quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sem comentários

Mais de 60 bebês foram vítimas de abuso em 2008
Documentos do programa Pró-Paz que estão em poder da Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) que apura abuso sexual contra crianças e adolescentes revelam um dado estarrecedor. No ano passado, foram registrados em Belém 62 casos de violência sexual contra crianças com idade entre zero e dois anos. Em 30 casos, os atos foram tão violentos que os meninos e meninas tiveram que passar por cirurgia para recomposição dos órgãos genitais.
“Visitei uma criança de um ano e oito meses na Santa Casa que estava na terceira cirurgia. Esse é um dano irreversível. Não apenas físico, mas psicológico. Não há como apagar essa violência”, diz o deputado Arnaldo Jordy (PPS), relator da CPI.
No mesmo período, foram registrados 144 casos entre crianças com idade de dois a cinco anos. O que chama a atenção é que esses números se referem apenas a Belém, onde existe uma rede maior de proteção às crianças. Como na maioria dos municípios não há atendimento especializado, estima-se que os números da violência são muito maiores.
De acordo com o Pró-Paz, ao todo, foram registrados em Belém 950 crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes em 2008, números que farão parte do relatório final da CPI. Jordy informou que deve adiar a divulgação do documento para janeiro, em função “do volume e complexidade dos casos que estão sob análise.”
Os números levantados até agora pela CPI mostram que, em cinco anos, foram registrados 20 mil casos de abuso contra crianças no Pará. Estima-se que para cada caso registrado existam outras cinco ocorrências, o que elevaria essa estatística para 100 mil casos.
No relatório final, Jordy promete apontar as falhas no sistema público de atendimento às crianças abusadas e sugerir medidas como a criação de núcleos do Pró-Paz e de delegacias especializadas, pelo menos nos municípios polos do Estado. O deputado já propôs a criação de uma subcomissão dentro da Comissão de Direitos Humanos da AL exclusivamente para tratar desses casos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Me abstenho de comentar essas monstruosidades em seu blog porque vc não publicaria meu comentário.
É pavoroso saber que existem animais (ooops, perdoem-me os bichinhos) que façam isso.
Ana Miranda

Anônimo disse...

Oi de novo, Yúdice:
É verdade...estou assessorando a CPI na sistematização do relatório final e o que aterroriza mais ainda é que, mesmo diante da indignação por estes casos, no fundo no fundo existe uma certa hipocrisia, pois ao mesmo tempo em que alguns denunciam essas atrocidades parte da população está CONSUMINDO VORAZMENTE o vídeo da adolescente de uma escola pública de belém na qual a mesma é filmada praticando sexo oral com rapazes.
Fico cada vez mais indignada com a hipocrisia humana, mais ainda estou firme e forte em minhas convicções e de que é preciso lutar contra as diversas violações de direitos, de subjetividades, de felicidades humanas, mesmo que esteja (aparentemente??????) remando contra a maré em algumas ocasiões.
Bem...além destas atrocidades, a CPI apurou também a completa desarticulação dos poderes públicos no enfrentamento desta questão e em alguns casos a completa OMISSÃO, o que para mim é também uma gravíssima violência.
Em suma...além da violência sexual a vítima é violentada novamente, agora pelo Estado e até pela própria sociedade.
Bjs,
estou indo coletar mais dados e aguarde o relatório final. É estarrecedor, mais espero que sirva para nos questionarmos como seres humanos, como sociedade e principalmente que haja uma mudança e o Estado não seja negligente, omisso e irresponsável com nossas crianças e adolescentes.
Anna Lins