sábado, 10 de março de 2007

"Mas sua filha gosta"

O Instituto Carioca de Criminologia publicou uma obra fantástica, coletiva, sem organizador definido, bem ao gosto de estudiosos vorazmente críticos do sistema. Os Discursos sediciosos formam uma série que merece ser conhecida por todos os que se interessam por Criminologia.

Nestes tempos em que a imprensa dá destaque aos supostos efeitos da "Lei Maria da Penha", que estaria conseguindo conter a violência contra as mulheres, resgato uma nota publicada no número 12 daquela série (Crime, Direito e sociedade, ano 7, Rio de Janeiro: Revan, 2002, p. 52):


O ministro da Justiça, José Grigori, disse ontem, durante discurso na inauguração da Deam de Jacarepaguá, que na virada do século os números que mostram a violência contra a mulher ainda estão elevados. Ele mandou um recado aos agressores:
— A violência doméstica tem que diminuir. E todos os marmanjos metidos a valentões têm que saber que o ministro da Justiça não gosta deles, que o governador do Estado não gosta deles, que o secretário de Segurança não gosta deles.

Convenhamos, o título da nota é devastador.
O Globo, 22.dez.00, p. 21

Nenhum comentário: