quinta-feira, 4 de junho de 2009

Maria volta

Maria do Carmo Martins levou a melhor no Supremo Tribunal Federal e teve provido, no dia de hoje, o seu recurso extraordinário, por seis votos contra quatro, ganhando assim o direito de tomar posse no cargo de prefeita de Santarém, para o qual foi re-eleita com 52,81% dos votos válidos patamar que não deixa dúvidas acerca da vontade soberana do eleitorado.
Não adentrarei nas teses jurídicas envolvidas, relevantes para ambos os lados, posto não ser a minha seara. Deixo a tarefa para os doutos, além de ignorar os palpiteiros.
Acima de tudo, creio que a decisão do STF elimina uma grande perplexidade instalada no eleitor: com tantos políticos corruptos, safados, pós-graduados em todos os cursos de pilantragem, inclusive condenados judicialmente, reelegendo-se a torto e direito, como poderia alguém ser inelegível por ser promotor de justiça?
Para os iniciados, pouco justificável. Para os leigos, incompreensível.
Agora é aguardar o encerramento dos badulaques jurídicos e a posse da prefeita reeleita. Só espero que ela faça jus às esperanças que a população santarena nela depositou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jarbas Vasconcelos, advogado de Maria do Carmo, conjuntamente com outros advogados, esteve a postos o tempo todo antes e durante a Sessão do caso Maria no STF. O que importa é que fizeram o Supremo ter a exata dimensão da importância da vontade soberana do eleitor.
Parabéns à democracia.

Yúdice Andrade disse...

Foi um trabalho advocatício de grande valor. Afinal, é mais difícil emplacar uma tese fundada em princípios do que uma mais simplória, fundada na letra expressa da lei.
Os três advogados estão de parabéns mas, a bem da verdade, isso não surpreende, porque quem os conhece sabe da enorme competência de cada um.
Por fim, a maioria do eleitorado santareno teve a vontade respeitada e isso conta muito.