segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pequenas alegrias de domingo

Sorte de quem consegue encontrar prazer nas pequenas coisas da vida.
Sabe qual foi a grande diversão do domingo? Esqueça programas sofisticados. Eu estava na casa de minha mãe e, a certa altura da tarde quente, decidi andar pelo quintal. Eis que me deparei com um abieiro carregadíssimo. Quando digo carregadíssimo, não é força de expressão. A árvore estava tomada por frutos amarelos.
Pessoalmente, não gosto muito de abiu. Apesar de doce, a polpa da fruta é mínima e se limita a uma gosma em torno dos caroços, que você precisa chupar. Dá para raspar o interior da casca, também. A característica mais marcante da fruta é deixar a boca toda grudada, o que irrita muitos e diverte outros, principalmente crianças. Quando eu era criança, recordo-me da recomendação de passar manteiga nos lábios, para tirar o grude.
E qual foi a diversão, afinal? Pegar uma vara com um gancho na ponta e derrubar abius, para que a pequena Júlia, do alto de seu 1 ano e 3 meses, os juntasse e colocasse dentro de um balde, atividade a que ela se lançou com dedicação e alegria, divertindo-se a valer. A melhor parte foi quando sacudi um galho com força, provocando uma chuva de frutos. Impressionada, ela gritou:
Ai, Deus! (que é a sua versão para "ai, meu Deus!")
Depois disso foi uma sequência de sacudidas e "ai, Deus" que pôs todos a rir. No final, coberta de terra, acabou num banho de chuveiro.
Bom para os vizinhos. Como em casa só minha mãe come abiu, foi mais quem recebeu lotes da fruta, já que depois de colher se tinha que arranjar um destino útil, obviamente.

3 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Nada como um dia agradável depois de um susto, não é? Sinal de que, apesar de sitiados, ainda podemos ser felizes.
Abraço.

Anônimo disse...

Eu nunca sequer ouvi falar dessa fruta.
Esse é o Brasil, cheio de diversidades!!!
Quando morei aí no Pará, conheci e gostei de um monte de frutas, mas essa, eu nunca vi. Aliás, vi agora na sua foto. Parece laranja???
Bom dia!!!
Ana Miranda.

Yúdice Andrade disse...

Minha mãe ficou bem, Francisco. Obrigado. Eu e Polyana aumentamos o tempo de convivência dela com a neta, o que surtiu o efeito desejado.

O abiu é diferente da laranja, Ana. Tem uma casca consistente, cmo se fosse um papelão, só que mais fibrosa. É lisa ao toque, sem ser macia. Inicialmente, tem a casca verde, mas quando maduro assume um amaralo intenso.
O abiu é menor que a laranja e tem uma forma que lembra o pêssego. Só a forma, friso.
Quanto ao sabor, é doce, mas oferece bem pouca polpa. Vale a pena experimentar.