terça-feira, 16 de junho de 2009

I Encontro Acadêmico de Blogueiros Paraenses

Lembram que eu comentei sobre o Arbítrio do Yúdice ter sido um dos blogs escolhidos por dois acadêmicos, para uma pesquisa que resultaria no seu trabalho de conclusão de curso? Pois é, chegou a hora de apresentar o resultado.
Eis a mensagem que me foi enviada por Luciano Santa Brígida:
Prezados Blogueiros,
Amanhã será a defesa do meu TCC Blogs e o Jornalismo Cidadão no qual seus blogs foram estudados. Contamos com sua presença.
Juntamente com a defesa deste trabalho nosso colega blogueiro Pedro Loureiro, vulgo Pedrox, também fará sua defesa, motivo pelo qual decidimos organizar o:
I Encontro Acadêmico de Blogueiros Paraenses
Defesa de trabalhos de conclusão do curso de jornalismo motiva encontro de blogueiros paraenses.
O blog da Petrobrás estremeceu os alicerces da imprensa nacional ao publicar as perguntas feitas por jornalistas e motivar discussões sobre ética e liberdade de imprensa. Também em um blog, o do colunista Ancelmo Góis, o Brasil soube quais eram as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 bem antes do anúncio oficial. Exemplos como estes apenas confirmam que os blogs são uma realidade que não pode ser ignorada pelo meio jornalístico. Ao deixar de lado o estereótipo de "diários-virtuais", os blogs ganharam espaço, relevância e se tornaram fenômenos comunicacionais que já são alvos de estudos nas diversas áreas do conhecimento.
Com a intenção de ampliar no Pará as discussões acadêmicas sobre blogs no âmbito das comunicações sociais, os concluintes do curso de jornalismo da Unama, Luciano Santa Brígida, Marcos Barbosa e Pedro Loureiro de Bragança decidiram fazer do dia da defesa de seus tccs, nesta quarta-feira (17), um evento para reunir quem tem blogs, quem gosta de blogs e, especialmente, quem se interesssa em estudar a ferramenta de publicação online. A idéia é estimular as pessoas para que cada vez que se apresente trabalhos sobre blogs, novos encontros como estes possam acontecer para a troca de experiências e conhecimento científico entre os entusiastas do tema.
O encontro começa às 20h, a dupla Luciano Santa Brígida e Marcos Barbosa defenderá o tema "Blogs e o jornalismo cidadão: um estudo de caso de blogs paraenses e a Ciranda na cobertura do Fórum Social Mundial". O trabalho faz uma análise comparativa do conteúdo dos blogs que abordaram temas relacionados ao Fórum Social Mundial 2009, ocorrido em Belém, com as publicações feitas no mesmo período pelo portal Ciranda, o site colaborativo oficial do evento.
Às 21h, Pedro Loureiro de Bragança apresentará o trabalho "Barata, Perereca e outros 'bichos': Blogs jornalísticos paraenses e os conteúdos participativos", o título usa o nome dos blogs numa alusão ao livro "Barata, Passarinho e outros bichos", de Oldacyll Catete. A pesquisa investiga as publicações e os comentários produzidos nos blogs de conteúdo jornalístico de Ana Célia Pinheiro, Augusto Barata, Juvêncio de Arruda e Paulo Bemerguy, identificando neles os elementos do jornalismo digital e colaborativo na Internet.
Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor de Novas Tecnologias da Comunicação e Jornalismo Digital, Mário Camarão e serão apresentados no auditório do 2º Andar da Unama da BR. As defesas são abertas ao público e haverá um coquetel ao término do evento.

SERVIÇO:
I ENCONTRO ACADÊMICO DE BLOGUEIROS PARAENSES
Data e hora: Quarta, 17 de junho de 2009. A partir das 20h.
Local: Auditório do 2º andar da Unama BR.

Infelizmente, na hora da apresentação, estarei aplicando prova. Mas homenageio os acadêmicos e lhes desejo todo o sucesso nesse importante ritual de passagem. Gravem, por favor, pois depois quero assistir.

2 comentários:

Mané do Guamá disse...

Eu num vô! Faculdade de Jornalismo? Pra quê?! O STF disse que pra ser jornalista nem precisa de diploma...

Yúdice Andrade disse...

É verdade, Mané. A notícia chegou na pior hora para essa garotada nova. Mas com talento e competência, eles hão de fazer valer o diploma a que fizeram jus.