segunda-feira, 1 de junho de 2009

Desembargador blogueiro

Ney Wiedemann Neto, 43 anos, casado, pai de três filhos, mestrando, professor universitário, espírita atuante, quinto desembargador mais novo no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul*, que tem 140 integrantes (no cargo há menos de seis meses, desde 15.12.2008**), recentemente se tornou blogueiro. Consciente da relevante função pública que exerce, optou pela transparência e por maior contato com os jurisdicionados e os advogados. Por isso criou seu blog, cuja finalidade autodeclarada é:




"Neste espaço, o magistrado e a sua equipe de trabalho divulgarão informações relacionadas com as atividades do gabinete, tais como a pauta de julgamentos e os dados estatísticos. O propósito é aumentar a transparência de suas ações, para conhecimento da sociedade em geral. Ainda, pretende-se interagir com a comunidade jurídica, oportunizando o diálogo a respeito de temas relacionados com a jurisdição e com a administração judiciária, a fim de aperfeiçoar os resultados do serviço prestado."

Acessando o blog, você conhecerá não apenas as pautas de julgamento ou a produtividade do magistrado: saberá, ainda, de outras importantes características do Judiciário gaúcho. Veja, por exemplo, a postagem na qual se esclarece como foi possível julgar, numa única sessão, 757 processos dos quais ele foi o relator.
Isto me faz pensar numa sábia lição que escutei certa vez: quem quer fazer alguma coisa, arruma um jeito; quem não quer, arruma uma desculpa.
Parabéns ao desembargador e a sua equipe.

* Por que não me supreendo de isso acontecer justamente no Rio Grande do Sul?
** Informações obtidas no sítio institucional do TJRGS.

2 comentários:

Leo Nóvoa disse...

Simples professor, porquê o Rio Grande do Sul é o Estado mais adiantado do Brasil, sem maiores pormenores. Exemplo disso é a autuação do judiciário de lá, que tem posicionamentos bem a frente do resto de nosso país.
Sou um fan do Rio Grande. Se pudesse, moraria lá, é um lugar diferenciado no Brasil.
=)
Abraços

Yúdice Andrade disse...

Deveras, Leo. Mas eu me sentiria muito melhor morando um Estado acima.