terça-feira, 10 de novembro de 2009

Só o McGyver

por Lílian Matsuura

Hoje, existem mais de oito mil presos por crimes federais em penitenciárias estaduais. A construção dessas cadeias está prevista em lei desde 1966, mas as duas primeiras só foram inauguradas em 2006. Cada uma tem capacidade para 208 presos, 12 em regime de disciplina diferenciado (RDD). O sistema federal tem, atualmente, apenas 300 presos, mas só abriga aqueles de alta periculosidade ou delatores. O primeiro a habitar uma das celas de alta segurança foi o traficante Fernandinho Beira-Mar.
Além das Penitenciárias de Catanduvas (PR) e de Campo Grande (MS), duas outras estão concluídas, em Porto Velho (RO) e Mossoró (RN), mas ainda não estão abertas. A quinta está em planejamento e ficará em Brasília, ao lado da Penitenciária da Papuda. A construção de presídios federais fará parte da segunda fase da reestruturação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que ainda não tem previsão para acontecer.
A ideia inicial, segundo o diretor do sistema penitenciário federal do Ministério da Justiça, Wilson Salles Damázio, era a construção de uma penitenciária em cada região do país. Isso porque a Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072, de 1990) permite que o preso fique detido em outro estado que não o seu de origem. O Ministério fez pesquisas e a reação da população do Sudeste foi das piores possíveis. Por isso, ficou decidido que a construção das duas seria no Centro-Oeste.
Segundo ele, a segurança dessas penitenciárias é praticamente impecável. Até hoje não houve fuga, morte ou entrada de celular nas celas. O ponto vulnerável são as visitas íntimas. Outra questão complicada é a revista de crianças e adolescentes, que deve ser diferente da de adultos. Damázio afirma que o Ministério está editando um manual de procedimentos para isso.
Mas ele observa que as pessoas que não quiserem passar pelo constrangimento da revista podem optar por falar pelo parlamento com o preso. Em breve, eles também poderão falar com as famílias por videoconferência. Os advogados só têm contato com os seus clientes pelo parlamento. O sistema possui 500 agentes para fazer a segurança dos estabelecimentos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eh...eh...eh... A penitenciária de Brasília deveria ter sido a primeira a ser construída.
Falando sério, que isso dê certo no país, e que não leve mais 43 anos para se construir as próximas.
Ana Miranda

Anônimo disse...

Eu estava aqui pensando com meus botões: "Será que seus alunos já ouvirama falar do McGyver?" Eu adorava a série.
Caríssimo Yúdice, obrigadaça por sua importantíssima ajuda ao meu livro, estou escrevendo a última parte de um livro que virou uma bíblia. (eu sou ateia, então virou bíblia só no tamanho...)
Ana Miranda

Yúdice Andrade disse...

A penitenciária poderia ser ao lado do Congresso Nacional e, mesmo assim, não entraria nela quem deveria, Ana. Coisas do Brasil.
PS - Curiosamente, eu detestava a série. Mas McGyver é um ícone e todo mundo entende a referência.