segunda-feira, 3 de maio de 2010

Testando mudanças

Como os meus gentis leitores começaram a comentar a mudança visual no blog, em comentários a postagens diferentes, fica mais fácil responder através de um novo texto.
Dentre os meus paradoxos pessoais, vivo uma necessidade de mudança (porque enjoo rapidamente das coisas) associada a uma necessidade de constância, de estar enraizado numa base na qual me reconheça. Como o Blogger é bem limitado no quesito template, passeei pelos sítios que oferecem esse serviço. A escolha é difícil. Há dezenas de opções, mas extremamente repetitivas. A maioria é bem sem graça e eu queria alguma coisa chamativa, que rompesse a delicadeza do azulzinho usado até aqui.
Após uma longa procura, por incrível que pareça, só dois templates me interessaram. Consultei minha esposa, jurando que ela escolheria o mais discreto. Porém, para minha surpresa, ela que é tão discreta preferiu radicalizar. Então fui junto. Este modelo tinha a minha preferência, também.
Claro que estou em fase de testes. Nem todos apreciam o fundo preto (era a cor de fundo do blog, quando o iniciei). Noto que a fonte está pequena e seria mais bem visualizada se eu a aumentasse. Preocupo-me com os portadores de dificuldades visuais. Mas como o template não é originário do Blogger, ele não responde às minhas tentativas de modificar fontes e cores. O jeito é modificar o código .html, mas é óbvio que esta besta que vos escreve não se atreveria a tentar isso.
Por isso, não se assustem se, nos próximos dias, um monte de coisas começar a mudar, ou mesmo enlouquecer aqui no blog. Uma hora consigo chegar a um aspecto que me agrade e que seja bom também para vocês, se Deus quiser.
Ficarei grato se me derem sugestões de melhorias, que tentarei atender assim que encontrar alguém que mexa nessa p... de código!

9 comentários:

Ana Miranda disse...

Menino, eu só tenho uma sugestão a fazer, aliás, nem é sugestão, é uma imposição, faça o que você quiser com seu blog, qualquer roupa que você colocar nele eu não me importarei, só não deixe NUNCA de escrever por aqui.
Você sabe que eu sou viciada em você, né???!!! (com todo respeito)
Falando em vício, estou largando a coca-cola. Minha meta é não tomar mais 2 litros por dia, e só tomarei coca às 4ª, 6ª, sábados e domingos.

Tanto disse...

Entenderemos.

gerivaldoneiva disse...

Prezado amigo,
mudar é uma necessidade. Não tenha dúvida.
O fundo preto, de fato, me causa algum embaraço no início da leitura.
Vc já experimentou os novos templates do blogger?
Estão disponíveis em:
http://draft.blogger.com/
Veja que na guia "layout" agora tem uma nova opção com o nome "designer do layout".

Parabés pelo blog.
Abraço.
Gerivaldo

Yúdice Andrade disse...

Vou continuar por aqui, Ana. Podes ficar tranquila.
Parabéns pela redução do consumo de Coca-Cola. Dou todo o meu apoio. Mas só prometo isso...

Agradecido, Fernando.

Caríssimo Gerivaldo, eu realmente desconhecia a funcionalidade que você me apresentou. Já visitei a página e até escolhi uma opção para aplicar, com cores mais claras. É bem possível que, ainda esta semana, já estejamos radicalmente transformados de novo.

Luiza Montenegro Duarte disse...

Professor,

E também peguei meu template em um site parecido com o seu. Fiz algumas alteraões no código do html, na marra (cor, fonte, elementos do topo). Sou meio curiosa e fui testanto, até dar certo! hehe.
Posso tentar lhe ajudar. Se o senhor quiser, mande o código pro meu e-mail, com as alteraões que pretende fazer que eu vejo se sei resolver.

Abraços.

Adelino Neto disse...

Mudança é a única coisa permanente da vida, caro amigo. Só faço uma observação: letrinhas brancas sobre fundo preto é algo meio cansativo para a vista. Você poderia testar outras possibilidades, mantendo o tom sofisticado, mas com um visual mais leve.

É só minha opinião.

• Amanda Machado disse...

Olá Prof,
Gostei do novo visual do Blog!
Mas acho que ficaria bem melhor para lermos se a cor do fundo fosse clara.. :D

abraços!

Frederico Guerreiro disse...

Yúdice, perdoe-me, mas o fundo preto com letras brancas e o meu "fundo de garrafa" cansaram minha vista. Embaralha tudo depois de certo tempo. Mas é claro que eu sou uma exceção devido à minha deficiência visual progressiva.
Mas que o blog sem aquele mosaico ficou mais leve...

Yúdice Andrade disse...

Luiza, querida, além de tudo, ainda és generosa. Contudo, é bem possível que eu mude o próprio template, considerando a quantidade de manifestações já recebidas, acerca do cansaço visual provocado pelo fundo preto.
Talvez eu tenha algum tempo de cuidar disso amanhã. Se não, só no sábado. Precisando, peço socorro! Grato.

Adelino, Amanda e Fred, minha intenção não era um fundo preto, e sim azul. Este template começa muito bonito, mas depois se transforma neste negrume, o que não era o objetivo.
Por conta de suas justas ponderações, assim que tiver um tempinho devo trocar o template. Obrigado pela gentileza de compartilhar a opinião.