quinta-feira, 29 de março de 2007

Por que deixei de ouvir rádio

Postagem corrigida em 30.3.2007, às 8h34, devido à felicíssima correção que me foi feita pelo comentarista Francisco Rocha Jr.

Muitas pessoas se impressionam quando lhes informo que há pelo menos sete anos suprimi rádio da minha vida. Não escuto jamais, sob circunstância alguma (exceto divulgação de listão de vestibular, se eu conhecer algum candidato). Eis uma das milhares de razões:
Antigamente, a sensação de revolta feminina por ter sido abandonada por seu amado era expressa na interpretação devastadora de Elis Regina, em Atrás da porta:

Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso...

Naquela época, uma cantora chamada Amelinha fazia muito sucesso. O maior deles:


Foi Deus que fez você
Foi Deus que fez o amor
Fez nascer a eternidade num momento de carinho
Fez até o anonimato dos afetos escondidos
E a saudade dos amores que já foram destruídos...


Hoje, as mulheres revoltadas por terem sido tratadas indignamente por seus interesses amorosos também têm uma porta-voz e ela se chama Perla, nome de outra cantora famosa naqueles tempos. Só que ela se expressa assim:

Deu mole pra caramba, é um tremendo vacilão
Tá todo arrependido, vai comer na minha mão,
Pensou que era o cara, mas não é bem assim,
Agora baba, bobo
Vai correr atrás de mim

Por isso, há sete anos, só CD.

8 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, permites-me uma correção? A segunda música a que tu te referes foi gravada pela Amelinha, e não pela Perla. Ao menos que eu saiba.
Com todo respeito ao teu ponto de vista, acho um pouco exagerada esta hojeriza por rádio. Tudo bem que algumas mais comerciais são realmente inaudíveis - Liberal, Rauland e 100,9 dentre elas - mas tem boas coisas por aí. E não falo só da Cultura; até a Jovem Pan, com todo seu apelo comercial, tem valor.
A propósito, sugiro que acesses o sítio http://www.radios.com.br . Lá tem mais de 12.000 estações cadastradas para acesso on line, de várias proveniências, inclusive com possibilidade de busca por especialidade.
Para teres uma idéia, no dia 21/3 último, em que se comemorava o aniversário de nascimento de Bach, encontrei uma rádio americana especializada em música erudita que passou o dia todo tocando músicas do mestre alemão. Um verdadeiro conforto para o espírito.

Yúdice Andrade disse...

Francisco, confesso que falei bobagem. Tens toda a razão e já corrigi a mancada. Pobre Amelinha! Caiu tanto no esquecimento que nem eu, citando-a, lembrei-me de seu nome.
No mais, esclareço que, como nunca mais ouvi rádio, não tenho a menor idéia de como ele está atualmente. Ou seja, ignoro se melhorou, piorou ou estacionou. E devido ao sucesso do tecnobrega, da Banda Calypso e das periquitas, não me sinto motivado a ligar o rádio para saber.
Agradeço, contudo, a informação sobre o sítio Rádios. Já dei uma olhadinha e vou navegar. Abraços.

Anônimo disse...

Yúdice, se você me permite, o Francisco está eleito ombudsman dos blogs. Isso é ótimo. Temos que ter cuidado com as postagens. Ele está no Flanar, Travessia, Quinta, Arbítrio,...
E, se você me permite, mais uma vez, a Rádio Cultura vem com nova programação. Garanto-lhe, que um dos programas(não posso dizer agora), será de excelente qualidade.
Bjs aos dois.
Cris Moreno

Yúdice Andrade disse...

Permito, voto e elejo. Além disso, agradeço a indicação. Qualquer hora dessas vou sintonizar na Cultura e ver o que me oferecem. Também me recomendaram a Rádio UNAMA. Vou escutar.

Anônimo disse...

Hahahaha! Ombudsman dos blogs é ótimo, Cris! Logo, logo, serei eleito (se já não me acham) o comentarista mais chato da blogosfera paraense; fico me metendo em tudo!
Mas perdoem-me. É da minha natureza... e é vontade de colaborar.
Uma coisa é certa: minhas incursões me fizeram ver que os blogs paraenses andam cada vez melhores.
Abraços e bom fim de semana aos dois.

Anônimo disse...

Ô natureza danada de boa. Você está para somar. Bom final de semana.
Bjs,
Cris Moreno

Alê G. disse...

ora, professor...
os ouvidos, de fato, não mais toleram tal "poesia moderna". eu, mesmo não conhecendo a fundo as belas músicas com belas letras de antes, sou uma grande admiradora, daquelas que traz a mensagem para a própria vida e pensa em como seria escrever, pessoalmente, um desses sucessos com conteúdo.
aplausos para as letras com poesias limpas, leves e apaixonantes.

Frederico Guerreiro disse...

É. Agora tem a tal que quer dar a periquita. Que letra linda!