quarta-feira, 14 de março de 2007

Antes que eu me lasque

“Belém, 12 de março de 2007.
Exmo. sr. Prefeito de Belém Duciomar Costa [Formalmente, ele é "excelentíssimo" e é "prefeito"; só formalmente]

Transcorridos mais da metade do mandato de V. Exa [português bisonho], conquistado de forma legítima junto à população de Belém [alguém já disse que a democracia, embora ruim, é o melhor regime que temos], não consigo visualizar as mudanças propostas no seu programa de governo e ansiosamente aguardadas pela população de nossa cidade [jamais houve proposta de mudança; o PSDB só queria tirar o PT da prefeitura].
Áreas estratégicas para o desenvolvimento urbano de qualquer cidade, como a coleta e destino final [mais português bisonho] do lixo, a drenagem e o controle de inundações, não dispõem de projetos ou articulação que possibilitem a participação em programas do Governo Federal, fundamentais para um município [provando-se assim que a influência tucana na "gestão" dudurudúrica causava um divórcio com o governo federal petista, em prejuízo ao Município], que de acordo com a afirmação de V. Exa, não tem recursos nem para coletar o lixo que produz [e o aumento de arrecadação declarado?].
Obras alopradas [eis enfim uma verdade!], como a Duque de Caxias (corredor ecológico?), as calçadas desordenadas e de qualidade duvidosa (faixa cidadão?) [um técnico confirma o que eu, leigo, já percebera], o uso inadequado dos equipamentos da macrodrenagem do Una, repassados pelo governo do estado, e ainda a gestão predatória dos contratos de coleta de lixo e limpeza urbana [seria bom definir "uso inadequado" e "gestão predatória", pois entendo que o ex-secretário sugere a existência de crimes], comprometem a gestão de V. Exa e envergonham os técnicos sérios, competentes e experientes do quadro da Prefeitura Municipal de Belém.
Tendo sido designado por V. Exa para coordenar o Programa Portal da Amazônia, externo minha preocupação com a falta de apoio e prioridade efetiva ao referido programa [ou seja, era só discurso, mesmo; não há empenho pela obra]. A demora para criar e nomear a cooordenação e servidores da Unidade Gestora do programa [inércia atribuível ao prefeito], e principalmente o grande atraso, quase irrecuperável, na elaboração do projeto básico de engenharia, sob responsabilidade da Secretária de Saneamento — Sesan [incompetência do secretário e desídia do prefeito, que não cobra], comprometem o processo e financiamento, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, e consequentemente a implementação das obras da Bacia da Estrada Nova [incompetência!], que irão beneficiar diretamente cerca de 300 mil pessoas que lá vivem, a maioria em situação precária [falta de compromisso social]. Como agravante e grande empecilho para a concretização do contrato de financiamento, destaco ainda a ausência e omissão do Senhor Secretário de Saneamento a todas as providências e decisões junto a várias missões do BID, que aqui estiveram [qual é a desse cara?].
Face ao exposto e visando resguardar minha responsabilidade como técnico, professor universitário [aqui ele dá a entender que age para defender sua honra, não se envolvendo com gente de índole duvidosa], servidor público e principalmente como cidadão [aqui entendo haver o prenúncio de uma candidatura em 2008], solicito minha demissão do cargo de Secretário Municipal de Urbanismo e também cooordenador da Unidade Gestora do Programa de Recuperação Urbano Ambiental da Bacia da Estrada Nova. Apresento meu apreço a V. Exa, desejando sucesso na segunda metade de seu mandato [aqui ele perdeu todo o meu respeito; apreço por esse sujeito? sucesso no mandato? Ridículo!], que o povo de nossa cidade [desinformado, dominado pela tucanalha, seduzido por manobras eleitoreiras], principalmente os mais humildes [aqueles fáceis de manipular e iludir], lhe delegou [porque não sabia o que fazia].
Cordiais saudações.
Luiz Otávio Mota Pereira, engenheiro civil e sanitarista”.

PREFEITURA — A Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém informou, ontem à noite, que Duciomar Costa não irá se manifestar sobre a demissão de Luiz Otávio Mota Pereira e nem sobre a carta que encaminhou ao prefeito. [Claro que não. Ele nunca se manifesta sobre nada. Nunca faz nada.]

Atualizado em 15.3.2007, às 8h42:
No entanto, ele falou. De passagem em Belém para lançar a licitação para concessões de linhas de ônibus, o sedizente declarou que a exoneração do ex-secretário foi “uma opção dele, por se sentir desconfortável com o cargo”, motivada por “questões pessoais com outro secretário”. Disse que os dois mantêm “uma excelente relação de amizade” e que “não haverá alteração no projeto do Portal da Amazônia”, ainda “prioridade da prefeitura de Belém”.
Minimalista, não? Em tudo, com certeza.

10 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, é mais uma das mortes anunciadas, após a queda no vôo da tucanada, por todo esse nosso Parazão!
O que impressiona é a fragilidade da montagem do circo. O pau central quebrou, acabou o espetáculo sem consistência, era só vento e espertezas, Acredito mesmo que se tratava de um circo só voltado às mágicas...O Biratã bem que podia fazer a caricaturas de todos os mágicos que povoaram esse nosso território, com a plumagem de tucanos, do Almir até o Dudú, passando pelo Pkey, Vic/Val por Ubs, Janete, Nilsons, Zês, Pios Zero,10, neiro e gueiros.
Mas, mais impressionante ainda, é O LIBERAL ter baixado o preço em 25% e não ter provocado nenhum refluxo nas taxas de inflação, apesar de toda a circulação?

Anônimo disse...

Yúdice, é preciso fazer o ex-Secretário falar o que sabe. Afinal, ninguém que tenha bom senso nega que Belém virou um depósito de lixo a céu aberto. É impressionante. É lixo, sujeira por todo os lados. Além de um trânsito que piora a cada dia. Parece que os tempos do papudinho voltaram. Ao menos, o papudinho não se fazia de morto. Eu até estou evitando ir pra Belém, esses dias. Só vou quando necessario.
Definitivamente, Belém está sem comando. A última vez que Belém o teve foi com o Edmilson. De lá pra cá. É só bagunça, e os processos criminais que o sedizente, como vc diz, já indica tudo. Agora, uma coisa tem que ficar clara, por quê só agora o ex-secretario pulou do barco? O Zeno Veloso, saiu logo no início, quando viu o que estava acontecendo. Ponto para o Zeno.
Outra coisa: o "oftamologista" só foi eleito por causa da tucanada, e de outros seres mitológicos que habitam a fauna politica parense. Em 2008, vamos ficar de olho.

Yúdice Andrade disse...

Dando toda a razão aos comentaristas, esclareço que já estou de olho e tentando fazer minha parte para, quem sabe, abrir outros olhos.
Devo dizer que morri de rir dessa história de a queda nos preços do dito jornal influenciar a inflação brasileira. Foi demais! Parabéns pela tirada.

Frederico Guerreiro disse...

Yúdice, cada vez mais fico com a impressão de que o Dudu (rsss)te causou algum mal íntimo e pessoal. Agora, falando sério, trocamos um boçal estúpido por um ignorante. Ficamos quase na mesma.

Yúdice Andrade disse...

Caro Fred, é que eu tomo por pessoal o mal que fazem a minha cidade. Ao construir sua carreira do modo como construiu, o sedizente mostrou não merecer respeito e, jamais, um mandato eletivo, muito menos em Belém. Por que não ficou lá em sua querida Tracuateua? Tivesse ficado, talvez nunca fosse prefeito, porque a tucanalha não tinha interesse na cidade e não o apoiaria.
Ao se aliar à tucanalha e seus asseclas, o sedizente se tornou ainda mais odioso para mim. E ao fazer o desgoverno que faz, torna-se odioso a qualquer pessoa de bom senso, inclusive tu, que também o criticas.
Isso é pessoal o suficiente para mim.
No mais, Edmilson era boçal. Mas não um ignorante. Era genioso, prepotente e foi bastante ineficiente. Mas era inteligente e capaz. Só que ninguém faz um bom governo lutando todo santo dia contra o governo do Estado, contra a imprensa, contra o Ministério Público, contra a Câmara Municipal, contra o empresariado, etc. Nem o finado Almir Gabriel, deus entre os néscios desta terra, conseguiria.

Anônimo disse...

O Edmilson não era fino, nem polido. Nem poderia.
Como tratar com respeito e reverência um governador e seus deputados,batedores de carteira, que derrubam em 50% o retorno do ICMS para a cidade?
Como tratar com reverência e respeito a imprensa panfletária e politiqueira,que temos?
Idem, o MP, que só vê o que os coronéis de plantão mandam ver!
Com relação aos vereadores, estão aí agora expostos, para ninguem botar defeito!
E o nosso empresariado!? Todos atrelados nos negócios de Estado! Ainda não há sociedade civil por aquì!

Anônimo disse...

Fred Guerreiro...

Anônimo disse...

-Depois de recuperar o velho Ver-o-Peso, dando dignidade ao monumento mais representativo da AMAZÔNIA e seus usuários e trabalhadores;
-Depois de abrir as janelas para o rio, na Princesa Isabel, no Porto do Sal e no Ver-o-Rio;
-Depois de extender a saúde para todos, implantar o Médico Família, reduzir os casos de dengue, tuberculose e malária, Implantar o 2º Pronto Socorro, no Guamá e deixar o 3º encaminhado, na Sacramenta, criação das Casas Mental e Dia, implantação da Saúde Bucal e Controle de Zoonoses, o AtendimentoMaterno-Infantil;
-Depois de cuidar das crianças e jovens, através da Bolsa Escola de um salário, dos Programas Escola Cabana, Circo, Sementes do Amanhã, Moleque PandeiroMerendas Duplas e Noturnas, Redução drástica da mortalidade infantil, restauração e construção de diversas Praças e Áreas Verdes, entre elas a do Skate, o Horto e o Bosque;
-Depois de Revitalizar Belém,incluindo a econômica com o Banco do Povo, com as diversas restaurações do Patrimônio, no Centro Histórico, as Reetruturações das Orlas de Belém, Mosqueiro e Icoarací, os Centros Culturais e de Lazer, o Mestre Setenta, o Altino Pimenta, o ordenamento das Feiras e Mercados, o Mercado de São Brás, o Palácio Bolonha, a Aldeia Cabana, as Urbanizações e Construção de Moradias nas Laranjeiras, Radional II, Malvinas, Tucunduba, Residenciais Nova Belém, Eduardo Angelin, Antônio Vinagre;
-Depois de encarar os alagamentos e a má conservação das Vias Urbaqnas, com a construção de 40.000 m de canais, envolvendo o remanejamento de cerca de 7.000 benfeitorias ( o equivalente a uma cidade de 38.000 habitantes ), pavimentação e drenagem de 1.760 vias, o equivalente a 20% das vias da Cidade ( os bairros do Jurunas, Condor e Cremação, tinham 15 vias drenadas e pavimentadas em 1997, em 2004 passaram a ter 182 vias, 12 VEZES MAIS ). Fez a melhoria e recuperação do sistema viário, entregando a cidade com 6o% das suas vias em estado "excelente", ao invés dos 25% recebidos, e deixando somente 10% das vias em estado "ruim", ao invés dos 40% recebidos, inverteu o sentido do tráfego na Governador Malcher e na Magalhães Barata/Nazaré, Modernizou totalmente a Augusto Montenegro e a Almirante Barroso, implantando o Elevado na Dr. Freitas e as Passagens Subterraneas(junto com o DENIT),no Entroncamento;
-Depois de Implantar a Coleta de Lixo Regular e Porta a Porta, para todos os domicílios de Belém, com controle popular, destacando a cidade como a terceira capital com maior efetividade segundo o IBGE,e o quarto melhor seviço público, entre todos os outros; Fez a Conteinerização do Lixo e a Implantação da coleta seletiva;Cuidou da Destinação do Lixo, combinado com Programas Ambientais e Sociais que distinguiram Belém como um dos Dez Melhores Projetos de Gestão Pública, do Mundo, no ano de 2004, pela ONU.
-Depois de mis coisas mais...Dá para falar que o prefeito Edmilsom foi ineficiente?!

Anônimo disse...

Tem que informar também que o prefeito Ed. implantou:
- as três primeiras, e ainda únicas em funcionamento, Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários: na Pratinha,em Belém e na Vila e no Aeroporto, em Mosqueiro;
- a participação popular, na gestão pública;
- as primeiras Ciclo-Faixas:na Doca de Souza Franco, na 1º de Dezembro;
- as primeiras Ciclovias: na Pedro A. Cabral e na Almirante Barroso.
Como visto,foi bastante eficiente, inda mais se considerarmos a situação adversa de todos os reacionários e corruptos por cima da carne seca!

Yúdice Andrade disse...

Agradeço a listagem de aspectos positivos que podem ser encontrados na gestão passada. Mesmo que não se queira falar bem do governo Edmilson, é importante ponderar essas informações com o atual estado de coisas.