terça-feira, 23 de dezembro de 2008

5 meses

A esta hora, exatos cinco meses atrás, eu estava sentado em um sofazinho meio cafajeste, dentro de um quarto na penumbra, olhando um bercinho transparente e pensando em toda a nova vida que se abria à minha frente. Enrolada em panos e mais panos, ressonava minha filha, sem compreender como, de repente, o mundo parecia menos apertado, menos quentinho e menos escuro.

Hoje, quando comemoramos os seus cinco meses de nascida, temos o prazer indizível de ver esse sorriso  que a fotografia mostra, num momento em que Júlia brincava com a sua decopeia (uma centopeia de dez pés) , a todo momento se abrindo numa boca sem dentes. Se bem que os dentinhos devem estar chegando, a julgar pela intensificação do hábito de morder objetos, pela baba e, hoje, uma certa mudança de temperamento. Disseram-me que a gengiva estava vermelha, mas juro que não notei nenhuma diferença.

Nossa garotinha agora é ágil para girar sobre o próprio eixo e ficar de bruços, o que lhe dá grande alegria. Se apoiada, consegue sentar-se, mas logo pende como um joão bobo e acaba caindo. Há uma semana, começou a experimentar frutas raspadas. Dos cinco sabores que conhece  leite materno, pera, maçã, mamão e banana , este último é o que ela mais aprecia. Já tenta agarrar a colher para por na boca, com sofreguidão. E todo mundo se diverte.

Há pouco mais de um ano, escrevi aqui no blog que a maior de todas as aventuras estava começando. De uma coisa estejam certos: realmente, é uma aventura indescritível. E maravilhosa. Não há como tentar explicar. Se você não passa por isso, não tem com entender. Escutei isso muitas vezes frases desse tipo e achava exagerado. Não era.

Hoje, considero da maior importância e urgência que as pessoas possam criar e manter sua famílias. Livres e felizes, como todos precisamos e merecemos ser.

3 comentários:

Ivan Daniel disse...

Que alegria. Tão linda a Júlia. É indescritível mesmo as sensações. Eu assino em baixo.

Anônimo disse...

Com uma lindeza dessas nem era preciso desejar Feliz Natal...
Desejo um Natal iluminado, inesquecível e o primeiro dos melhores anos da sua vida.
Que 2009 seja de paz, sucesso, saúde e tudo de bom.
Abs!
Lu.

Yúdice Andrade disse...

É, meus amigos, nunca fomos tão abençoados. Abraços, meus queridos.