terça-feira, 13 de março de 2007

Efeitos colaterais da cirurgia de redução do estômago

A cirurgia de redução de estômago pode causar perda de memória e atrapalhar a coordenação motora, alertam cientistas na edição desta semana da revista científica especializada “Neurology”. O problema é causado pela deficiência de uma vitamina, a B1. Só nos Estados Unidos, mais de 170 mil cirurgias contra a obesidade são realizadas anualmente. O problema é conhecido como “encefalopatia de Wernicke” e afeta tanto o cérebro quanto o sistema nervoso quando o organismo não absorve quantidades suficientes da vitamina. Em alguns casos, podem ocorrer até problemas de visão. A doença também aparece em casos de desnutrição grave e alcoolismo. Segundo os cientistas, os primeiros sintomas surgem entre um e três meses após a cirurgia, e são mais freqüentes em pessoas que vomitam muito após o procedimento - geralmente por comerem mais do que seus estômagos reduzidos suportam. Alguns dos pacientes pós-cirúrgicos chegam até a apresentar outros problemas neurológicos não-relacionados à encefalopatia de Wernicke, como convulsões, surdez, fraqueza muscular e dormência nos pés e nas mãos. O líder do estudo, Sonal Singh, da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado americano de Carolina do Norte, pede que pessoas que passaram pela cirurgia consultem um médico imediatamente caso comecem a sentir um dos sintomas acima. De 32 pessoas avaliadas pelo grupo de cientistas que sofreram o problema, 13 conseguiram se recuperar totalmente através do consumo de vitamina B1 por soro ou injeção. As demais, no entanto, continuaram apresentando os sintomas. Segundo Singh, mais estudos precisarão ser feitos para verificar quão freqüente é o aparecimento desse efeito colateral entre todos os pacientes de cirurgia de redução de estômago.

A notícia acima foi publicada nas Últimas do Diário. Considerando que a cirurgia em questão hoje é quase tão famosa quanto a plástica, é importante que eventuais candidatos chequem todas as informações possíveis antes de se submeter ao procedimento. Meu irmão, por exemplo, estava bem informado, mas isso não impediu de só descobrir uma série de efeitos colaterais após o ato cirúrgico, pelo menos um deles do elenco acima.
Será que uma dieta repositora de vitamina B1 ajudaria? No mínimo, se bem não fizer, mal não há de fazer.

171 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Coitada da mulher do meu amigo, também minha amiga. Está passando por tudo isso.

Yúdice Andrade disse...

Lamento por ela, Fred. Meu irmão não está legal até hoje - e olha que vai completar um ano de cirurgia no próximo dia 31. Ainda lutamos para saber o que falta para ele se sentir totalmente bem, como tantos outros operados, principalmente considerando que seus exames sempre são considerados "normais".

Cristina disse...

engraçado ... fiz a cirurgia no ano passado e não sinto absolutamente nada. só mostram o lado negativo da cirurgia, dos aspectos positivos ninguém fala. Enquanto se é gordo, e não pode andar e respirar direito, ninguém fala nada.

Yúdice Andrade disse...

Prezada Cristina, folgo em saber que sua cirurgia foi bem sucedida e que a fase posterior tem sido positiva. Contudo, suponho que você deve ter lido ou escutado muitas coisas ruins a respeito da cirurgia, para fazer uma crítica tão queixosa. Mas não dirija a crítica a mim. Se for observar, postei uma notícia de jornal e não fiz valorações sobre ela. E mencionei o caso do meu irmão, que passou maus bocados na vida pós-redução. Do mesmo modo, o comentarista anterior também se limitou a mencionar um caso de seu conhecimento pessoal.
É fato que a esmagadora maioria das pessoas que reduzem o estômago ficam muito bem depois. Tenho plena consciência de que meu irmão é um caso excepcional. Publiquei outras postagens aqui no blog, sobre o assunto, e elas se originam nas nossas angústias com a situação dele (que está bem melhor, a esta altura). Mas que a cirurgia é uma necessidade e traz grandes benefícios, aprendemos isso muito bem, com meu irmão - que de bom grado não teria passado por isso, mas entendeu que era indispensável, se quisesse sobreviver - e com os profissionais que o atenderam.
Saúde para você.
Aliás, por curiosidade, como você chegou a esta postagem, que por sinal já tem mais de dois anos? Busca pelo Google ou algo assim?

Anônimo disse...

Fiz a Cirurgia em setembro de 2003, minha recuperação foi rápida e excelente, não senti nada, nem tive nenhum problema relacionado com a cirurgia em si. Mas com certeza comi alem da conta e muitas vezes devolvi o que havia comido. Nao engordei mais... mas com certeza percebi que minha memoria ja nao funcionava como antes, talvez a explicação seja a falta da vitamina b1. Obrigada por colaborar com essas informações!

MTPMC - Inglaterra

Yúdice Andrade disse...

MTPMC, felizmente a sua evolução foi favorável. Agora já existem umas conversas sobre efeitos colaterais remotos, que surgiriam em torno de cinco anos após a cirurgia, mas nunca li nada sobre isso. E Deus me livre agourar! Meu irmão, hoje bem melhor (mas não 100%), tem pouco mais de três anos e não precisa de mais dissabores.
Saúde.

Katia Campos disse...

Olá Yudice,
Foi com "alivio" que lí seu post.Achei que estava enlouquecendo, pois desde que fiz redução de estomago há mais ou menos 6/7 anos tenho pago um altissímo preço pelos quilos que perdí.Emagreci 56kg que não sinto nenhuma saudade,mas entrei numa decadência física que é tenebrosa! Preciso de um cérebro novo,pois o meu parou de funcionar!Não consigo memorizar mais nada! Pareço alguem com mal de alzaimer,infelismente!
Sofro dores insuportáveis no corpo todo, uma absurda fraqueza muscular, que me impede de ter uma vida normal! Acumulei problemas na visão, perdí 30% da capacidade auditiva e tenho anemia que resiste a doses cavalares de sulfato ferroso.
Há anos que venho procurando o porquê de tanto sofrimento e não encontrei nada que justificasse tudo isso que acabei de comentar. Nenhum médico que consultei até agora percebeu a relação disso tudo com a cirurgia. Agora realmente clareou para mim. Vou mostrar este texto aos meus médicos para "ajuda-los" a me ajudar. Se por ventura voce tiver mais informações a esse respeito, por gentileza,me envie.Ficarei muito grata. Preciso do maximo de esclarecimentos e ajuda, pois desse jeito estou definhando!
Estou com saudade de viver!
Te agradeço pela iniciativa de postar esse texto, pois voce me ajudou!
Te desejo muita saúde!
E espero sinceramente, que seu irmão esteja bem e plenamente recuperado!
Abraços,
Kátia Campos

Anônimo disse...

Tenho um parente que fez a cirurgia de estômago a 5 anos e a +- 1 ano começou a ter uns desmaios...já fez vários exames, consultou com vários médicos e ninguém consegue resolver seu problemas, ele desmaia toda semana. Gostaria que se alguém tivesse uma luz que nos ajudasse.
Obrigada.
Maria da Conceição

Yúdice Andrade disse...

Nossa, deixei de responder ao desabafo da Kátia! Que falta a minha! Espero que ela esteja melhor, agora.

Conceição, meu irmão caminha para 5 anos de cirurgia, em março próximo, e nunca teve sossego. Continua com problemas estomacais, enjoos e dores que jamais são diagnosticados por endoscopias. Para todos os efeitos, sua saúde está perfeita. Ou nem tanto, porque o problema de fraqueza muscular persiste.
Como família, sentimos muito essa necessidade de que surja uma luz para tantos problemas.

-I- disse...

