terça-feira, 20 de março de 2007

Vara de marmelo, arame farpado, cipó camarão...

A blogosfera local repercute o palpitante escorraçamento do sedizente prefeito do bairro da Terra Firme, semana passada, fato sumariamente ignorado pelos dois jornais político-familiares da cidade.
De passagem por estas bandas, o inimigo público n. 1 inventou, sabe-se lá por quê, de ir ao perigosíssimo bairro para lançar um projeto de qualquer coisa. Porém, os próprios líderes comunitários que um dia o apoiaram trataram de correr com ele dali. Segundo Quinta Emenda, Blog do Barata, Flanar e Nec Plus Ultra, que foram os que vi, o malsinado foi salvo pelos seguranças, mas não cumpriu a agenda.
E eu me dano de rir disso. Algo assim, claro, não ajuda a construir um futuro melhor para Belém. Como, no entanto, Belém não tem futuro com ele, melhor rir e cantar. Dá-lhe, Zeca Pagodinho!

Eu moro numa comunidade carente
Lá ninguem liga prá gente
Nós vivemos muito mal
Mas esse ano nós estamos reunidos
Se algum candidato atrevido
For fazer promessas vai levar um pau
Vai levar um pau prá deixar de caô
E ser mais solidário
Nós somos carentes, não somos otários
Prá ouvir blá, blá, blá em cada eleição
Nós já preparamos vara de marmelo e arame farpado
cipó-camarão para dar no safado
que for pedir voto na jurisdição
É que a galera já não tem mais saco prá aturar pilantra
Estamos com eles até a garganta
aguarde prá ver a nossa reação

Veja o que publicou o jornal maiorânico hoje:

As obras do programa 'A Prefeitura no meu Bairro' foram iniciadas ontem na Terra Firme. O programa foi anunciado para a comunidade na sexta-feira, 16, pelo prefeito Duciomar Costa, em um encontro com as lideranças da área.

Mais adiante, há uma declaração atribuída ao "presidente de honra da Associação de Moradores do Bairro da Terra Firme", dizendo que as obras são uma conquista de suas lideranças. Nenhuma palavra sobre a confusão havida. Mas, pelo menos, a matéria não incluiu nenhuma suposta declaração do sedizente. Pelo menos isso ela reconhece que não houve.
Atualizado em 20.3.2007, às 13h10:

3 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, é impressionante como a imprensa paraense se comporta. Nemhuma linha sequer foi publicadas no dois jornalões de Belém, sobre o episódio, envolvendo o "doutor" DUDU, que foi expulso, pelo povo da Terra Firme, de forma brilhante. Fico feliz que aqueles que outrora o elegeram, agora estão enxergando quem é o dito cujo. Agora, a postura da imprensa é revoltante. Publica apenas o que interessa ao "cliente", mas não o que interessa ao chefe do "cliente", ou seja, o povo. E tome, publicidade oficial. Viva os blogs, espaço democrático e transparente.

Carlos Barretto  disse...

A vara de marmelo já começou a rolar há tempos. Ainda não comecei a ver as consequencias. Já estou quase desanimando.

Yúdice Andrade disse...

Nós tentamos, Márcio. Nós tentamos.
Barretto, existe um clima de confiança na blogosfera, como se o sedizente estivesse de malas prontas para nunca mais voltar. Como se as autoridades fossem escorraçá-lo ou grampeá-lo a qualquer momento. Isso não é verdade, nem é da tradição brasileira aplicar a lei a quem merece.
Não estou desanimado. Só estou tão reticente quanto sempre estive. Por isso, meu objetivo é tirar o cara da prefeitura não permitindo que ele se reeleja, ou eleja alguém da sua laia, ano que vem. É para isso que tento escrever posts de convencimento.
Mais do que isso, eu gostaria de ver. Mas não espero.