domingo, 16 de maio de 2010

Ser mãe

Ser mãe é um lugar. Quando a mulher se torna mãe, é transportada para um outro lugar no mundo, na sua vida, no universo, na linha do tempo. Nesse lugar, os cheiros são mais intensos, as imagens mais nítidas, e as sensações mais fortes. As experiências são mais impressionantes, os clichês mais presentes e o amor prevalece. Ao ser mãe, toda mulher se dá conta que nunca teve nenhuma experiência semelhante àquela, e também que nunca mais será a mesma.

Quem é mãe pode estar em qualquer lugar, mas começa no mesmo lugar: naquele em que você ouve seu filho a primeira vez. Fisicamente, este é o lugar da sala de parto, ou da creche da adoção, ou qualquer outro onde uma mãe encontre o seu filho pela primeira vez. Mas o lugar em que a mãe está não é mais aquele. É o lugar em que a mãe aprende a ver com naturalidade seu coração fora de si. É aquela sensação inexplicável de que algo muito maior está acontecendo, que um presente e uma responsabilidade imensa estão sendo colocados no colo que será o lugar preferido daquele bebê. Este lugar é denso, às vezes sufoca e não dá pra respirar, mas só porque quase não sobra pra mãe de tudo o que ela quer dar ao filho.

Há dois anos estou nesse lugar. Há dois anos o centro da minha vida não sou mais eu. Há dois anos a minha vida se dividiu em antes e depois de ser mãe. E o lugar onde estou agora já é muito maior do que aquele em que eu passei o resto da minha vida antes de ser mãe. Se você não tem filhos, acredite no clichê: você não sabe até viver. Se você tem filhos, aceite estas minhas emocionadas palavras como uma homenagem à toda a fantástica experiência que temos vivido desde que nossos filhos nasceram.

Há dois anos estou neste lugar. Mas eu esperava por ele há muito mais que isso. E é um lugar lindo. Um lugar chamado Júlia.

5 comentários:

Ana Miranda disse...

Que lindo Polyana!!!!
Parabéns pelo seu texto.
Só vou te dar um dica: Com o tempo esse relacionamento só melhora,quando conseguimos ser os melhores amigos dos nossos filhos, a relação "pais e filhos" sempre é uma coisa prazerosa.
Que vocês sejam sempre os amigos da pequena Júlia!!!

Frederico Guerreiro disse...

Ah, se toda mãe tivesse esse nível de consciência...

Seja bem-vinda à blogosfera, Polyana!

Polyana disse...

Obrigada Ana e Fred pelas boas vindas carinhosas.
Ana, sempre presto atenção nas suas dicas de mãe-que-já-tem-filhos-adultos. É um longo caminho.
Obrigada Fred pelo elogio. Tem uma amiga minha que diz que eu "estudei pra ser mãe". Ainda faço um post disso. ;)

Yúdice Andrade disse...

Que venha logo o tal post!

Anônimo disse...

Não falei que as palavras brotam do seu coração, fez-me chorar.
Cris Cordeiro