Boa Tarde ANJO, GOSTARIA DE SABER COMO SEU IRMÃO ESTA??tO PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO ASSIM,MINHA VÓ FEZ A REDUÇÃO, DEPOIS DE UM Mês EM CASA O BURACO DA REDUÇÃO PEGOU BACTÉRIA, ELA FICOU NO HOSPITAL 1 MÊS INTERNADA, HOJE JÁ FAZ 4 MESES QUE PASSOU TUDO,MAIS ELA TEM MUITO MAL ESTAR, TONTURA, VOMITO(TODOS OS DIAS) FRAQUEZA,A VISTA FICA RUIM.
É MUITO RUIM VER ESSA SITUAÇÃO, FICO TÃO TRISTE NÃO SEI O QUE FAZER, ELA ESTA AQUI EM CASA PARA SE RECUPERAR,MAIS ESTA DIFÍCIL.
ELA TEM QUE FAZER CURATIVO TODOS OS DIAS, POIS ESTA ABERTO EM CIMA E SAI MUITA SECREÇÃO....
PEÇO A GENTILEZA DE ME RESPONDER...OBRIGADA PELA ATENÇÃO E O SEU POST AJUDOU MUITO!!

Yúdice Andrade disse...

Priscila, se comparado à situação de tua avó, meu irmão está no melhor dos mundos. Mas observando a situação dele, especificamente, diria que não mudou muito do que está retratado na minha resposta anterior, de 28 de dezembro. Endoscopias e outros exames, que nada detectam. Já me cansei de dizer a ele que existe um componente emocional altamente danificado nessa história, mas enfim...
Espero que tua avó se recupere o mais rápido possível.

desconhecido disse...

fiz acirurgia a sete anos perdi 53 kilos e a minha saude esta a cada dia pior,tenho sofrido muito com dores e depressao,estou pagando um preço muito alto,nao consigui nem a voltar a trabalhar mais pois estou muito debilitada ainda,um dia pior que o outro...

Yúdice Andrade disse...

Eu me solidarizo com você, das 20h14, pois sei que o drama é grande. E me ressinto de não virem aqui pacientes bem sucedidos trazer as suas experiências, dicas de saúde, informações que lhes tenham sido repassadas.
Os casos bem sucedidos poderiam lançar uma luz sobre os demais. Saúde para você.

Andréa Costa disse...

Graças a Deus achei este espaço de comunição, pois muito tempo procuro respostas para os meus problemas de saúde. Já tenho 6 anos de operada, mas meus roblemas foram aparecendo aos poucos. Não posso dizer que me arrependo de ter realizado a cirurgia, pois se não tivesse assim procedido, não ser como estaria hoje. O pós-operatório foi tranquilo, e fui emagrecendo aos poucos e com bastante saúde. Com um ano de cirurgia fiquei grávida e a partir dai meus problemas começaram. Tive uma gradidez complicada e depois não tive mais saúde. Tive anemia profunda, passei quase dois anos tomando noripurum na veia, pois meu organismo deixou de absorver ferro. Tive hepes zoster por falta de resistência, minha visão se deteriorou rapidamente e minha mente ficou, diria eu, confusa, e de um ano e meio para cá, tenho dores horríveis pelo corpo todo, o que foi diagnosticado como fibromialgia, sem contar que tenho um frio terrível e uma astenia mortificante. Sei que é difícil, mas posso dizer que apesar de todo o sofrimento se consegue viver com todos esses males. Tenho observado que a solução está em manter uma alimentação saudável, beber muita água, dormir bem e sobre tudo não desanimar, não se deixar levar pela dor ou pela moleza que nos inspira. Tens dias que eu tenho vontade de fugir do meu corpo, vontade de chorar de tanta dor que eu sinto, mas mesmo assim saiu para trabalhar, procuro ocupar o meu tempo com outras coisa, não me entrego, pois tenho a sensação que se eu desistir eu vou morrer.
tudo correu bem. Não tive Minha cirurgia não teria tido meu filho
De fato a vitamina B ajuda, mas acho que ela aumenta o apetite e nos faz engordar tudo de novo, como aconteceu comigo. Atualmente estou procurando tratamentos alternativos. quem puder me ajudar por favor avise-me.

Anônimo disse...

Bem, gostaria de saber se as pessoas que possuem esses sintomas relacionados ai na reportagem, se elas tomam as vitaminas regularmente, pois não ficou claro se são pessoas que tomasm a vitamina B regularmente ou não, pois penso ou pensava em fazer a cirurgia. Agradeço as ajudas.

Yúdice Andrade disse...

Das 6h58, o que posso dizer é que meu irmão tomava um monte de polivitamínicos. Mas até onde sei a questão tem a ver com a capacidade do organismo de absorvê-los, por isso não tomar é ruim, mas tomar pode não resolver. Há sempre uma certa loteria nisso, pois a situação depende do organismo de cada um. O importante é investigar melhor os efeitos já conhecidos do procedimento.

Anônimo disse...

ola fiz a cirurgia a 6 anos e neste ano comecei a engordar novamente tenho sentido que estou depressiva e nao encontro saida nao tenho conseguido controlar a vontade de comer e cada vez que me olho no espelho fico pior alguem se sentiu ou se sente assim , sinto que estou voltando a ser obesa e nao estou conseguindo lutar o que fazer me ajuda

Yúdice Andrade disse...

Minha cara comentarista das 17h57, preciso destacar que minha relação com este assunto se limita à condição de irmão de um paciente de bariátrica. Não disponho de conhecimentos pessoais que possam ajudá-la. Posso, no máximo, manifestar meu apoio e solidariedade.
E posso, também, destacar que o quadro que você descreve precisa ser acompanhado através de terapia, pois se trata de uma nítida manifestação de aspectos emocionais. Pode soar estranho, mas a questão é: será que você realmente está engordando? Não existe a possibilidade de essa sensação espelhar apenas o seu medo de engordar? Meu irmão passou por algo semelhante, mas já ficou bem.
Converse com pessoas de sua confiança e, claro, tente um acompanhamento psicológico. Estou certo de que se sentirá melhor.

Anônimo disse...

OLá amigos gostei muito desse blog.Então ,tenho um grande amigo,que já fez a cirurgia a uns 7 anos de um ano para cá ele vem sentido fraqueza,parece que vai se desfalecer e volta a 2 messes atrás ele teve um perda de memória,que foi diagnosticado como estafa,Pelo fato de ter uma vida muito corrida,já voltou a ativa ,porem não lembra de alguns acontecimentos ocorridos poucos messes do fato.Logo depois ele teve um problema na visão tipo um enchaço e as vezes dirigindo parece que perde a visão e volta,isso tudo seria consequencias da cirurgia? Gostaria que alguns esclarecimentos em realção a isso.
Obrigada.

silvana disse...

minha mãe fez essa operação,e teve muitos efeitos colaterais,vomitos,dores,dormencia nas pernas e ficou muito fraca.Eu acompanhei tudo de perto.Todos os exames que fez davam normais.Infelizmente o coração dela não aguentou e faz 3 anos que ela faleceu .

Emerson disse...

Em 17 de outubro de 2011 minha esposa fez a cirurgia bariatrica. No dia 19 do mesmo mes teve alta e veio para casa onde teve paz e a tao sonhada felicidade por nao conseguir comer muito mas essa felicidade durou exatos seis dias quando as pressas teve que voltar ao hospital onde teve um derrame pleural sendo induzida ao coma e vindo a falecer agora em 09/11/2011 aos 35 anos de idade devido a pneumonia dupla falencia multipla dos orgaos nao sou contra a cirurgia mas quem for fazer trate de se informar 110% das consequencias, pois nao e facil o que vem depois. Obrigado

João disse...

Fiz redução de estômago a quase 6 anos e cheguei a perder 60kg, ganhei 15kg nos ultimos 3 anos. Graças a Deus não estou mais ganhando peso. Toda vez que ingiro alcool, mesmo que em poucas quantidades, tenho dificuldades de me lembrar de coisas bobas. Não bebo fora do normal, só socialmente, geralmente só aos finais de semana. Tem dias que exagero e passo muito mal. Dormência nos membros são constantes, assim como as dores no corpo, tremores e mal-estar contínuo! Tomo meu suplemento vitamínico todos os dias! Sinto que minha saúde está fraca! Gostaria de saber se isso acontece com mais alguem...

Anônimo disse...

faz 12 anos que meu marido fez a cirurgia bariatrica, perdeu 53 kilos, tem excelente saude, esta com 58 anos e aposentado mais ainda trabalha e como trabalha, e agrimensor e anda no sol, e ainda faz aqules calculos malucos. graças a deus ele foi muito feliz na operaçao.

Yúdice Andrade disse...

Pedindo desculpas por não ter respondido aos comentários no momento adequado, gostaria de agradecer aos anônimos de 29.9.2011 e de 14.2.2012, a Silvana, Emerson e João. Solidarizo-me com todos que vêm enfrentando adversidades por conta da cirurgia e folgo em saber que o marido de nossa última comentarista se recuperou plenamente. É uma saúde como a dele que desejo para todos.
No entanto, esta postagem deixou claro que os problemas pós-operatórios, inclusive de longo prazo, são graves e importantes. Falta, a meu ver, maior empenho da classe médica em conversar francamente com os interessados sobre essas questões.
Não pretendo desaconselhar ninguém quanto à cirurgia, até porque entendo que, no caso do meu irmão, p. ex., emagrecer por essa via estava se tornando uma questão de sobrevivência. Portanto, pode ser que as pessoas precisem mesmo passar por isso, mas ainda nessas condições a decisão precisa ser totalmente informada. Afinal, se corro o risco de sequelas e não tenho como me precaver, que ao menos eu possa me preparar psicologicamente.

Isaura Alves disse...

Meu nome é Isaura Sinto tudo isso dores musculares fraqueza profunda sinto confusão mental é não é facil mais fico feliz quando alguem diz que se deu bem com a cirurgia acho que os médicos deviam investigar uma maneira de melhorar a vida dos gastroplastizados pois isso é muito sério e incapacita a vida da gente fé em deus fazer o quê ?

Isaura Alves disse...

Sinto todos estes sintomas confusão mental dores anemia fraqueza acho que os especialistas deviam dar mais atenção a este fato pois esta situação incapacita e é muito séria até la é esperar e fé em Deus fazer o quê?

Anônimo disse...

Estou prestes a fazer a cirurgia de redução, mas todas as vezes adoeço e tenho que adiá-la... na verdade tenho muito medo dos efeitos colaterais, principalmente de não me reconhecer magra, ter dificuldades em me ver flácida e além disso ter uma série de deficiências vitamínicas... ainda hoje tenho imenso prazer em comer e temo que sem poder faz&e-lo torne-me uma pessoa amargurada e depressiva... Gostaria de saber de quem já fez a cirurgia se esse tipo de sentimento é comum?

Yúdice Andrade disse...

Isaura, meu irmão também ficava indignado quando o médico pegava os exames e sentenciava que ele estava ótimo. Uma vez, perdeu a paciência e perguntou por que, então, continuava se sentindo tão mal.
O fato é que os exames não apontavam problemas, mesmo, o que nos leva à conclusão de que havia um componente psicológico bastante negativo operando ali.
Você tem toda a razão: os médicos precisam lidar melhor com os pacientes. Essa processo de interação ainda é muito deficiente. No mais, há tanta preocupação em realizar a cirurgia, mas pouco interesse com o pós.
Tomara que essa conjuntura mude. Saúde para você.

Yúdice Andrade disse...

Anônima das 23h47, nunca fiz tal cirurgia; apenas acompanhei de perto meu irmão, que igual a você sentia muito medo - da cirurgia em si, dos efeitos, das mudanças no modo de vida. Ele era um obeso por convicção, apaixonado por comida em quantidade e com todos os excessos de gordura possíveis.
Infelizmente, ele não fez um acompanhamento psicológico prévio, o que acabou por ensejar consequências ruins, como escrevi acima. O máximo que posso fazer, portanto, é sugerir que você procure um apoio psicológico, porque esses adiamentos sucessivos da cirurgia podem ser prova de uma rejeição mais ou menos inconsciente da mudança de vida.
Mesmo que o motivo aparente dos adiamentos sejam doenças, quem sabe não seja o seu corpo somatizando, provocando sintomas para continuar protelando?
Boa sorte.

Anônimo disse...

OLÁ!SOU CABELEIREIRA E GOSTARIA DE SABER SE OCORRE MUDANÇAS NO FIO DO CABELO POR CONTA DE REMEDIOS OU DA PROPRIA SIRURGIA ALEM É CLARO DA QUEDA DOS MESMOS.ABRAÇOS!

Anônimo disse...

Boa tarde!

Tenho seis meses de operada ( redução de estomago), perdi 25ks. a perca do peso foi lento, mas com saúde. estou muito bem.

Anônimo disse...

Operei na ultima sexta-feira 13 kkk. Poderia ter escolhido quinta-feira 12, mas quis a sexta. Digo que renasci, pois tirei a Banda Gástrica e efetuei a Fobi Capella. Com a Banda cheguei a perder 65 kilos mas retomei todos eles, sim, por não ligar mais, por passar mal, por vomitar toda vez que comia, enfim. Agora me arrisquei na Fobi Capella, n certeza de que fiz um ótimo negocio, pois como alguém que já emagreceu e retomou o peso, posso dizer que é BOM DEMAIS esta sensação de ser maggro, de escolher a roupa que você quiser, de comer o que quiser em pouca quantidade e muito bem mastigado. Minha esposa esta indo para 5 anos de cirurgia, tbm Fobi Capella e esta super bem tbm. Tem problemas somente com uns piriris fora de hora, mas come de tudo e o tempo todo, inclusive doces! Quero sim comer de tudo, mas comer pouco e me satisfazer, pois é em busca desta saciedade que eu estou, eu comia com os olhos, agora comerei o que meu estomago aceitar e couber.

simone disse...

Olá,me chamo Simone operei á 1 ano atráz,unico sintoma que tenho é que derrepente começo a gelar o corpo principalmente mãos e pés,descobri que comendo um pedaço de beterraba neste momento do sintoma começo esquentar e meu sangue a circular,isso é o unico inconveniente do mais me sinto feliz e certa de que fiz bom negocio com a cirugia perdi 30 kilos.

Vania disse...

Olá, tenho 2 primas que se submeteram recentemente a essa operação, por isso o meu interesse. Um detalhe que acho que está faltando nos comentários é que tipo de cirurgia a pessoa fez: RESTRITIVA (fechamento de partes do estômago) ou DISABSORTIVA (combina a restrição do estômago com um desvio parcial do intestino delgado). A meu ver, esse dado ajudaria a entendermos e até mesmo a vermos se existe uma relação entre o tipo de cirurgia e as consequências do pós operatório. Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

Eu fiz a cirugia ja faz m mês e meio e digo que foi a melhor coisa do mundo,não sinto mal e nem vomito,as vezes quando como a mais doe o estomago e ai sei que não devo comer mais,no lado fisico minha aparencia e outra,todos elogiam,isso vale a pena,prefiro ter sintomas apos a operaçao que o aspecto que assusta e afasta as pessoas dos obesos,tudo estar mudando na minha aparencia e todos so elogiam,valeu a pena operar.

Anônimo disse...

Boa Noite a Todos, primeiramente gostaria parabenizar a todos por participarem de um debate que pode vir a ajudar a muitas pessoas que buscam esclarecimentos de duvidas, porem queria orienta-los primeiramente a frequentar a pisicologa e tomar as vitaminas que fazem parte de todo o tratamento completo (antes e pos-operatorio),devemos mentalizar coisas boas, pensamentos bons e rogar a Deus e fazer com que ele faça parte de nossas vidas (diariamente)toda a cura esta dentro de cada um de nos, devemos ter muita fé ,pedir a misericordia de Deus e pensar que tudo esta bem e tudo ficara bem e entregar na mao de Deus(que é nosso Pai),devemos ter pensamentos positivos e ter disciplina em tudo que fazemos em nossas vidas ,se optamos por uma reduçao de estomago deveos ter uma disciplina sob nosso corpo, por demais devemos ter muita fé ,e pedir a deus ,pois ele é o medido dos medicos,somos seu filho e ele nos cuida como tal, nenhum pai quer ver seu filho enfermo....Vamos ter disciplina,ter fé, vigiar e rogar a Deus e ele nos curara....(perdi meu filho de 02 anos em 2009,perdi meu pai em 2006, tambem farei esta cirurgia e estou seguro e convicto e com muita Fé que Deus toma Conta de Mim)sou cristão,catolico e agradeço a Deus por minha Fé...

bianca rodrigues disse...

