sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Debate sobre obras públicas

No blog Trânsito Caótico de Belém, Cid Pacheco, respondendo a um comentarista, publicou este texto:

Respeito seu opinião, mas olhe à nossa volta: estamos repletos de obras pela metade. Posso citar alguns casos para refrescar a cuca: Viaduto Mariguela DEVERIA ter um túnel por baixo da Alm. Barroso. O entroncamento DEVERIA ter uns dois elevados para acabar com o inferno que está. A 1º de Dezembro DEVERIA ir até Marituba. A av. Perimetral DEVERIA ser duplicada até a Alm. Barroso... e por vai. É por isso que digo no blog que só acredito vendo, porque de promessa estou cansado! E discordo de você (tenho direito, certo?) que quando diz "porque só assim as coisas saem do papel". Pelo contrário: é assim mesmo, acreditando neles, é que as coisas não saem do papel. É isso que eles querem. Nada mais. Olha, Toninho, o estado está quebrado. A desGovernadora está pedindo dinheiro para todo lado, pois é péssima administradora. Você sabe que ela quer vender o Banpará para o Banco do Brasil, mesmo depois de ter se tornado um banco forte? Pois é. Ela é funcionária do BB. Minha esposa é funcionária concursada da SEDUC e sofremos por isso. Não sei se tem idéia disso. Os salários do policiais civis e militares estão lá embaixo e, consequentemente, vemos todos os dias nos jornais notícias que a violência está aumentando. Todos os dias.Portanto, meu caro amigo, não quero que pense que estou contra essas obras, realmente grandiosas e necessárias para nossa combalida cidade. Muito pelo contrário. Torço junto com você para que se concretizem, mas, sinceramente, isso tudo PARA MIM é puro marketing eleitoreiro, pois ano que vem (falta menos de dois meses para 2009 acabar) tem eleição pesada (presidente e Cia). E como já disse, esse filme eu já vi. Ela definitivamente não tem dinheiro para concluir TODA a obra do Projeto Metrópole. E quando digo todo, não me refiro somente ao elevado da Júlio César, porque sei que ao menos isso ela terminará. Me refiro a todo o projeto, que engloba o prolongamento da av. Independência, a posta do meio da BR-316 para somente ônibus. Augusto Montengro, enfim, veja o projeto todo neste link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=739040

E eu trepliquei nos seguintes termos:

Meu caro, gostaria de deixar algumas impressões sobre sua réplica:
1. Antes de mais nada, por considerar um dever ético, esclareço que votei em Ana Júlia, mas considero péssimo o seu governo.

2. É verdade que as obras por você citadas estão inacabadas e que essa tem sido uma tônica no Pará (aliás, no Brasil). Mas não podemos generalizar e esquecer que há conjunturas a serem observadas, tais como:
- a administração de Edmilson Rodrigues bem que etentou executar na íntegra o seu projeto para a Dr. Freitas, mas dentre outros fatores sofreu com o boicote do governo Almir Gabriel, usando covardemente o problema da adutora da COSANPA, que passa por baixo da Almirante Barroso;
- o Entroncamento de fato é um desastre;
- a João Paulo II envolve uma engenharia delicada, pois a execução do projeto envolve a conjugação de interesses de três Municípios, como apoio do governo federal;
- sobre a Perimetral, não vejo justificativa para que não esteja duplicada, considerando que isso fazia parte das obras previstas para o Fórum Mundial de janeiro deste ano que, por sinal, incluíam a passagem de nível da Dr. Freitas. Esse foi um retumbante fracasso.
3. Já que você está citando obras inacabadas de todas as responsabilidades, inclua a piada do "Pórtico Metrópole" e o "Porrrrrrrrrtal da Amazônia". E acrescente que as obras que ficam prontas, como a Catedral da Sé, demoram o triplo do tempo que poderiam.
4. Sim, temos visto Ana Júlia requisitar sucessivos pedidos de empréstimo. Mas, por força de lei, um empréstimo só pode ser tomado se o ente federativo comprovar capacidade de endividamento. Por isso, tomar empréstimo prova, técnica e legal, que o Estado não está quebrado - ao menos ainda não.
5. Meu amigo, por favor, não acredite nos jornais! Eles são a pior fonte de informação existente. Se eles dizem que a violência está aumentando, é porque têm interesse na notícia, seja ela verdadeira ou fabricada. Obviamente, a violência em Belém está pelo teto, mas conversando com policiais - que estão na linha de frente dessa batalha - fiquei sabendo algo previsível: alguns tipos de crimes aumentam porque outros diminuem e, por incrível que pareça, alguns delitos aumentam justamente quando a polícia está nas ruas, trabalhando. Quer um exemplo: assalto com reféns e sequestro-relâmpago.
6. No mais, passo pelo cruzamento da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral todo dia e posso assegurar que as obras estão em ritmo acelerado. Veja bem: eu disse "acelerado" e não "normal". Quanto à Av. Independência e ao elevado que a unirá à Júlio César, confesso que não sei.

E você, tem alguma opinião sobre o tema?

2 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice,
Cumpre esclarecer que o Entroncamento não tem os elevados porque a Administração Edmilson Rodrigues desapropriou, antes do Estado, duas áreas que faziam parte do projeto dos viadutos para construir uma tal "Praça da Bíblia". Com isso, a prefeitura inviabilizou o cumprimento do projeto, que seria concluído no 2o governo Almir Gabriel.
Abraço.

Yúdice Andrade disse...

Muito obrigado pela informação, Francisco. Estás sempre me ajudando a compreender melhor os fatos sobre os quais escrevo.