terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ana Bolena


A razão de eu ter pensado em Ana Bolena justamente hoje foi o fato de eu ter acabado de assistir ao filme A outra (título insosso para The other Boleyn girl, Justin Chadwick, 2008). Com Natalie Portman como Ana Bolena, o filme tem ainda Scarlett Johansson como Maria Bolena e Eric Bana como Henrique Tudor (Henrique VIII, 1491-1547, rei a partir de 1509).
Trata-se de mais uma das incontáveis obras ficcionais construídas sobre a trágica trajetória de Ana Bolena (?1500-1536). O filme é bom, sem dúvida, mas nada de especial. Serve para despertar a curiosidade do público acerca dos fatos históricos dos quais tratamos em nossas salas de aula do ensino médio e que interessam aos vestibulandos. Contudo, para quem não tem maiores pendores quanto à História, pode ser apenas um bom lazer. O longa é mais útil para quem tem alguma informação e pode perceber, p. ex., que Goerge Bolena foi decapitado com um machado, ao passo que Ana, com uma espada. O detalhe, aparentemente sem nenhuma importância, e que passará completamente despercebido aos desavisados, representou uma prova de que Ana tinha grande poder sobre o rei, mesmo após cair em desgraça. É que ela se recusou a ser morta com o machado, pois uma rainha da Inglaterra jamais curvaria sua cabeça a ninguém (era preciso inclinar-se, para a cabeça ficar apoiada). Diversamente, com a espada, o golpe era dado com o condenado de joelhos, mas empertigado.
Num mundo regido por fru-frus simbólicos, esse fato é de grande relevância.
Uma boa reconstituição de época, o figurino habitualmente competente, boas interpretações. No mais, muito agradável para quem adora tramas cheias de intrigas e ambição, jogos de poder, lampejos de moralidade e gente se dando muito mal no fim.
Confira, se lhe interessar.

3 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Recomendo "Ana dos Mil Dias", vencedor do Oscar de 1969, com Richard Burton no papel de Henrique VIII.
Contudo, vou procurar por "A Outra", para ver se é tão bom quanto aquele.
Valeu a sugestão.

Yúdice Andrade disse...

"Ana dos mil dias" parece ser muito bem cotado nas informações que andei lendo. Vou procurar para ver. Além do mais, é um clássico, o que já recomenda assistir.

Luiza Montenegro Duarte disse...

Não sei se o senhor tem muito interesse por seriados americanos, mas se tiver, recomendo The Tudors, que também trata dos bastidores da Corte para que Ana Bolena fosse rainha da Inglaterra. Leva um pouco de tempo, mas vale à pena. A primeira e a segunda temporada já se encontram nas locadoras, em dois DVDs cada.

Aproveitando o ensejo, caso tome gosto pelas séries, assista Roma (tomada do poder e governo de Júlio César - esplêndido!!!) e Band of Brothers (sobre a Segunda Guerra). Ambas tem reconstituição fantástica da época, figurinos e cenários impecáveis e são programa pra um final de semana desocupado inteiro (ou até dois).