, tenho 20 anos, estou pesando 147 quilos, comecei a pagar um plano da unimed pra fazer a redução de estomago, mas estou com muito medo depois que vi os efeitos colaterais, agora não sei mais oque fazer,

Emilia Testoni disse...

Fiz cirurgia em 21.12.2011,estou ótima sem nenhum tipo de problema.Pelo contrário todos os problemas ficaram dentro do centro cirurgico na hora da cirurgia.O que posso falar para quem está pensando em operar ou fizeram a cirurgia recentemente.Escolha uma equipe multidiciplinar para operar e nunca falte em nenhum retorno(cirurgião,nutricionista e psicologa)esses acompanhamentos são fundamentais para ter sucesso no pós operátório e evitar o reengorda.Boa Sorte a todos!

Anônimo disse...

Meu irmão fez a cirurgia dia 12/03 quando voltou pra casa se queixava de muitas dores abdominais depois de 10 dias teve que ser intenado as presas foi feito uma ressonãncia que mão acusou nada mais antes de 24 horas depois do exame passou mal de novo foi levado para o bloco cirurgico foi novamente oprado quando ele foi aberto já estava com infecção generalizada foi realizado a limpeza e dai então foi induzido ao coma onde toda familia sofre com a situação.isso foi dia 22/03/2013 e hoje já é dia 04/04/2013 mais pra DEUS nada é impossível e ele vai sair dessa,obrigado pelo espaço.

Yúdice Andrade disse...

Meu Deus, quantos comentários ficaram sem resposta! Que falta a minha! Tentando recompor um pouco a falha:

1. Senhora cabeleireira, nada sei acerca dos efeitos da cirurgia sobre o cabelo. Se alguém puder ajudar com essa questão, agradecemos.

2. Aos dois comentaristas de julho passado, e aos de setembro e novembro, fico extremamente feliz que tenham se sentido bem após a cirurgia (no caso do último, que estivesse confiante quanto ao futuro; espero que já tenha feito a cirurgia e alcançado tudo que esperava dela). A atitude positiva faz toda a diferença. Sabemos que ela faltou ao meu irmão.

3. Simone, com tanto que se passou, imagino que você tomou os cuidados necessários para investigar a situação. É importante acompanhar por causa dos efeitos remotos. No caso do meu irmão, os efeitos colaterais apareceram cedo. Um deles foi nefrite, que exigiu tratamento de quase um ano. Espero que você esteja melhor agora.

4. Vânia, sua ponderação é pertinente. Como minha experiência com o caso foi apenas o acompanhamento de meu irmão, não conheço essas diferenças, porque lidamos apenas com o que seria feito nele, especificamente - e o médico não era tão "didático" assim. Sem dúvida, porém, técnicas diferentes ensejam resultados diferentes, que devem ser considerados frente às condições reais de cada paciente.

5. Bianca, não sei se de novembro para cá você tomou uma decisão, mas pode ser que não. Essas coisas demoram. Meu irmão levou anos para criar coragem. É perfeitamente normal ter medo e o modo de enfrentar isso é procurar auxílio. Família e amigos são essenciais, mas você também vai precisar de um profissional. Essa foi a pendência que mais custou na nossa família, por isso recomendo mesmo que você faça um acompanhamento psicológico.
No mais, procure um médico que lhe inspire confiança e que veja em você um ser humano, não mais um dado para a estatística. Você tem o direito de sentir medo e um bom médico respeitará isso e agirá de acordo. Muitos oportunas, então, as dicas da Emília Testoni.

