O aprender e o lembrar do estudante ocorre no seu cérebro. Conhecer como o cérebro funciona não é a mesma coisa do que saber qual é a melhor maneira de ajudar os alunos a aprender. A aprendizagem e a educação estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro, o qual é moldável aos estímulos do ambiente. Os estímulos do ambiente levam os neurônios a formar novas sinapses. Assim, a aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativando sinapses, tornado-as mais “intensas”. Como conseqüência, estas se constituem em circuitos que processam as informações, com capacidade de armazenamento molecular.
O estudo da aprendizagem une a educação com a neurociência.
Leia aqui o restante do artigo de Sandra Regina da Luz Inácio sobre dois temas importantes e instigantes.
2 comentários:
Não sei se tem algo a ver com o que você disse, mas quando eu era estudante, eu só estudava para as provas ouvindo música e sempre que eu ia responder a prova, eu lembrava da música que me trazia a matéria que eu precisava, incrível, vinha o pedaço certinho da música no pedaço do texto que eu lia...
Penso que tu te refiras ao que se chama "mnemotécnica", Ana. Funciona, mesmo, mas nunca me acostumei a usar esses recursos.
Postar um comentário