sexta-feira, 30 de março de 2007

Vexatae quaestiones

1. Prevista para hoje a remessa ao Congresso, pelo governo, de projeto de lei propondo a fixação de piso salarial nacional de R$ 850 por mês para professores de educação básica que lecionam 40 horas semanais na rede pública. Será que os destinatários da proposta terão a mesma opinião sobre piso salarial que demonstram quando votam os seus próprios?

2. A propósito: os rendimentos destes são escorchantemente superiores aos daqueles por que o trabalho que realizam é mais importante, de maior responsabilidade, por que exige maior qualificação ou por que produz melhores resultados?

3. Se a licitação para concessão de linhas de ônibus era tão necessária e benéfica para a cidade, a ponto de fazer o sedizente prefeito vir de Brasília para lançá-la em cerimônia pública, coberta pela imprensa, por que agora ele pensa em cancelá-la?

2 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o item 3, é como diria o caboclo:nesse buraco, tem tatu...

Anônimo disse...

Piso salarial de R$850?

Quanto menos se paga para a classe científica e formadora, menos se "estimula" a vocação. Somente os que não conseguiram ser contemplados com empregos de maior salário conseguem suportar ganhar menos de 1 barão por mês. O que vejos hoje são chuvas de universidades de Direito, muitos com "sonho" de serem médicos, e políticos, mas por que? Será que é porque têm vocação pra estes cargos? Com certeza não, boa parcela está pelo 'status' e pelos gordos salários que muitas vezes estes empregos proporcionam. Conheço diversas pessoas que queriam ser filósofos, sociólogos e hoje fazem Direito ou Medicina porque sabem que a só com vocação não se vive.

Com a política o mesmo acontece, são salários astronômicos (em comparação à outras profissões) que estimulam a entrada da vida (ou morte) política.

Se o nosso três poderes não gozassem de salários astronômicos as chances de presenciarmos pessoas coma real vontade de fazer algo, por gostar, por ter vocação, seria muito maior.

Weber deve estar se revirando no túmulo, pois preconizava que tanto a ciência quanto a política deveriam ser vocações...

Continuarei entrando aqui Yudice, mais uma vez reitero que são amtérias de grande interesse. Minha linguagem ainda é simplória, mas também num âmbito como a Internet não se exige tantas formalidades né hehe

Grande abraço primo!!!