terça-feira, 10 de março de 2009

Pesquisas com células-tronco


Os grandes portais jornalísticos brasileiros divulgaram com bastante ênfase a deliberação formalizada ontem pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de suspender as restrições até então vigentes naquele país, quanto a financiamentos federais de pesquisas com células-tronco embrionárias. Mais uma sombria página da era George W. Bush  marcada, dentre outras péssimas características, por retração científica devido a obscurantismos religiosos  acaba de ser virada, felizmente. Afinal, os Estados Unidos têm uma tradição de descobertas científicas que já trouxeram grandes benefícios à humanidade.
Mas como não poderia deixar de ser, ele já se manifestou. Sim, o Vaticano, claro. Através de seu jornal oficial, L'Osservatore Romano, insistiu na importância de "zelar pela dignidade da pessoa em todas as fases de sua existência". Naturalmente, todos concordamos com a afirmação. Só não podemos concordar que as pesquisas tão detestadas pela Santa Sé violem a dignidade humana, quando na verdade se destinam, justamente, a garanti-la. As alegações de Roma são aquelas mesmas de sempre.
Se ciência e religião travam uma guerra demoníaca e interminável, imagine com a política entrando na história. E enquanto os peixes grandes e gordos se engalfinham, uma menininha britânica de dois anos recobrou a visão graças a uma cirurgia experimental realizada na China, que utiliza células-tronco retiradas de cordão umbilical. O procedimento é criticado, pois se duvida de sua eficácia a longo prazo. Mas pesquisa se faz assim. Se ninguém tentar, não se chega a lugar algum. Se Dakota Clarke voltar a ficar cega, quem sabe se no futuro outros terão melhor sorte? Mas não sem pesquisas.


2 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Yúdice, eu tento pensar como sugerido pelo falecido biólogo americano Stephen Jay Gould, um dos maiores pensadores e divulgadores da ciência no século XX: ciência e religião são dois magistérios não interferentes, e ambos devem ser usados a favor dos humanos.
Abs.

Yúdice Andrade disse...

Eu penso rigorosamente do mesmo jeito, Scylla. Infelizmente, tal não é o pensamento entre boa parte dos cientistas e, definitivamente, não é entre os religiosos.
Se procurares através do marcador "ciência", encontrarás uma postagem que fiz sobre um movimento de cientistas para matar de uma vez por toda a ideia de Deus na mente das pessoas, por considerá-la nociva. Considerei o movimento imbecil, um desserviço à causa da fraternidade e do desenvolvimento tanto da religião quanto da própria ciência.