quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O fim da privacidade

Você hesita, olha para todos os lados, hesita de novo, cria coragem e faz. Nervoso, espera que dê tempo de encerrar antes que alguém apareça. Conclui o serviço, aliviado (em todos os sentidos), e vai embora. Ignora, entretanto, que a era da falta de privacidade vai além dos celulares com câmeras que hoje todo mundo possui.
No exato momento em que você usufrui de um momento aparentemente sozinho, potentes satélites fotografam todos os ângulos do planeta e as imagens acabam no polêmico Google Street View, que já sofreu uma saraivada de críticas por expor demais as pessoas, para as quais não resta a menor possibilidade de defesa.
A imagem que ilustra esta postagem foi feita em Madri e mostra uma senhora aliviando a bexiga em plena rua. Ela achou que se esconder atrás de um carro resguardaria o seu pudor. Ledo engano. Um poderoso inimigo, que não dorme nem se cansa, estava a postos.
O mundo está cada vez mais perigoso para quem tem o que esconder. Salvo, claro, a classe política e seus apaniguados do 75º país mais corrupto do mundo.

10 comentários:

Liandro Faro disse...

Confesso que fiquei estarrecido!

Yúdice Andrade disse...

Estarrecido fiquei com aquela tua prova de ontem, Liandro!
Mas quanto ao tema da postagem, melhor restringir as atividades ao ar livre...

Tanto disse...

Aqui em Redenção não deve ter disso, né? Ufaaaa

Yúdice Andrade disse...

Quem te disse? Os satélites cobrem a Terra inteira, inclusive Redenção, Jacareacanga, o Acre, etc.

Anônimo disse...

Eh...eh...eh...
Semana passada, durante a minha corrida, (eu corro em volta de um rio)tinha um homem lá embaixo, tentando se esconder atrás de um galho de árvore, fazendo o nº 2. Fiquei com um dó muito grande dele. Pois dava para perceber que o coitado não conseguiu esperar. Eu disse ao meu marido que preferiria fazer nas calças, meu marido disse que desceria e faria lá embaixo tbm...
Yúdice, estou muito tritse, não vou poder comentar no seu blog com a frequência que venho fazendo, ontem eu resolvi "limpar" meu pc, não entendo nada de nada e joguei um monte de coisa fora, agora não consigo abrir sua caixinha de comentários. Só consegui aqui, no computador do meu filho.
Ana Miranda.

Liandro Faro disse...

Amigo,

Aquela provinha? Tão simples!!!

Eles morrem de medo é da sua prova.. Ah sim... Ela é capaz de "secar" a sala, dias antes... Veja bem, DIAS ANTES!!!

Abraço

Polyana disse...

Sério? Tem 74 países na nossa frente? Putz...

Anônimo disse...

É o admirável mundo novo! E é isso que dá gostar cada vez mais de BIG BROTHER, FAZENDA e outros realites shows. O futuro nos aguarda...já estamos nos acostumando.
Anna Lins

Lafayette disse...

Yúdice, sei que você estava "focado" no "Google Street View" ao escrever esta postagem...

...mas, pra mim, o inimigo, pelo menos no momento, É ESTA SENHORA, ALI!!!

E perigosa, pois sim, muito perigosa!

Se for para flagrar tal absurdo, digo três vivas ao Big Brother Global: VIVA, VIVA, VIVA !!!

Yúdice Andrade disse...

Há situações de desespero, sem dúvida, Ana. Mas na maioria dos casos é pilantragem, mesmo. Pelo menos aqui em Belém, que é a capital brasileira do mijo na rua.

Tem sim, meu amor. Subimos cinco posições desde a última medição. Chique, não?

Mas com isso ninguém contava, Anna. Ficamos reféns de uma força literalmente invisível de onde estamos. Não há defesa.

Lafa, realmente, eu me preocupei só com o problema da privacidade. Mas que a tia está fazendo uma malinagem doida, sem dúvida!