso, não importa que a mensagem seja tardia. Acima de tudo, interessa que ela chegue. Abraços.

Das 20h06, espero chegar aos 60 com essa energia e disposição que manifestas. Tomara que eu consiga seguir o teu exemplo. Obrigado.