domingo, 9 de maio de 2010

Nova aparência

Sensibilizado com os leitores que se queixaram que o template com fundo preto e letras brancas era cansativo, senti que não poderia mantê-lo. Já esperava manifestações nesse sentido, porque a primeira aparência do blog era assim e, já naquela época (2006), algumas pessoas relatavam a dificuldade.
Esclareço que minha intenção não era o preto e branco. Bem diferente disso, o template que escolhi tinha esta aparência, profundamente azul, remetendo aos raios de sol penetrando o mar:


Bonita, não? Infelizmente, com apenas alguns centímetros o rajado azul desaparecia e dava lugar a um negrume que, admito, incomodou até a mim mesmo. A experiência, assim, durou apenas uma semana.
Graças à indicação do amigo, blogueiro e juiz dos bons Gerivaldo Neiva, para quem há um link na coluna à direita, utilizei uma nova ferramenta do próprio Blogger para substituir o template. Além de ter encontrado um que me agradou, readquiri o poder de editar as fontes e cores, o que não estava conseguindo com a tentativa anterior.
O modelo atual mostra uma montanha e foi escolhido pelo efeito de gotas de chuva na tela. Há poucas coisas de que eu goste tanto quanto chuva, por isso sinto que a imagem tem a ver comigo. E eu gosto de montanhas. Adoraria morar numa região montanhosa. Então o fundo do blog, agora, é uma imagem que eu gostaria de ver da minha janela, se pudesse.
Creio que o padrão de cores é mais suave e não cansará a visão dos leitores. Naturalmente, nos próximos dias farei novas experimentações quanto a fontes e cores, porém mantendo o template. Se alguma coisa não funcionar, por favor avisem.
Abraços.

5 comentários:

Anônimo disse...

Amei o layout novo, mas a janela do bom senso não funciona neste vermelho aberto. Tente um mais fechado.

Att,

Marina. :)

Frederico Guerreiro disse...

Yúdice, permita-me e perdoe-me a sinceridade. Como leitor do blog faço as minhas considerações.
O layout, de fato, ficou menos pesado que o anterior, embora o fundo escuro com letras brancas ainda guarde certo desconforto à leitura.
No mais, a aparência multicolorida e cheia de detalhes traz certa ideia de poluição visual. Penso que o destaque deve se dar no conteúdo de seu blog, um dos meus favoritos, senão 'o' favorito e mais acessado por mim, justamente pela qualidade do que você escreve e empatia que sinto em relação à sua visão do mundo.
Por isso - mais uma vez peço-lhe perdão pela sinceridade -, não se preocupe com o layout, cores, formas, fonte etc., que o belo do seu blog está na sua identidade, no seu coração muitas vezes transportado para a internet com a verve de quem vive intensamente a vida; e com muito amor.
Entretanto, se der para inverter a ordem, ou seja, fundo branco com letras escuras, porém mantendo o mesmo layout que você diz que gostou, penso que, na minha atrevida opinião, ficará mais suave, o que me permitirá ler e comentar ainda mais suas postagens, trazendo-lhe minha tendência a gerar polêmica com maior frequência.
Insisto em pedir-lhe perdão pela sinceridade.
Receba um forte abraço virtual
do seu amigo
Fred

Tanto disse...

Realmente a Janela do bom senso não funciona com a cor vermelha! Fica terrivelmente dolorosa de ser lida.

No mais, o Frederico tem toda a razão. Apesar de estar bem melhor o Layout do blog, ainda persiste a cor branca com fundo escuro. Menos cansativo, mas não deixa de ser cansativo.

P.s.: A sensação da montanha ali, olhando a gente, molhando com a chuva, é muito legal.

Yúdice Andrade disse...

Já temos dois votos para a mudança do vermelho, Marina. Podes deixar que, pouco a pouco, vou ajustando tudo.

Fred e Fernando, agradeço profundamente a avaliação generosa e, sim, também acho que o conteúdo é mais importante do que a forma. No entanto, eu sou meio obcecado com esse negócio de forma. Tenho umas manias com esse negócio de aparência, cores, disposição dos objetos, etc., da qual não conseguirei livrar-me. Inevitavelmente, o blog passará por isso. Mas a prioridade sempre será o conteúdo.

Belenâmbulo disse...

Não sei explicar direito, mas percebo algum conflito entre o fundo e as letras. Talvez a poluição visual a que o Fred se referiu.
Se a montanha e a chuva lhe agradam, penso que elas devam permanecer.
Minha sugestão é que a fonte do texto seja um pouco mais larga ou maior. Do jeito que está, elas acabam se confundindo com as partes nevadas da montanha.

Abraço