domingo, 7 de junho de 2009

Ver-o-Rio

O trabalho não pode sobrepujar a família, certo? Pensando nisso, reservei um tempinho da manhã deste domingo para um passeio, ainda que breve, com as minhas meninas. Em princípio, era apenas uma café da manhã, mas resolvi dar uma passadinha no Ver-o-Rio, onde não punha meus pés há anos. Queria mostrar a Baía do Guajará para a Júlia, mais de perto.
Chegando lá, o espaço estava tranquilo, com pouco movimento. Mas os pedalinhos estavam em operação. Há quantos anos não me metia num pedalinho! Lá fui eu, segurando o volante com a mão esquerda e a filha, com a direita. Rodamos pelo laguinho. Júlia se comportou exemplarmente, sentada quietinha, olhando em redor. Vez em quando, algo lhe chamava a atenção e ela apontava, se agitava. Quis ficar em pé, mas isso não atrapalhou.
Após um tempo, parei de pedalar e ficamos ali, boiando, placidamente. Foi adorável.
Percebi que o espaço está sendo aproveitado pelos belenenses. Havia gente lanchando. Um senhor chegou com um bote inflável e saiu remando, além de um doido que pôs o filho, ainda pequeno, para tomar banho naquela água suspeita. Duas crianças, aparentemente sozinhas, também davam seus mergulhos.
A maré estava subindo e a antiga rampa da Panair, quase encoberta.
Concluímos o passeio com uma água de coco, deliciosa, doce e bem gelada. Foi do vendedor "seu" Edivaldo que escutei a informação animadora: por ali o índice de assaltos é zero, inclusive durante a noite. Sempre há guardas municipais e policiamento militar. Apesar de lamentar o movimento fraco desta manhã, "seu" Edivaldo foi muito enfático quanto à segurança do Ver-o-Rio. Confesso que fiquei surpreso, do jeito que as coisas andam aqui em Belém. Surpreso, mas muito satisfeito. Eis aí uma pedida singela, para repetir.
Felizmente, ainda se pode ser feliz em Belém do Pará.

4 comentários:

Belenâmbulo disse...

Yúdice,
Por pouco a gente não se encontrou hoje de manhã. Passei pelo Ver-o-Rio e pensei: entro ou não entro? Não entrei. Acabei indo à Praça da República...

Abraço

Unknown disse...

Muito bom poste professor. Ficou aí a dica para quem ainda não visitou o Ver-o-rio, como eu. Dificil de acreditar que ainda existam lugares, pelo menos teoricamente, seguros nessa cidade. Obrigado pela dica. Até mais.

Wilson disse...

Ver-o-rio um lugar tranquilo??? não é o que ouço falar.....por ser "encostado" na vila da barca esse ponto turístico tem fama de ser perigoso....a polícia ja nao intimida mais os "mininu" imagine só a guarda municipal. Tenho ouvido falar de assaltos até dentro do "moviecom"!!!!

Yúdice Andrade disse...

Já estive na Praça da República por estes dias, Wagner. Para mim, já basta de furdunço. Desta vez, precisava de algo mais calmo e rápido, já que o tempo estava curto. Pena que não nos encontramos.

Lucas, para o bem ou para o mal, precisamos conhecer a cidade. E o Ver-o-Rio nos permite deliciosos finais de tarde, com um vento forte maravilhoso. Experimenta. Se gostas de ficar à toa, contemplando uma bela vista, vais gostar.

Wilson, eu também me surpreendi com a fala do "seu" Edivaldo. Mas ele está ali todos os dias, então com certeza está mais bem informado do que eu.
Quanto aos assaltos dentro do Moviecom, já se sabe que foram boatos criados para gerar esses e-mails dramáticos sacais que entopem as nossas caixas de mensagem.