segunda-feira, 5 de março de 2007

Nem o vórtice de Coriolis resistiu


Lendo algumas coisas para a postagem anterior, deparei-me com o texto abaixo:

Zequinha perguntou: A água que desce pelo ralo da pia da sua casa gira sempre no sentido horário? Isto ocorre no hemisfério sul. E no norte gira no sentido anti-horário. Por que ocorre esse fenômeno? Como chama-se essa lei física? Nos redemoinhos de ar (tornados, tufões, etc.) isso também ocorre?

Eretuz respondeu: Uma experiência interessante que pode ser feita facilmente em casa para comprovar que o mito é só um mito foi proposta por John C. Salzsieder no artigo "Exposing the bathtub Coriolis myth" (revista "The Physics Teacher", volume 32, fevereiro de 1994): Pegue dois recipientes de aproximadamente 45x35x10 cm. Faça um buraco no fundo de cada recipiente e feche-os com uma rolha. Encha os tanques com água e, com o dedo, mexa a água no sentido horário no primeiro recipiente e no sentido anti-horário no segundo recipiente. Espere até que a água esteja completamente parada e retire as rolhas (pela parte de baixo do recipiente, para você ter certeza que não pertubará a água). Você verá que ao invés da água escoar no sentido horário nos dois recipientes como prevê o Efeito de Coriolis, o vórtice formado no primeiro recipiente escoará no sentido horário e no segundo recipiente escoará no sentido anti-horário! A explicação é que mesmo parada a água ainda guarda uma certa quantidade de movimento residual que, apesar de muito pequena, ainda é muito maior do que a força de Coriolis.
Por isso não é mera ignorância mas pura fraude o que alguns guias turísticos fazem na cidade de Nanyuki no Kênia. Esta cidadezinha está localizada exatamente sobre o equador e na falta de outras atrações turísticas, alguns guias especializaram-se numa espécie de "turismo científico". Um dos guias atravessa a linha do equador em direção ao hemisfério sul com uma cuba cheia de água e, tirando a rolha do fundo da cuba, mostra a platéia como a água escoa no sentido horário. Em seguida caminha uns 10 metros em direção ao outro lado da linha do equador e a platéia vê como neste hemisfério a água gira no sentido anti-horário. A demonstração termina com o guia mostrando, para deleite dos turistas, que com a cuba exatamente sobre a linha do equador a água escorre pelo ralo sem girar. Farsa completa.

É a ciência se reinventando. Quem saiu da escola há tempos e não procura informar-se, continuará defendendo antigas teorias, hoje transformadas em mitos. Horrível ficar obsoleto. Então pelo menos no que tange ao efeito de Coriolis, escapamos. Só não podemos perder de vista que isso não anula de todo o efeito, como se ele fosse uma falácia. Apenas prova que ele não é uma verdade inquestionável, já que pode ser limitado por outros fatores.

7 comentários:

Anônimo disse...

Mas, afinal, Yú, gira ou não gira?
Se gira, é no sentido horário ou anti-horário e aonde: no hemisfério sul ou norte, ou tanto faz?
E a lua? No sul, quando é crescente se mostra como uma letra "C" e quando no norte como um "D". É isso mesmo?

Anônimo disse...

CONVITE

AMIGOS BLOGUEIROS, a Carolina Jinkings incluiu, na programação desta sexta-feira, um encontro para falar sobre BLOGS.

O Juvêncio Arruda(Quinta Emenda), estará na Livraria Jinkings da Tamoios, a partir das 19h00, desta sexta-feira, dia 09 de março, conversando com os alunos da Faculdade de Tecnologia da Amazônia(FAZ), do curso de Comunicação Institucional, turma 711, na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa.

ESTÃO TODOS CONVIDADOS!

Com certeza será uma noite agradável e educativa. A experiência de vocês será válida. Principalmente para os alunos que estão ansiosos em conhecê-los pessoalmente.

Abraços, Cristina Moreno.

Carlos Barretto  disse...

Gostei muito deste post. Confesso que não sabia que tudo era uma farsa.
Nota 10!

Yúdice Andrade disse...

Não é que seja uma farsa, amigo Barretto. Os elementos citados pelo anônimo, no primeiro comentário, são corretos. O post apenas mostra que há outros condicionamentos e que a lei de Coriolis pode ser burlada.
Cristina, obrigado pelo convite. Infelizmente, é na hora da minha aula. Infelizmente mesmo.

Anônimo disse...

Amigos, o banner do evento da Jinkings está nesse link:
http://www.faz.edu.br/img_not/4571e14ee1f.jpg
Você pode divulgá-lo, no seu blog?
Obrigada.
É uma pena mesmo. Acredito que o encerramento do evento não será cedo. Pense.
Abraço, Cris Moreno

Anônimo disse...

Yúdice, se você me permite, gostaria de convidar o FRJ(Francisco Rocha Júnior), para ir até ao evento. Tá feito o convite. Ainda tenho esperança que você(ARBÍTRIO), apareça por lá.
Beijos, Cris Moreno.

Yúdice Andrade disse...

Ei, Francisco, a Cris está te convidando! Aparece lá!
Querida Cris, já publiquei o banner, fiz o convite e estou me programando para ir ao evento depois da aula, se der. Um abraço.