quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Liberdade

A imprensa divulga que hoje será assinada, pela governadora Ana Júlia, a ordem de serviço para início das obras de construção do Residencial Liberdade, em área do campus III da Universidade Federal do Pará. O empreendimento, que deverá estar pronto até meados de 2010, dará moradia a 276 famílias já cadastradas e outras, que serão atingidas pelas obras de duplicação da Av. Perimetral.
Aliás, também são dadas como em progresso as obras dessa dita duplicação (com a instalação de ciclovias), que envolve seis quilômetros de uma importantíssima via, por passar nas portas de instituições como EMBRAPA, SERPRO, NPI, Museu Paraense Emílio Goeldi (campus de pesquisa), UFRA, Eletronorte e UFPA — tanto que já foi chamada de "Avenida da Ciência". Teoricamente, a empreitada inclui a construção da passagem de nível inferior, sob a Almirante Barroso, que Edmilson Rodrigues tentou, mas não conseguiu fazer (dada a ferrenha oposição do então governador Almir Gabriel, por meio da COSANPA).

Mesmo que as obras em questão fiquem prontas quando o Fórum Social Mundial, em janeiro, já for um acontecimento do passado, o que se lamenta, é hora de torcer para que elas se concretizem. Afinal, duvidamos sempre. Para mim, ordem de serviço assinada e nada dão no mesmo. No melhor estilo São Tomé, só acreditarei quando vir a coisa pronta, já que normalmente as mudanças ficam pelo meio do caminho, tal como o "Pórtico Metrópole" e o "Portal da Amazônia".

Prontos esses dois empreendimentos, uma área degradada da cidade ficará muito mais bela e funcional. Algo mais segura, talvez. Todos sairemos ganhando. A começar pelos moradores, que além da satisfação de residir em local mais organizado, terão valorizados seus imóveis.
Pena que seja tão raro ver obras de vulto na cidade. E estas são apenas o começo. Precisamos de muito, muito mais.

Acréscimo em 14.1.2012: É triste escrever, aqui, o mesmo que pus na postagem que se segue a esta, mas o fato é que a promessa não saiu do papel. Para variar. De novo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Grande Guru da Ciência Jurídica, me deixa espantado a capacidade que este nosso Governo Estadual tem de buscar todas as forma de ludibriar o cidadão. Estamos a uum do tão decantado FORUM MUNDIAL e nada do que foi projetado foi realizado. Agora nossa governadora , comandadnte deste barco a deriva chamado governo do PARÁ,deseja construir casas populares e praças arborizadas, isso da bem a ideia da lama em que nos metemos quando elegemos os governantes ora em exercício dos cargosa executivos em todos os âmbitos. Falando nisso esqueceu nosso tão prestimoso Alcaíde (DUDURISSÍMO) de adequar nossa Belém ao evento acima referido. Passaremos vergonah em janeiro pode escrever, seremos notícia nacional de forma funesta, como sempre, alias a venus platinada e sua assecla em nosso Estado vai adorar tal fato.
O JUSTICEIRO (HEROÍ DO SERTÃO)

Yúdice Andrade disse...

Minhas postagens sobre o tema sinalizam exatamente isto, Herói: a minha antecipação da vergonha que sentirei em janeiro, se essa esculhambação toda redundar no fracasso que organizacional que se está delineando. As críticas ao comportamento das autoridades são diárias e, a meu ver, relevantes.