domingo, 21 de junho de 2009

Notícias do Conjunto do BASA

Esta me foi contada ontem à noite por amigos que moram no Conjunto do BASA aquele que, segundo alguns moradores, há de se tornar o próximo Eldorado dos Carajás. Louvo-me no que eles disseram. Se alguém quiser desmentir, fique à vontade. Mas que eu, ao parar no China in Box, vi a faixa negra anunciando, ameaçadoramente, que ali não é e nunca será público, lá isso eu vi com meus próprios olhos.
Eis os acontecidos que me foram narrados:

1. No trecho que liga o conjunto à Av. João Paulo II, que acabou de ser asfaltado, cerca de três homens, supostamente moradores da Terra Firme, foram contratados para destruir o asfalto. Foram flagrados por moradores de um prédio próximo (um pequeno prédio que algum infeliz achou de pintar de um verde horroroso, acho que para ser identificado pelo Google Earth), em plena madrugada, abrindo uma vala na pista.

2. No dia seguinte, a Guarda Municipal teria ido ao local, a partir da "denúncia" dos ditos moradores. A barricada na entrada do conjunto chegou a ser parcialmente removida. Ainda há alguns rudimentos por lá.

3. Um morador teria ido conferir os estragos, que incluíam o espalhamento de pregos e cacos de vidro no asfalto, para danificar os pneus de quem quer que decida trafegar pelo local. Olhou e achou muito pouco. Disse que a vala deveria ser maior.

4. Pessoas que seriam ligadas à associação de moradores (assim me disseram) estariam abordando motoristas que entram no conjunto. Pelo visto, a intenção é desmotivar o uso do logradouro principal. A abordagem, aos gritos, agressiva e arrogante, exige saber para onde a pessoa vai. Se a resposta não agrada, ela é expulsa. Certo dia, dois motoristas foram constrangidos e deram meia volta. Ocorre que o segundo, ao manobrar, teve o carro atingido por um punhado de terra. Estando com a mãe idosa no veículo, perdeu a paciência, desceu e deu um belo soco no "xerife". Fez isso logo atrás de uma viatura da Polícia Militar e, em vez de preso, foi liberado pelos castrenses. Algo como "você provocou, então vamos deixar como está".

Parece que, para muita gente no Conjunto do BASA, a ficha ainda não caiu. O espaço já está aberto. Não adianta agir como se isso não fosse um fato. O que não pode é se adotar essa atitude de banditismo e violência contra pessoas inocentes, que há de ser reprimida pelas autoridades adiante. Mas quando isso acontecer, lá virão eles reclamar da brutalidade da PM e da Guarda Municipal, com seus sprays de pimenta. Com direito a intervenção de deputado estadual.
Violência contra pessoas e danos ao patrimônio público. Ambas as coisas são crimes. Quem não quer ser tratado como bandido não age como tal.

Um comentário:

Belenâmbulo disse...

"...verde horroroso... para ser identificado pelo Google Earth..." (KKKKKKKKKKKKKK!!!)
Essa foi ótima, Yúdice!
Morei naquele prédio até julho do ano passado, quando me mudei para a Marambaia.
Mesmo após sair de lá, continuei frequentando o prédio para ir buscar correspondências. Numa dessas visitas, vi o aviso de convocação para uma assembleia de condomínio, com o objetivo de decidir a cor da nova pintura do edifício.
Já viu do que a democracia é capaz?

Abraço, Wagner