sábado, 4 de julho de 2009

E o plano deu certo

Com todo o respeito e sem nenhuma ironia, preciso dizer que os moradores do Conjunto do BASA já cansaram com essa dramaticidade toda que fazem. Compreendo o amargor que sentem, os prejuízos que sofrem com a abertura do trânsito e, acima de tudo, a sensação de injustiçamento. Mas a via foi aberta (fato consumado) e a questão está sendo discutida em juízo, que é o caminho adequado. Portanto, chega. Vamos tocar a vida adiante se não por outro motivo, ao menos porque não há outro jeito.
Todavia, quando vejo as imagens dos diversos protestos contra o prefeito-porcaria da cidade, especialmente o enterro simbólico que a fotografia de Wagner Meier (para o Diário do Pará de hoje) retrata, só posso pensar que o plano do desgraçado deu certo. Explico.
A autorização judicial para que a Prefeitura de Belém abrisse o Conjunto do BASA foi dada ainda no ano de 2006. Mas as obras foram feitas? Não! O sujeito foi lá, com a cara de pau que lhe caracteriza (mais consolidada que o concreto onde foi envolvida a usina nuclear de Chernobyl), falou em negociação, disse que tudo se resolveria e blá-blá-blá. Podemos fazer, mas não faremos para não prejudicar a comunidade. Teve besta que acreditou. Naquele momento, avisei os meus amigos que moram no conjunto: ele só não quer comprar briga por causa da re-eleição. Devido ao seu imenso índice de rejeição, ele fará do BASA um exemplo de palavra empenhada mercadoria que, vindo de quem vem, eu não aceitaria nem de graça.
Por conta dessa encenação, aposto que muita gente no BASA votou nele. Não admira que, agora, sintam-se tão traídos, quando o sujeito, desinteressado do eleitorado local, foi lá e fez o que quis, trocando o discurso de defesa dos interesses da comunidade pelo de atenção aos interesses da cidade inteira o que, convenhamos, tem um apelo bem maior.
Portanto, meus amigos, se quiserem enterrá-lo simbolicamente, vão adiante. Façam isso todos os dias. Mas não foi falta de aviso. Talvez tenha sido ingenuidade.

9 comentários:

Anônimo disse...

Somos ingenuos e muito ingenuos. O interesse da cidade inteira que alguns acreditavam ser verdade também é mentira. Vamos dar uma voltinha por lá e ver com os olhos que a terra haverá de comer (Virgem Maria !!!) a balela deste discurso. Não é que a via BASA para desafogar o trânsito no entroncamento parece que é para bagunçar mais e mais. Pois é gente, a via BASA é MÃO ÚNICA no sentido Almirante - Joao Paulo. Desafogar o que? Afoga o Dudu.

Yúdice Andrade disse...

Das 18h31, comungo da ideia de que a abertura do Conjunto do BASA não será impactante para a fluidez do tráfego. Ajuda, mas não resolve. E quando soube que a via em questão seria de mão única, a sensação se reforçou. Duvido que essa fosse a intenção original. Decerto foi um ajuste feito para contentar os moradores, mas de mão única aquela via contribuirá muito menos para o que se esperava dela. E, com isso, os próprios moradores perdem, porque existe o prejuízo deles e pouco de ganho social haverá. Menos do que o já pouco esperado, bem entendido.
Quanto à última parte do comentário, subscrevo.

André Carim disse...

Caro Yúdice:
O local correto seria o Parque de exposições do Entroncamento, área da PMB cedida em comodato para a Associação dos Pecuaristas. Ali poderiam ser construídas quatro pistas, duas em cada sentido, contribuindo, aí sim, para desafogar o trânsito de entrada e saída de Belém. Falando nisso, estive lá na sexta para assistir a estréia do circo e tive de pagar cinco reais antes de estacionar, dinheiro cobrado por funcionários dessa famigerada Associação de Pecuaristas na maior cara de pau, entregando em troca recibo fajuto, no qual não constava identificação do emitente, certamente para se prevenir de ação judicial, caso meu automóvel viesse a sofrer danos no local. Os dirigentes dessa Associação alugam a área para todo tipo de evento, inclusive para aquelas detestáveis festas baianas, que só servem para causar mais engarrafamentos, brigas e confusões, além de serem de péssimo gosto. Acho que deveriam pensar melhor o uso desta enorme área pública do entroncamento, que só funcionou a contento na época do Governo Jader, com as beneficentes Feiras dos Municípios. Espero que deixem em paz os moradores do Basa e sua comunidade ordeira e tranqüila, exceto nas proximidades do natal, quando os homens se vestem de mulher e, ao som de “masculino e feminino”, do Pepeu Gomes, desfilam, há mais de vinte anos, as hilárias “Piranhas do Basa”.

Anônimo disse...

