segunda-feira, 1 de junho de 2009

O elevado


Agora não é mais apenas um canteiro de obras: a construção do elevado da Júlio César, que passará por sobre a Pedro Álvares Cabral, efetivamente começou. Na sexta-feira, o trânsito foi interrompido em uma das pistas, no sentido Val-de-Cães para Almirante Barroso. Àquela altura, vi apenas picotarem o asfalto e pensei que seria algo rápido. Pelo contrário: já foi contruído um tapume sobre a via, como mostra a foto do nosso amigo blogueiro Lafayette, que surrupiei.
Por conseguinte, como sabemos que as obras nesta terra duram muitas vidas de homens, mesmo quando insignificantes, já podemos esperar muitos e muitos meses de interdição, já que se trata de uma obra portentosa. O negócio é ter paciência. Não se faz omelete sem quebrar ovos, nem obras urbanas sem enormes transtornos. O jeito é nos adaptarmos e pensar nos benefícios futuros, principalmente quando estivermos no meio do engarrafamento.
 
Acréscimo em 3.2.2012: Curiosamente, neste caso, a obra foi rápida, concluída dentro do cronograma. A má previsão não se confirmou, ao menos uma vez.

Nenhum comentário: