quarta-feira, 7 de março de 2007

Problema nosso, solução nossa, gente nossa

Das Últimas do Diário:

Brasileiros criam inseticida natural contra dengueUma iniciativa dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, desenvolveu um inseticida natural contra a dengue. A partir de uma planta nativa brasileira e pouco conhecida, a Piper solmsianum, eles criaram um biocida, um produto natural capaz de eliminar todas as larvas do mosquito transmissor da doença.
Segundo a Agência Fapesp, o trabalho teve como ponto de partida o estudo das lignanas, moléculas lipídicas produzidas pela atividade metabólica de plantas. Elas naturalmente eliminam tais substâncias para a defesa contra inimigos, como insetos que as têm como fonte de alimentação. "Fizemos testes com diferentes dosagens de um líquido oriundo das lignanas até chegar à formulação ideal. Ao utilizarmos 100 microlitros em um litro de água contendo larvas do Aedes aegypti, a mortalidade da larva foi de 100% em 24 horas", afirmou o pesquisador Anthony Érico Guimarães.
Ele destaca que outros produtos, por seres químicos ou biológicos, apresentam algum grau de toxidade aos seres humanos e às plantas, o que não acontece com o biocida. "Além de ser produzido a partir de uma planta nativa e extremamente abundante na Mata Atlântica, a maior vantagem do biocida é sua capacidade de matar as larvas do mosquito sem deixar qualquer tipo de resíduo tóxico no meio ambiente", explicou.

Dá-lhe!
Esta auspiciosa notícia vai com votos de um bom dia, em especial para o Barretto, que mantém em seu blog campanha permanente contra a dengue.

2 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Veja vc que solução inteligente, eficiente e politicamente correta. É por essas e outras que insisto em ser otimista quanto ao Brasil. Mesmo que toda a maré, feito um tsunami, venha em sentido contrário.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Também é como penso, mesmo tendo uma terrível inclinação ao pessimismo.