terça-feira, 17 de novembro de 2009

Advogados novos e outros nem tanto

Na noite de ontem, sem surpresas, Jarbas Vasconcelos foi declarado eleito novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pará. Com ele, chega à gestão de nossa entidade de classe a antiga oposição, que agora se tornou situação por meio da aliança com parte do grupo que é situação desde sempre, segundo me parece.
Gosto e respeito muito Jarbas e, não fosse o meu licenciamento compulsório por incompatibilidade funcional, teria votado nele. Mas confesso que me angustia ver que os cenários à esquerda, neste país, seja em que nível for, aparentemente só chegam ao poder quando se inclinam à direita. Isso me aflige profundamente.
Presto minhas homenagens a todos os componentes da chapa vencedora, mas a verdade é que estou aqui para dar um abraço muito mais caloroso na querida garotada que, segundo divulgação feita ontem, passará a integrar os quadros da advocacia paraense. Uma festa especial para:

Adélio Mendes dos Santos Júnior
Adelvan Olivério Silva
Adenir dos Santos Costa Neto
Ana Caroline Conte Rodrigues
Bruno Lopes de Carvalho
Camila Coelho Melres
Carlos Augusto Bahia de Rezende Júnior
Cássio Barbosa Mácola
Danilo Lanoa Cosenza
Dayanne Brenna Campos dos Santos1
Deborah Roni Heringer
Felipe Moraes de Andrade
Fernanda Maués de Souza
Floraci Oliveira Monteiro
Gabriela Reis Ferreguete
Heitor Antunes Milhomens
João Paulo Mendes Neto
Juliana Thomé Cavalcante
Lucas Martins Sales
Luiz Carlos Pina Mangas Júnior2
Suellen Abou El Hosn Ribeiro Malato
Vilson João Schuber3

1 Ontem mesmo tirou 10 na defesa do trabalho de curso. Dupla parabenização.
2 O meu caríssimo "delegado Pina". Terá sido uma profecia?
3 Que ninguém segura!

Desejo todo o sucesso aos novos advogados, com os habituais pedidos de desculpas por nomes eventualmente omitidos. E não se esqueçam: há uma ética pessoal superior e prévia à profissional. Nunca se esqueçam disso.

8 comentários:

ADELVAN OLIVERIO disse...

Prof. Yúdice,
É uma felicidade sem tamanho ver que uma pessoa com a sua dignidade moral e capacidade profissional esteja atenta para os acontecimentos desta classe cuja importância só é superada pelos incessantes desgastes de toda ordem.
Agradeço pelas valiosas contribuições para a educação de todos nós do CESUPA e para a minha em particular, para quem a dívida permanecerá, simplesmente.
Sobre a mais que interessante e procedente observação de que "os cenários à esquerda, neste país, seja em que nível for, aparentemente só chegam ao poder quando se inclinam à direita", se posso contribuir de alguma forma para esta convicção, irretorquível do ponto de vista sociológico, devo apenas lembrar que ela pode ser legitimada pela já antiga observação de BOAVENTURA SANTOS (com quem no mais discordo frontalmente) de que um dos sintomas mais patentes da "crise final" da "modernidade" é justamente a negação, o desaparecimento, dos pólos que formam as dicotomias que são corolárias do modelo de razão cartesiana fundante desta dita "modernidade", quando cada um destes pólos dicotômicos tende a negar o status de outro para se transformar em "duplo" do outro. isto é: de certa forma, já não existe mais esquerda nem direita, na razão política; assim como não há mais o dualismo Estado/sociedade-civil, no plano da ciência política, pois a distinção entre estes lados da dicotomia tende a desaparecer, fatalmente.
já acompanho este seu espaço há algum tempo, mas de toda forma não pude deixar de me expor em razão da expressa referência ao meu nome e às preocupações do tópico em questão, a qual compartilho, absolutamente.
um grande abraço e novamente, obrigado.

ADELVAN OLIVERIO

Yúdice Andrade disse...

Meu amigo, não tenho a menor dúvida de que terias feito um excelente curso de qualquer forma, mesmo que os professores não te estimulassem tanto. O teu talento vem acompanhado de uma boa dose de autonomia, a começar pela intelectual, o que não é uma característica tão frequente, infelizmente.
Agradeço tuas palavras e lamento que nossa convivência em sala de aula tenha sido tão breve.
Obrigado, também, por enriquecer a postagem com o teu comentário. Pessoalmente, tenho simpatia por Boaventura, inclusive pessoal, já que pude assistir a uma adorável palestra que ele proferiu aqui em Belém.
Abraços.

Anônimo disse...

