terça-feira, 4 de maio de 2010

"O mundo é gentil com a beleza..."

Já que este blog voltou a falar de tudo, vou-me permitir um momento de futilidade. Anote aí: no próximo sábado, 8 de maio, acontecerá em São Paulo o concurso Miss Brasil 2010. Que tal?
Que me perdoe a Natasha Oliva, mas sempre fui avesso a concursos de beleza, que me soam a exibição da mulher como um pedaço de carne exposto à curiosidade e principalmente à má intenção alheia. Mas os organizadores e as participantes sempre têm um discurso pronto, na ponta da língua. Um discurso repetitivo, tosco, que não convence nem as chapinhas que usam. Um discurso que reproduz a velha condição da mulher que deve ser mãe, enfermeira e conselheira, enquanto o homem está na batalha, para sustentar a família e salvar o mundo.
Se o concurso de beleza, em si, já é ruim, este ano está pior, porque falta mulher bonita, como você pode conferir aqui. Algumas delas são bonitinhas, mas a minoria. E as frases de feito estão lá, é claro. A minha preferida foi esta:

"Ser miss não é só glamour. Quero usar minha beleza para ajudar as pessoas."

Alguém pode me dizer como se ajuda as pessoas sendo bonitas?

PS Já impliquei, hoje, com os comerciantes paraenses e, agora, com o universo dos concursos de beleza. Preciso escrever uma postagem positiva, florida e ecumênica, para deixar todos felizes e cheios de esperança!

4 comentários:

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...
Se algum dia eu conseguir ficar bonita, eu te respondo, mas adianto que, feíinha assim mesmo, do jeito que sou, tenho tentado fazer algo útil e tenho até conseguido, na maioria das vezes.
Para mim concurso de beleza e "reality show" são a mesma porcaria onde a mercadoria são as pessoas, pelo menos elas estão porque querem.

Frederico Guerreiro disse...

Que empatia, Yúdice! E eu ainda vou mais longe porqe ignoro concursos de "enchimento" de camisola com algo vazio.

Yúdice Andrade disse...

Verdade, Ana. Participa quem quer. E acompanha quem quer, por isso eu não chego perto. Mas continua no ar a pergunta sobre o que a beleza pode fazer pelo mundo.

Frase profunda, Fred. Sei que a camisola não está totalmente vazia, no sentido físico da palavra. Há alguns ossos dentro. Mas a vacuidade que mencionas é outra, por certo.

Anônimo disse...

Se a alagoana quiser me ajudar com a beleza dela , topo.rsrsrsrsrs
Abs
Tadeu