terça-feira, 14 de julho de 2009

A redonda mais querida do país

Os italianos anunciaram ao mundo, há alguns anos, a regulamentação da pizza, mais popular iguaria de sua culinária. A norma previa os ingredientes que poderiam ser utilizados, forma de preparo e detalhes que chegavam à temperatura do forno! Evidentemente, a medida aborreceu as pessoas mundo afora. Se a regulamentação efetivamente foi feita ou se ainda existe, ignoro. Aliás, não tem a menor importância.
O Brasil é o segundo maior consumidor planetário da redonda e se diverte criando os mais inusitados sabores. Que mal poderia haver nisso?
Existe até um dia da pizza, comemorado no dia 10 de julho (eu estava fora, por isso a notícia atrasada). O Portal G1 aproveitou para garimpar algumas receitas exóticas de pizza, com a cara do Brasil, e publicou uma por dia, ensinando a preparar. Você encararia?




Em Lençois, Município bahiano da Chapada Diamantina, pizza de palma, cactácea comum na região. Curioso.




Daqui de Belém, a 8º colocada numa competição envolvendo 300 receitas. Da Pizzaria Vitória, em Icoaraci, pizza de pirarucu defumado. "Bacalhau da Amazônia" é o...
Pirarucu, camarão, jambú, tucupi... Ame-o ou deixe-o.




Em São Luís (MA), pizza de caranguejo. Sabe aquela coisa de gostar dos ingredientes, porém não da mistura deles? Pois é. Só experimentando.




Em Goiânia (GO), pizza de pequi, fruto típico do cerrado. Não custa experimentar.




Em Salvador (BA), pizza de rapadura com pimenta. Obrigado, tô passando.

Pessoalmente, gosto mas não sou aficcionado por pizza. Aprecio sabores mais tradicionais. Contudo, algumas misturas são excepcionais. Posso citar o restaurante Tutto, que oferece umas opções ótimas, tais como javali com cheddar. No quesito delivery, recomendo a Pizza Loca.
Qual é a sua pedida?

2 comentários:

. disse...

Minha gastrite está gritando só de ler este post.

Yúdice Andrade disse...

Mas gritando de crítica ou de aprovação?