domingo, 21 de junho de 2009

Se for por isso...


Belenense é gato escaldado com obras do governo. Aqui não se acredita que as coisas sairão do papel e, se saírem, devem demorar algumas décadas. Naturalmente, a desconfiança paira sobre o elevado da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral, ainda mais depois dessa história da sub-sede da Copa de 2014, sobretudo considerando o tamanho da empreitada.

Todavia, não há de ser por falta de placas que o elevado não se tornará realidade. Num espaço de cerca de 800 metros, mais ou menos, contei algo em torno de 43 delas e, suponho, esqueci alguma. Vão desde as setas indicando os desvios nas pistas até as de limite de velocidade, homens trabalhando e orientações gerais.

No meio delas, uma me chamou particularmente a atenção, por estar invertida. A placa de advertência, cujo significado é "estreitamento da pista", está incorreta por mostrar o dito estreitamento da direita para a esquerda, quando é justamente o contrário. Veja a seta direcional, junto ao canteiro central, mandando o motorista desviar para a direita.

No dia seguinte, fazendo o trajeto no sentido inverso, eis que me deparei com outro aspecto do mesmo erro, do outro lado da pista. Segundo a placa, a pista se alarga. Mas as setinhas embaixo dizem justamente o contrário. Alô, instrutores de autoescolas: não levem seus aprendizes por aí.

Pelo visto, quem errou tinha muita convicção do que fazia. Infelizmente, da bobagem que fazia.

Nenhum comentário: