quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apagão monotemático

Não tive a oportunidade de assistir aos noticiários de ontem, limitando-me a dar uma espiadela nas notícias pela Internet. De todo modo, pelo que percebi, a pauta ontem esteve 99% comprometida com um único assunto: o apagão na região Sudeste. Sei que existem implicações de caráter político, já que a ineficiência do setor elétrico pode e vai respingar sobre a candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. Sei que, de qualquer forma, o assunto é importante. Mas precisava se transformar no único acontecimento relevante de ontem?
Rolou de tudo. Até materiazinhas sobre gente presa em elevador que ficou com medinho. Fala sério...
Ao chegar em casa e ligar a TV, quando me deparei com a enésima reportagem sobre o que fazer quanto a eletrodomésticos queimados, desliguei na hora. Já encheu o saco.
Sem querer aderir à velha mania de perseguição dos paraenses, devo perguntar: se o apagão tivesse ocorrido por estas bandas, teria sido assim tão importante?

6 comentários:

Tanto disse...

Aderindo à velha mania, minha resposta é não! Desisti dos noticiários ontem, pela mesma razão! Bem certo que foi algo grandioso e único, capaz de gerar uma pauta enorme! E além disso, tem o fato de que maior parte da audiência vem dos locais afetados... Mas...

Anônimo disse...

Eu já não assisto a nenhum jornal televisivo.
Leio as manchetes na internet, se me interessar, clico, caso contrário, deixa para lá.
Leio os jornais da minha cidade no mesmo esquema, se interessar, clico, se não...
Aqui em J.F., não houve apagão, mas nas cidades vizinha houve.
Se o apagão fosse no Pará, talvez a tv não dedicasse 24 horas falando no assunto, mas com certeza falariam.
Ana Miranda

Edyr Augusto disse...

Minha preocupação é outra e vocês podem até me achar "fantasiando" muito, mas se é possível ter acesso a esse sistema de transmissão e anulando três, causar o apagão nesses lugares todos, é um prato cheio para atentados terroristas e até golpe, por exemplo, aproveitando algum momento em que o presidente e demais autoridades estejam em SP, ou RJ, para ficar nas duas, para agir. É assim, mesmo, tão fácil?
Edyr

Anônimo disse...

Sou da opinião da Ana. Não vejo TV por causa disso. Eles adoram supervalorizar coisas inúteis e desprezar o que é realmente importante.

Na primeira queda eu estava ao computador. Na segunda, ao banho. Tive de terminá-lo sob água fria, mas nem me preocupei com isso. Fui direto pra cama.

Alexandre

Liandro Faro disse...

Teoria da Conspiração?!

Que incrível!

Yúdice Andrade disse...

Encheu o saco, Fernando. Essa é a verdade.

Falariam, sim, Ana. Uma notícia curta. No mesmo dia, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará acolheu cinco pedidos de intervenção federal e, pelo que percebi, em consultas à Internet nas horas seguintes, nenhum jornalístico do Centro-Sul Maravilha se interessou pelo caso. E isso é importante. Fosse uma intervenção em São Paulo...

Mas isso é verdade, Edyr. Como não vivemos no olho do furacão do terrorismo, achamos essas coisas do outro mundo, fantasiosas, mas elas não são. Aliás, justamente porque não se acredita que essas coisas possam acontecer aqui, somos muito mais vulneráveis a um ataque do que outros países. É de assustar, mesmo.

Há brasileiros que não merecem ser incomodados, Alexandre. Se isso ocorrer, o mundo vem abaixo.

Acho que não, Liandro. Apenas uma preocupação razoável, ainda que não imediata. Será?