quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Com quantos atributos se faz uma paixão?

Até tu, Saramago?De Giovana Madalosso.

Eu estava na internet quando me deparei com a foto do ilustre português abraçado com sua esposa. Que decepção. Achei que Saramago fosse casado com uma senhorinha curvada pelo tempo, e não com uma morena esguia, de pele lisa e corada, com rugas tão sutis que é preciso dar um zoom para vê-las. Fechei a página. Se até esse devoto do intelecto e da alma escolheu uma mulher mais nova, o que será de nós, fêmeas, na idade avançada?
Não tem jeito. Antes de ser intelectual, ativista político, escritor e prêmio Nobel de Literatura, Saramago é homem. E homem gosta é de mulher bonita. Borges confirma. Aos oitenta e cinco anos, o escritor casou-se com Maria Kodama, quatro décadas mais nova do que ele. Na ocasião, Borges já estava cego, mas nem isso o impediu de dar uma conferida no material. Conta-se que, antes de propor o casamento, ele perguntou a sua empregada: Maria é bonita? Nem feia, nem bonita, ouviu como resposta. E então, certo de que não estava desposando uma de suas personagens de quatro mil olhos e quatro mil orelhas, casou-se com a jovem.
É claro que para Borges, Saramago ou qualquer outro portador de cromossomos XY também pesam outras qualidades. Além de bela, a Pilar de Saramago é uma mulher interessante, excelente tradutora, e a empatia entre os dois é inquestionável. A Maria de Borges também foi uma grande companheira. A questão não é com quantos atributos se faz uma paixão, mas qual o peso desses atributos. Dispa uma modelo e uma velhinha doutorada na frente de um homem e o orgão dele lhe apontará a resposta.
Condenável? De maneira alguma. É absolutamente instintivo, portanto não passível de retaliação. Até porque as mulheres também têm seu método de escolha. Só que, nesse caso, o ouvido vem antes e a visão, depois. O sujeito pode ser careca, barrigudo e peludo como um primata, mas se disser a coisa certa, leva. Mulher gosta de homem inteligente, dotado de atitude e, de preferência, bem-sucedido, não pela segurança financeira que isso proporciona, mas porque para elas é a admiração, e não a carne, o maior afrodisíaco.
Se é assim, o macho também precisa se destacar entre seus pares. Claro, rapaz. Está pensando que a vida é fácil? A diferença é que, com elas, o critério é muito mais cruel. Um bom papo se arranja, e só tende a melhorar com o tempo. Já a beleza física vai se esvaindo cada vez mais.
A sorte é que, na idade avançada, as mulheres vivem bem sem os homens. Já esses, pobres sofredores, passam até seus últimos dias, ainda que cegos, esquadrinhando o mundo por um rabo-de-saia.
Giovana Madalosso é cronista do Blônicas.



Subtraído do Blônicas, que não me deixa apenas copiar o link.

7 comentários:

Anônimo disse...

Heheheh adorei o texto. YUUUUUU saudades de ti!!!!!!!! Me inscrevi na PGE.... (vamos todos cantar: Sonho meuuuuuuuu .... sonho meuuuuuuu...)Beijinhos!!!

Anônimo disse...

Remédio pra cavalo velho é capim novo, já dizia meu avô.

Luiza Montenegro Duarte disse...

Ser uma mulher muito bonita ou um homem muito rico me parecem situações não tão fáceis quanto alguns podem julgar.

Deve ser bem difícil saber que o resto do mundo acha que seu (sua) companheiro (a) só está com você por atributos físicos ou sua conta bancária. Em situações díspares, como a de Saramago, que é algumas décadas mais velho que a esposa, a primeira coisa a se pensar é que ele somente a escolheu por ser bonita. Alguns ainda tentarão amenizar que essa pode ser apenas uma de suas qualidades, mas os céticos jamais acreditarão.

Tem que ter muita maturidade, auto-conhecimento e auto-estima para não se perguntar se o amor do outro resistiria ao tempo e aos estragos que este faz no corpo de uma mulher. Ou se resistiria a uma crise econômica.

A maioria das pessoas almeja ser uma Angelina Jolie ou o Ronaldinho e poder escolher o parceiro que lhe convir. Particularmente, a maior parte do tempo acho que prefiro viver no meu mundinho mais ou menos e saber que as pessoas que me cercam o fazem por amor, carinho e amizade. Alguns acham que eu sou louca ou que estou mentindo, mas acho de verdade que a vida é mais fácil para os comuns. :)

Yúdice Andrade disse...

Juliana, não seria a primeira vez que vejo um concurseiro incrédulo ser aprovado. Boa sorte.

Desde que o velho estômago do cavalo seja capaz de digerir a iguaria, anônimo.

Luiza, como diria o Jô Soares num antigo humorístico que és muito nova para recordar: Não te deprecies, mulher!
Tu não és uma mulher comum. Não te esqueças que te vi pessoalmente e vi também as fotos do Orkut. A modéstia é uma virtude, sem dúvida. Mas ela é ainda menos perceptível do que a beleza.

Anônimo disse...

"Mulher gosta de homem inteligente, dotado de atitude e, de preferência, bem-sucedido, não pela segurança financeira que isso proporciona, mas porque para elas é a admiração, e não a carne, o maior afrodisíaco."

Vixi, não me desanime.hahuahua

Luiza Montenegro Duarte disse...

Hahaha que gentil, professor! Teria várias ressalvas a fazer, mas acho que uma discussão sobre a minha pessoa não viria ao caso. Assim, apenas agradeço, e muito, o elogio. :)

Ah, fiquei imaginando onde nos vimos pessoalmente, mas imagino que só o senhor tenha me visto, pois eu certamente lhe cumprimentaria. Espero que da próxima vez nos falemos.

Abraços.

Yúdice Andrade disse...

Calma, Jean! Há muitas doidas no mundo! Ahahahahahahahahah
PS - Eu não encontrei uma?

Luiza, querida, antes de mais nada, meus olhos são ótimos. E eles te viram na tua formatura. Foi assim que começamos a nos falar, via virtual, pois escrevi sobre aquela noite. Abraços.