Boa-tarde, Yúdice! Realmente, você tem razão em várias coisas sobre o conjunto do Basa. A maioria dos moradores do conjunto, infelizmente, deixaram-se enganar pelo discurso do Duciomau!
A abertura do conjunto para desafogar o trânsito é pura balela. Ontem mesmo ficou comprovado, com aquele baita engarrafamento, que a nova via aberta não vai servir para nada. Apenas para barbarizar a vida dos moradores daquele local, que agora têm de conviver com buzinas, gracinhas, monóxido de carbono e outras coisas mais.Todos sabem que a via foi aberta para agradar a uns poucos. Sabe-se lá quem!
Vamos começar a cobrar, realmente, políticas públicas sérias. Cadê a passarela do Castanheira, que nunca fica pronta, mas que a PMB já recebeu os 6 milhões da obra? Para que serviu a 25 de Setembro? Virou lixão a céu aberto, e o trânsito continua o mesmo! Por que ainda a PMB não acabou a Marquês? Parou por que, por que parou? E o tal Portal da Amazônia, então? Sem falar no binário da Senador Lemos. Você conhece o projeto para lá? Se não, sugiro que procure conhecer, porque dinheiro já existe para a obra.

Yúdice Andrade disse...

E além das quatro pistas, meu amigo André, há espaço suficiente para pensar em bons equipamentos públicos, permitindo que a área continue sendo utilizada como um espaço de lazer, mas um lazer saudável, para famílias, tais como playgrounds, ciclovia, quiosques, etc. Tenho certeza que valorizaria bastante a área.

Das 12h45, falei tanto, tanto, que até me cansei de apontar as mazelas desse tal prefeito. As obras inacabadas que você menciona são um exemplo contundente disso. Levou mais de um ano para a intervenção na Duque (apenas um alargamento de pistas e paisagismo no canteiro central, com mudanças nos retornos). A Marquês de Herval já está emperrada há tanto tempo quanto e nem sinal de finalização.
O tal Portal da Amazônia é só nome. Obras paradas e sem notícias.
A 25 nem era intenção da prefeitura. Aconteceu devido à intervenção judicial. Porém, depois de abrir o tráfego, parou. Fizeram umas mudanças de traçado em algumas esquinas e a coisa foi largada lá, como lixo.
Quanto ao Pórtico Metrópole (sempre os nomes pomposos, diametralmente opostos à coisa em si), agora que as ferragens estão aparecendo acima dos tapumes. É coisa para sabe Deus quando.
Uma lástima.

VALÉRIA FIDELLIS disse...

Lamentavelmente estamos numa cidade que mais parece enredo do filme "apertem os sintos: o piloto sumiu". Relegado a terceiro plano, o povo sofre tudo pacificamente, sem pedir o afastamento do prefeito e de seus assessores que em muito compactuam com os descalabros do alcaide, pois se assim não fossem não estariam lá. O povo tem abusado do único direito que realmente conhece: espernear. O único problema é que isto não dá em nada. Sugiro uma campanha: FORA PREFEITO JÁ! DEIXEI-NOS EM PAZ!

Marcelo disse...

Estava na cara que está via não iria contribuir com praticamente nada comparando as perdas que esta comunidade do residencial do Basa iria sofrer. Ta na cara também que isso tudo foi movido pela Assembléia Paraense onde o próprio prefeitinho dessa cidade foi fazer a inauguração do Ed. Garagem. A via ao lado foi desobstruida para a entrada dos veiculos ao Ed. garagem e a "desapropriação" do residencial para a saida deles. Porque esse ... não foi fazer a inauguração na rua do residencial? Impeachment de Duciomar já!

Unknown disse...

Primeiro lugar: Se é pra enterrar, porque só simbolicamente? hehehe.

Segundo: Realmente, já deu. E me da uma raiva de ver pessoas que deveriam dar o exemplo falando besteira nos meios de comunicação. Pessoas que não devem ter tido nem acesso aos autos do processo (como eu e muitos da nossa sala tivemos por conta de um trabalho). Mais, pessoas que deveriam, senão aceitar a decisão do judiciário, ao menos respeitá-la, como o Excelentíssimo Carlos Bordalo, o qual usou, inclusive em palanque de argumentos jurídicos(?) totalmente infundados!!!

Chega! acabou.

Também acho que tem coisas mais urgentes que isso, mas isso também ajuda. Enfim, já ocorreu.

Yúdice Andrade disse...

Valéria, Marcelo e CT, estamos de acordo quanto à falta de comando, às imposturas e à necessidade de promover um enterro do prefeito desastre. E, sim, que não seja apenas simbólico! Mas que seja algo capaz de varrê-lo para sempre da história política deste Estado.
Pensemos todos nisso nas próximas eleições, quando alegadamente o sujeito pretenderá retornar ao Senado, que já está repleto de...
Vocês sabem.