sábado, 7 de março de 2009

Antecipando tendências

Escutei na rua esta manhã uma canção que não ouvia há muito tempo. Trata-se de "Amante profissional", sucesso que a banda Herva Doce emplacou em fins de 1982. Sucesso maiusculo, com direito a videoclips em três diferentes emissoras de TV, antes mesmo do surgimento da MTV.
Para os tempos que então eram vividos  a abertura política pós-ditadura só se completaria em 1985 , pode-se considerar um feito. Afinal, os debiloides ridículos que governavam o país, naqueles tempos, punham-se na condição de guardiões de uma moralidade que eles mesmos não possuíam (muito antes pelo contrário). Insinuação sexual, assim, estava fora de cogitação. Ainda mais em se tratando de uma letra nada sutil que simulava um anúncio público de prostituição. E pior: masculina, que desperta até hoje maiores tabus. Tudo isso numa época em que os bobinhos ainda pensavam que homens não se prostituíam e em que os classificados dos jornais não ostentavam uma seção com o mimoso título "Amizades".
Eis a pérola:

Moreno alto, bonito e sensual
Talvez eu seja a solução do seu problema
Carinhoso, bom nível social
Inteligente e à disposição
Para um relacionamento íntimo e discreto
Realize seu sonho sexual
Pra qualquer tipo de transação
Sem compromisso emocional, só financeiro
E o endereço pra comunicação
Pra caixa postal do amante profissional
Amor sem preconceito
Sigilo total, sexo total
Amante profissional

É dessas bobagens do passado que escutamos, lembramos e gostamos. A música esculhambada e escrachada de antigamente não se compara ao que temos hoje. Inclusive, em alguns casos, música que se pretende não esculhambada e escrachada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Yúdice,

Dê uma conferida em:
http://www.trash80s.com.br/radio_tv_trash.php#

Encontrará outras canções que marcaram a década de 1980.

Abraço

Yúdice Andrade disse...

Grato pela dica. Adoro os anos 1980. E quanto pior, melhor!

Scylla Lage Neto disse...

Sugiro que espie o DVD "Festa Ploc Anos 80", gravado no Circo Voador, que contém versões mais recentes daquelas canções da década de 80, inclusive de Amante Profissional.
diversão garantida.
Abs.