quinta-feira, 4 de junho de 2009

As notas de Anna Cláudia

A advogada e amiga Anna Cláudia Lins, que é do ramo e por isso sabe do que fala, oferece mais uma contribuição que merece ser trazida à tona, em relação à postagem "Dando o exemplo", aí embaixo:


NOTA 10 E Parabéns ao Ministro Marco Aurélio.
NOTA 10 E Parabéns também aos 11 órgãos do estado do Pará que também contratam egressos do sistema penitenciário do Pará via Fábrica Esperança: Eis os órgãos: SEJUDH, SEAD, COHAB, SEEL, SEMA, SEFA, BOMBEIROS, SEGUP, ASIPAG, HANGAR, PRODEPA - alguns desses órgãos também já avançaram na superação do preconceito e valorizam este público, contratando auxiliares administrativos, telefonistas, porteiro, mensageiro e etc.
Porém, NOTA 0 para as empresas privadas e alguns órgãos que não fazem sua parte ainda...
NOTA 0 para os órgãos e empresas que dizem NÃO a contratação de egressos e que diariamente ouvimos aqui!
Esperamos sensibilizar tais autoridades, empresários e pessoas para a necessidade de ressocialização.
Como dizem por aí... "ex-presidiário" tem que trabalhar quebrando pedra... e eu digo NÃO, NÃO e NÃO. Ressocialização é educação, trabalho, renda e emprego com dignidade. Provo para quem quiser que o egresso não serve "apenas" para quebrar pedra ou para limpar o nosso chão. O Egresso qualificado profissionalmente, retomando seus estudos, pode e deve ocupar um lugar ao sol SIM!
Infelizmente, Yúdice nossa sociedade é muito "emocional" e "vingativa" e não enxerga os benefícios de se investir na ressocialização pelo Trabalho.
Quanto ao Poder Público aqui também fica um registro incômodo: A "política" de ressocialização, quando há, ainda não é priorizada no Brasil, mesmo com as insistências e "resistências" localizadas em alguns projetos no Brasil afora. Entidades como a Pastoral Carcerária e associações de familiares de presos e egressos e os conselhos da comunidade sabem do que estou falando...
Mas o que me preocupa mais ainda é que os presos provisórios ainda são invisibilizados pelas poucas políticas públicas existentes para os egressos e presos definitivos.
Ressocialização de egressos do sistema penitenciário deve ser priorizada, além de prevenção da criminalidade, enxergada e executada como uma política séria de INCLUSÃO SOCIAL. O projeto Fábrica Esperança e o projeto AGUAPÉ não devem ser as únicas iniciativas no Pará, precisamos ampliar o raio de ação oportunizando a mais pessoas acesso a cidadania. Porém...
Se o Poder Público não priorizar as políticas sociais e mais especificamente a de ressocialização não iremos avançar muito...
Enquanto isso... estou junto com as entidades que falei... na resistência e convicta que precisamos avançar e muito...
E que todos reflitam e revisitem seus medos e preconceitos.

Sabe o que é mais interessante, Anna? A sociedade não compreende e pior, menospreza; e pior ainda, repudia o discurso sobre ressocialização do egresso. Mas reclama quando um ex-presidiário põe um revólver na cara dos "cidadãos de bem" e assalta. Desinformação, esquizofrenia ou burrice da grossa.
Ou tudo isso junto.

Nenhum comentário: