sexta-feira, 23 de março de 2007

CTBel: do leviano ao criminoso

É proibido estacionar ao longo da Av. Gov. José Malcher. Sabemos disso. Assim como sabemos que as pessoas sempre tentam burlar qualquer proibição, especialmente essa, que envolve o gosto por comodidades e uma boa dose de medo de ser assaltado no perigoso quadrilátero completado pela 9 de Janeiro, João Balbi e Alcindo Cacela. Ocorre que a fiscalização de trânsito, em Belém, nunca foi séria, por isso as pessoas se acostumam a fazer o que bem entendem e, quando chega o dia em que a fiscalização decide aparecer, os problemas se tornam maiores do que deveriam ser.
Chegava eu ontem à faculdade em que leciono, localizada naquele logradouro, por volta de 19 horas, no momento em que colocavam um Celta vermelho num caminhão reboque para recolhê-lo ao curral da CTBel. Enquanto isso, duas ex-alunas minhas acossavam o seu gualda.
O carro não pertencia a nenhuma delas; apenas ficaram indignadas com a atuação daquele órgão público. Mesmo lembrando que o cidadão deve cumprir as leis, todas elas, sou forçado a dar razão às meninas.
Em outras épocas, agentes da CTBel ficavam no perímetro da faculdade, impedindo que se estacionasse. Bastava demorar um instante a mais para o passageiro descer e eles começavam a apitar. Entravam pela noite e, quando o tráfego diminuía, surgia a tolerância velada em favor de quem resolvesse estacionar. Mas essa fiscalização desapareceu e agora é esporádico aparecer algum gualdinha por aquelas bandas, mais à tarde e nunca à noite.
Ontem, porém, um apareceu. E já veio de reboque. Escolheu o primeiro carro de uma fila de dez, mais ou menos, recolheu e pronto. Nenhum aviso, nenhuma advertência, nenhuma ação preventiva. Nenhuma responsabilidade. A marca registrada da CTBel.
Imagine o dono do veículo, após sua aula: chega ao local e apenas o seu carro sumiu. Até que alguma alma boa apareça, sabe-se lá de onde, e informe que foi a CTBel, ele pensará no óbvio: foi roubado! Como não se sentirá?
Não tenho interesse pessoal na questão, eis que a faculdade possui estacionamento para professores. Logo, não defendo a ilegalidade por uma espúria conveniência. Apenas quero insistir na leviandade da CTBel, que jamais atua de forma preventiva ou educativa; ao contrário, sempre escolhe medidas de força, que lhes renderão moedas no cofrinho.
Sabemos que a faculdade causa transtornos ao trânsito. Eu mesmo sou vítima diária deles. Mas se a CTBel decidiu recolher os veículos irregularmente estacionados, por que não oficiou a faculdade, pedindo que avisassem aos interessados que, no dia 22 de março, estariam ali para multar e recolher automóveis? Por que os próprios agentes não pediram licença à faculdade para ir de sala em sala, fazendo um trabalho de conscientização? Ah, claro, porque daria trabalho. E trabalho não é a meta da CTBel.
Ontem, havia vários infratores. Mas apenas um foi punido. O efeito disso, não duvidem, é que ele não sentirá que falhou e que deve reajustar sua conduta. O efeito da punição não será educativo. Ele sentirá apenas raiva, por ter sido escolhido para pato. E essa raiva não lhe dará respeito pelas instituições, mas talvez o desejo de afrontá-las. No mais, amargará um prejuízo de cem reais pelo reboque, mais a diária do curral, sem o que não poderá reaver seu patrimônio. E ainda tem a multa. Com sorte, encontrará dentro do veículo tudo que deixou, mas eu não teria tanta certeza.
Ontem, a CTBel dormiu tranquila: não fez nada para disciplinar o trânsito. Não educou ninguém. Mas garantiu a cervejinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

CONCORDO COM VOCÊ AMIGO. ONTEM PAREI MEU CARRO COM ALERTA LIGADO (NÃO TRAFEGUEI, NEM ESTACIONEI)EM UMA CICLOFAIXA NA JOÃO PAULO II BEM PRÓXIMO DE ONDE TRABALHO, POR MAIS OU MENOS 30 SEGUNDOS, E LOGO APARECEU UM VEÍCULO DA CTBEL ANUNCIANDO AQUELA SIRENE. ERA NOITE E A CICLOFAIXA NÃO ESTAVA MOVIMENTADA. BAIXEI O VIDRO DA MINHA JANELA, E ARGUMENTEI QUE NÃO TINHA NEM UM MINUTO QUE PEREI ALÍ, POIS TINHA DE ENTREGAR UM VALOR URGENTE A UMA PESSOA QUE ESTAVA NO OUTRO LADO DA RUA, E QUE ESTA VIRIA ATÉ MEU CARRO BUSCAR ESTE DINHEIRO, E QUE NÃO IRIA DURAR MAIS QUE DOIS MINUTOS TODA A AÇÃO. MAS COMO SEMPRE...! ESSES GUARDAS SÓ SABEM MULTAR, NO LUGAR DE NOS INSTRUIR OU PEDIR QUE RETIREMOS NOSSO CARRO DO LOCAL. E O ARBITRÁRIO GUARDA, FOI INDIFERENTE À MINHA EXPLICAÇÃO E ME MULTOU. ACONTECEM COISAS MUITO PIORES NO TRÂNSITO, ELES VEEM E NEM LIGAM, PORQUE: OU VAI DAR MUITO TRABALHO OU ESTÁ MUITO LONGE DELES.