RESULTADO FINAL: APTOS A VOTAR: 7420, VOTANTES: 5065, ABSTENÇÃO: 31,7%. APURAÇÃO: CHAPA “OAB
INDEPENDENTE”: 1634 votos; CHAPA “JUNTOS PRA AVANÇAR: 2824 votos;
CHAPA “NOVA ORDEM”: 377 votos; VOTOS EM BRANCO: 71 votos; VOTOS
NULOS: 159 votos; TOTAL APURADO: 5065 votos. Com estes resultados foi vencedora a CHAPA “JUNTOS PRA AVANÇAR”, composta dos seguintes membros: Presidente: Jarbas Vasconcelos do Carmo, Vice-Presidente: Evaldo Pinto, Secretário Geral: Alberto
Antonio de Albuquerque Campos, Secretário Adjunto: Jorge Mauro de Medeiros, Tesoureiro: Albano Henriques Martins Junior. CONSELHEIROS FEDERAIS
EFETIVOS: Ophir Filgueiras Cavalcante Junior, Angela Serra Sales, Frederico Coelho de
Souza, CONSELHO FEDERAIS SUPLENTES: Roberto Lauria, José Acreano Brasil, Rodolfo Hans Geller; CONSELHEIROS SECCIONAIS EFETIVOS: Jader Kahwage David, Mauro Cézar Lisboa dos Santos, Robério Abdon D`Oliveira, Jaime Começanha
Balesteros Filho, Eduardo Imbiriba de Castro, Vladimir Augusto de Carvalho Lobo e Avelino Pereira Koenig, Antonio Cândido Barra Monteiro de Brito, Nelson Ribeiro de Magalhães e Souza, José Alberto Soares Vasconcelos, Graco Ivo Alves Rocha Coelho, Mancipor Oliveira Lopes, Antonio Eder John de Souza Coelho, Marcelo Augusto Teixeira
de Brito Nobre, Leonidas Gonçalves de Alcântara, Francisco Cleans Almeida Bomfim, Afonso Marcius Vaz Lobato, Almyr Carlos de Morais Favacho, Caio de Azevedo Trindade, Edgard Mario de Medeiros Junior, Elias Antonio de Albuquerque Chamma, Kleverson Gomes Rocha, Guilherme Henrique Rocha Lobato, Iraclides Holanda de Castro,
Ismael Antonio Coelho de Moraes, Jorge Luiz Borba Costa, Leonardo Amaral Pinheiro da Silva, Maria Cristina Fonseca de Carvalho, Mario Gomes de Freitas Junior, Mario Antonio Lobato de Paiva; CONSELHEIROS SECCIONAIS SUPLENTES: Helena Claudia Miralha Pingarilho, Janaina de Carla dos Santos Calandrine Guimarães, Alano Luiz
Queiroz Pinheiro, Oswaldo de Oliveira Coelho Filho, Aldenor Bohadana Filho, Edevaldo
Assunção Caldas, Ana Kelly Jansen de Amorim Barata, Jakson de Souza e Silva, Fernando
Vasconcelos Moreira de Castro Neto, Joseane Maria da Silva, Leonardo de Oliveira Linhares, Emilia de Fátima da Silva Farinha, Marcio Marques Guilhon, Raphael Sampaio Vale, Valena Jacob Chaves Mesquita, Carla de Oliveira Brasil Monteiro, Leandro Berwig, DIRETORIA DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS: Presidente: Edilson Baptista de Oliveira Dantas, Vice Presidente: Olavo Câmara de Oliveira Junior,
Secretário Geral: José Raimundo Farias Canto, Secretário Geral Adjunto: Alex Ramos Começanha, Tesoureiro: Ariel Froes de Couto.

Anônimo disse...

DOAÇÕES A ANA JULIA - CAMPANHA DE 2004

JARBAS VASCONCELOS ADVOCACIA... 002.422.737 - R$ 1.200,00

http://www.asclaras.org.br/2004/candidato.php?CACodigo=210767&rs=true

CAMPANHA DE 2006:
JARBAS VASCONCELOS ADVOCACIA... 024.227.370 - R$ 20.000,00

http://www.asclaras.org.br/2006/index.php?CAoffset=0&DOoffset=&enviar=Enviar&cargo=3&partido=-1&estado=15

Unknown disse...

Muito obrigado pela lembraça, professor Yúdice.
Tenha absoluta certeza que o senhor contribuiu diretamente para o nosso êxito com sua brilhantes aulas, mostrando ser, não apenas um professor, mas sim um verdadeiro mestre educador.

Forte abraço,
Felipe Andrade.

Yúdice Andrade disse...

Agradeço tuas palavras, Felipe, e reforço os meus melhores votos para ti e teus colegas.

Vilson Schuber disse...

Caro Prof. Yudice,
Agradeço a menção em seu blog da lista de aprovados na OAB -seus alunos - e, faço questão de registrar que a Floraci fez a prova prática de Direito Penal, acho que vale uma homenagem especial aos Profs. Yudice e Clementino e, à coragem da "Delegada" Flora.
Abraços

Vilson Schuber

Yúdice Andrade disse...

Imagina, Vilson. Eu é que posso guardar a alegria de ter sido teu professor!
A Floraci não seria a Floraci se não fizesse essa prova em Penal. E aposto que ela arrebentou!
Sucesso para vocês.