sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Gente finíssima

Há quase quatro meses, inseri um widget neste blog, consistente num contador de artigos e de comentários. Além de que tenho uma certa obsessão por números progressivos, sempre quis saber quantos comentários os meus textos já haviam rendido.
Encontrei, casualmente, um contador de um tal de Usuário Compulsivo, cujo link propositalmente não forneço, até porque não precisa. Quem quiser encontrar, acha facilmente. Facílimo de instalar, gratuito, eficiente, atendeu o meu interesse. Adorei.
Há alguns dias, porém, os meus mais de 7 mil comentários apareceram reduzidos a mil oitocentos e qualquer coisa. Esperei alguns dias para ver se o problema se resolvia de forma espontânea. Como não, acessei o blog do fornecedor. Havia um monte de gente pedindo socorro lá. E sabe qual foi a resposta do blogueiro? Ei-la:

OH GOD!!! Ó PÓI Celeste! dai-me paciência...
Gente, eu já respondi a solicitação de vocês ali em cima... Calminha, ninguém perdeu nenhum comentário caramba! É só o contador que ficou maluco.
Eu até removi, tinha quase 10.000 comentários e estava mostrando mil e poucos... Infelizmente não há nada que eu possa fazer, vou explicar porque:
Este contador funciona da seguinte forma: Há um script hospedado no próprio Blogger, que é responsável pela contagem com base nos feeds de comentários. Das duas uma: ou o problema é no feed de comentários ou é neste script.
Como ambos estão hospedados e são de responsabilidade do Blogger / Google. Não há nada que possamos fazer para corrigir o problema. A não ser, é claro, esperar ou contar os comentários manualmente. Mas isso já é coisa de doente...
Eu acredito que seja um problema temporário, que em breve pode estar resolvido sem que ninguém perceba. Se isto é um problema muito sério para você sugiro que retire o widget do seu blog, assim como eu fiz, e não me encha mais o saco!
Cordialmente,
Compulsivo


Diante da finesse do cara, fui à carga:

Quando incluí o seu widget em meu blog, vim aqui elogiá-lo (1º.7.2009). Agora, lendo a sua resposta aliás, as suas respostas , só posso tranquilizá-lo: com certeza, retirarei o seu widget de lá, porque não tenho mais o menor interesse em fazer publicidade sua. Não me importa que o problema seja resolvido. E, com certeza, nunca mais encherei o seu saco.
Lamento que seja essa a sua forma de lidar com o público. Você não cobra, como gentilmente nos lançou na cara, mas se ofereceu o widget ao público, devia saber que algo assim poderia ocorrer. Mas você tem razão: não deve nada a ninguém.
Além de agir como a generalidade dos profissionais das assistências técnicas de informática, que normalmente não sabem resolver os problemas, você deu um show de educação.
Até nunca mais.

Acho engraçado esse pessoal que inventa um troço, disponibiliza-o amplamente e depois se enche de dedos. Coisa de nerd, mesmo, que não sabe lidar com seres humanos. Deve se achar o máximo só porque domina as tranqueiras informáticas. Sabe-se lá se consegue fritar um ovo...
Se você é blogueiro e anda à caça de badulaques para colocar em seu blog, anote aí: Usuário Compulsivo. Nunca vá lá.

4 comentários:

Lafayette Nunes disse...

Cara, você não acredita, mas peguei um "gente finíssima" pela frente, que foi o responsável pela morte do Xipaia Wordpress.

Tô tentando "mesa branca" para reaver o falecido. Se conseguir irei explicar o que aconteceu.

Lafayette disse...

Yúdice, voltei à casa.

O Wordpress me devolveu o amado blog. Que bom!

Voltou um pouco diferente, é verdade, mas firme e forte!

"Ele voltou, o boêmio voltou novamente..."

Yúdice Andrade disse...

Fico feliz, Lafayette. Bem que o Val-André disse que ele devolvia o blog na maioria dos casos.
Não se pode impedir a criação de outro blog, mas seria triste perder tudo o que havia.
Tive o cuidado de não modificar o link para o Xipaia. Com isso, o acesso fica resguardado, sem problemas. E vamos em frente!

Lafayette disse...

Você e o Val-André acertaram na mosca!