quinta-feira, 13 de maio de 2010

Neurociência na educação

O aprender e o lembrar do estudante ocorre no seu cérebro. Conhecer como o cérebro funciona não é a mesma coisa do que saber qual é a melhor maneira de ajudar os alunos a aprender. A aprendizagem e a educação estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro, o qual é moldável aos estímulos do ambiente. Os estímulos do ambiente levam os neurônios a formar novas sinapses. Assim, a aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativando sinapses, tornado-as mais “intensas”. Como conseqüência, estas se constituem em circuitos que processam as informações, com capacidade de armazenamento molecular.
O estudo da aprendizagem une a educação com a neurociência.


Leia aqui o restante do artigo de Sandra Regina da Luz Inácio sobre dois temas importantes e instigantes.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Não sei se tem algo a ver com o que você disse, mas quando eu era estudante, eu só estudava para as provas ouvindo música e sempre que eu ia responder a prova, eu lembrava da música que me trazia a matéria que eu precisava, incrível, vinha o pedaço certinho da música no pedaço do texto que eu lia...

Yúdice Andrade disse...

Penso que tu te refiras ao que se chama "mnemotécnica", Ana. Funciona, mesmo, mas nunca me acostumei a usar esses recursos.