quinta-feira, 9 de julho de 2009

Filme censurado é exibido após 44 anos

As artes foram severamente prejudicadas pelos regimes ditatoriais. Uma das vítimas, contudo, apesar do atraso de 44 anos, pode finalmente ajustar suas contas com a História. Trata-se do filme Hände hoch oder ich schiesse (literalmente, Mãos ao alto ou eu atiro), comédia dirigida em 1965 pelo cineasta Hans-Joachim Kasprzik, que pagou a conta da beligerância entre os mundos capitalista e comunista.
Para fazer jus à ideia de resgate, a exibição do filme foi feita ao ar livre, na cidade de Dresden, às margens do rio Elba.
O roteiro parece simpático. Fala de um policial frustrado por não ter criminosos para perseguir (ele vive na cidade de menor índice de criminalidade do país). Sua frustração é tanta que ele convence bandidos a cometerem um crime, como forma de dar vazão ao seu heroismo latente e, também, para conquistar o seu objeto de desejo (como convinha àqueles tempos mais românticos, uma pitadinha de açúcar).
Antes tarde do que nunca. Infelizmente, o diretor não terá o prazer de acompanhar a exibição de sua obra: Kasprzik morreu em 1997.

5 comentários:

Alan Wantuir disse...

Professor, eu sinceramente não sei o que era pior, os militares de ontem ou os políticos de hoje. Já postei a fábula dos porcos assados, dei uma lida e comente!

Edyr Augusto disse...

Parabéns! É curioso como não nos conhecemos pessoalmente, e no entanto, pelo convívio diário, através do blog, eu me considere seu amigo, certamente por concordar com suas opiniões, suas atitudes diante da vida, sua maneira de ser. Vida longa, saúde e cultura!
Abraços
Edyr Augusto

Fábio Cavalcante disse...

Vou escrever aqui no post do filme censurado, mesmo não tendo nada a ver - Parabéns pelo aniversário, Yúdice! (li a informação no flanar. rs) Felicidades, e continue nos presenteando por muitos anos com os teus ótimos textos.
Abraços!

Rafaela Neves disse...

Boa noite,prof Yúdice, bem,o senhor não me conhece,aliás,espero anciosamente para conhecê-lo. Pois,por uma curiosidade minha,acabei entrando em seu blog para ver como era, e virei uma leitora assídua, a história foi o seguinte:faço o 1º semestre de direto no cesupa,e nos exames finais, fiquei na curiosidade de ver quais matérias eu teria no 2ª semestre, então comecei a pesquisar sobre no material dos professores, até que em direito penal, ali estava o endereço do seu blog, confesso que uma certa ansiedade tomou conta de mim, pois a visão que me passaram do senhor, é que és muito exigente a tal de ponto de seres "o campeão de reprovação", fiquei bem tensa pois tinha acabado de passar pelas mãos do prof. Dennis Verbicaro, e pensei em entrar no seu blog para já ir me acostumando com seu estilO. Lembro que quando eu entrei pela primeira vez, estava a notícia da chegada do mês de junho, que era o seu preferido, desde aí, minha visão mudou,adorei a matéria sobre o mêsde junho que depois de outubro, é o meu preferido,além de muitas outras postagens! Gostei mt também daquele blog "idéias levianas sobre um mundo bizarro" entre outros. Bom, hoje quando vi essa matéria que soa como uma vitória, resolvi lhe informar quem é a pessoa que nao deixa a contagem zerar. Quero lhe dar parabéns pelas postagens, e tudo mais. Gostei muito do que li. Parabéns pela escrita e pelo tempo pela paciência de transmitir esses pensamentos,matérias e etc!
Parabéns, saudações conterrâneas.
Obrigada pela atenção,
Rafaela Neves

Yúdice Andrade disse...

Na dúvida, caríssimo Alan, eu de bom grado exterminaria as duas categorias.
Já li a postagem. Só não tive tempo de deixar um comentário. Mas volto lá para fazê-lo. Um abraço.

É o lado bom da Internet, meu amigo! Acho maravilhoso como conseguimos criar bons laços com pessoas que são apenas nomes e ideias para nós. Mas isso também tem a ver com estar aberto a essas pessoas - felizmente, as do bem, como tu.
Grato pela felicitação.

Se Deus quiser, Fábio. Muitíssimo obrigado pela atenção.

Rafaela, li com satisfação o teu depoimento. Fiquei naturalmente feliz com o teu interesse e espero dar boas razões para continuar a merecê-lo. Terei uma turma de Direito Penal I no próximo semestre, à noite. Não sei se estaremos juntos.
Morri de rir do "campeão de reprovação" e, definitivamente, não sou eu a merecer tal título! Tenho ótimos concorrentes! Mas sou exigente, sim. Nada que uma pessoa focada no objetivo de fazer um bom curso não tire de letra.
Se eu não for para a tua turma, espero que nos esbarremos pelo corredor. Sempre há alguma atividade onde podemos interagir. Vou gostar de te conhecer. Um abraço.