segunda-feira, 22 de junho de 2009

A nova Alice


Nunca vi Alice no País das Maravilhas, um dos clássicos da literatura que se tornou um dos clássicos do cinema. Nenhum motivo específico, apenas não aconteceu. E ando tão desligado de cinema (há meses não consigo, sequer, assistir a um filmezinho) que não sabia que Tim Burton gênio, louco, para ele tanto faz está filmando um remake para a obra, com previsão de estreia em 5 de março do próximo ano.

Para fins promocionais, começaram a ser divulgadas as imagens dos personagens, com suas caracterizações espetaculares. Veja:

Johnny Depp, para variar. O ator predileto de Burton, que acabou de completar 46 anos no último dia 9, já foi seu protagonista em nada menos que seis produções*, a maioria bastante conhecidas do grande público. Absolutamente à vontade no papel alucinado (desde o visual) do Chapeleiro Louco.

* Antes do atual: Edward Mãos de Tesoura, 1990; Ed Wood, 1994; A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, 1999; A fantástica fábrica de Chocolate, 2005; A noiva cadáver, 2005; Sweeney Todd: o barbeiro demoníaco da Rua Fleet, 2007.

Anne Hathaway, a doce novaiorquina de 26 anos, atriz de comédias românticas e filmes adolescentes, mais conhecida pela protagonista de O diabo veste Prada (2006), quando roeu um osso para não ser ofuscada por Meryl Streep, e que também emprestou sua voz para a protagonista do ótimo longa de animação Deu a louca na Chapeuzinho (2005). Na atual produção, ela é a Rainha Branca.

Helena Bonham Carter, 43, a atriz londrina, favorita do diretor, com quem já atuou diversas vezes (naturalmente, sem nenhuma relação com o fato de terem começado a namorar em 2001 e serem casados hoje em dia)*. Sua aparência estranha serve bem aos propósitos do alucinado Burton. Na imagem, caracterizada como a Rainha de Copas.
* Planeta dos macacos, 2001; Peixe grande, 2003; A noiva cadáver; A fantástica fábrica de chocolate e Sweeney Todd.

Burton adora refilmagens e contos de fada, mas a todos empresta a sua, digamos, visão peculiar. Não é todo mundo que aprecia, ainda mais considerando seus ares sombrios e fatalistas. Eu adoro. Finalmente, um bom motivo para ver a adaptação cinematográfica da obra de Lewis Carroll.

Acréscimo em 9.2.2012: O tempo passou e eu vi, no cinema, a Alice de Burton. E detestei. Um dos filmes mais insuportáveis que já paguei para assistir. Odiei tudo, simplesmente tudo. Questão de gosto, naturalmente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice,
adoro todos os filmes do Tim Burton,justamente pelo seu conceito ou anti-conceito de estética cinematográfica. ADOOOOOROOO e mal espero para ver esta nova versão.
bjs,
Anna Lins

Rafael Maia disse...

Ei, Yúdice, a Helena Bonham Carter é justamente a mulher do Tim Burton. Aqui eles aparecem juntos com o filho menor do casal:
http://www.ilovemybaby.org/entry/helena-bonham-carter-displays-the-newest-family-member/

Luciane disse...

adorei o J. Deep na Fábrica. fiquei curiosa para saber quem será a Alice. Abs! Lu.