6. Das 15h15, meu irmão precisou fazer uma cirurgia menos de seis meses após a bariátrica, para retirada de cálculos na vesícula. Foi um sufoco. Ele ainda nem se recuperara do drama de ficar 5 dias na UTI após a bariátrica (a cirurgia correu bem, mas a pressão dele não baixava de jeito nenhum), sem conseguir se mexer numa cama estreita. Sofremos, de verdade, com aquela indefinição. Felizmente, não houve infecção.
Seu irmão há de sair desta, com saúde e ânimo renovado, para a nova etapa da vida. Boa sorte para vocês.

Anônimo disse...

...galera seguinte fiz a cirurgia bariátrica a 6 meses estava com 160 kg,com gordura no figado,refluxo gastroesofágico ,apneia do sono,hipertensão,colesterol e triglicerídeos elevados,alem do IMC elevado,bom hoje estou com 104 kg meus exames estão normais, esta tudo de bom....sobre efeitos colaterais...senti cansaço e fraqueza nos primeiros 3 meses,perda de cabelo tbm...agora sobre vomito ou síndrome de dumping não tive nenhuma vez...ainda é prematuro afirmar devidos a efeitos colaterais mais em uma proporção de fazer ou não fazer afirmo que é de 1000 para 1 em fazer o procedimento...gente vida nova...tem muito mais prós do que contras...afirmo

Anônimo disse...

tambem passei por uma cirurgia bariatica, de uns 6 meses para cá, estou me sentindo muito mal, ja fiz variosexames, resonancia, todo exame de coração e de sangue, quando mostro ao medico ele diz que esta tudo bem.
ora se esta bem como e que passo dia sentindo tonturas, mal estar, dores em cima dos olhos, muitos fases e fraqueza muscular, ja nao sei mais a quem recorrer.

Anônimo disse...

quem quiser trocar ideias ai vau meu email wt.goncaves@hotmail.com.
tambem fui operado a 4 anos, estou a 6 meses sentindo tonturas, fraqueza, sensação de desmaio, vista escurece e por fim o sistema nervo abalado.

waldair

Anônimo disse...

Olá. Fiz gastroplastia, também, há 7 anos e sofro muito os famosos "lapsos de memória"!!! E como são terriveis! Embora a vida mais magra é bem melhor, sou bem mais feliz e não tenho dúvudas. Mas os lapsos de aminésia são constantes que chego a não lembrar meu nome, no entanto vou a um neuro na próxima semana, pois temo meu futuro. Mas você me esclareceu tantas dúvidas no seu artigo e em especial sobre a carência de vitamina B1, pois eu nem sabia... Obrigada pela orientação. Vanessa Valéria (vanessaewelder@hotmail.com)

Anônimo disse...

Já fazem 8 anos que fiz minha redução de estômago e como qualquer cirurgia pode apresentar um efeito colateral. tenho vários parentes e amigos que fizeram e aqueles que tiveram algum problema grave ou mais sério foi porque não seguiu as orientações médicas. para fazer essa cirurgia você tem que estar ciente que nos primeiros meses você não vai comer direito, ficará nas papinhas, então não adianta querer bater carne e pizza no liquidificador como muitos fazem, porque você passará mal!E nada de tomar leite condensado, muita gente irresponsável faz isso, aí passa mal, não emagrece e diz: "a cirurgia não prestou em mim". O primeiro mês é o pior, porque gordinho afoga as mágoas na comida e como você não poderá comer, encher a pança, poderá ficar deprimido, por isso é importante ir num psicólogo, porque você faz cirurgia no estômago e não no cerébro (o cerébro vai pedir comida, ele estava acostumado a te encher de comida). Porém, esses primeiros meses passam e é recompensado com os kilos a menos. Você sentirá um contentamento enorme ao vestir roupas que não te serviam ou que você nunca pode colocar (no meu caso nunca tinha vestido calça jeans, gordinha desde criança).
para algumas pessoas o paladar muda depois da cirurgia, você come o que não comia antes, passa a gostar, e começa achar algumas comidas ruins. eu não consigo comer muita carne e nem arroz mal cozido e como não como muita carne, fico com deficiência de B12, mas resolve esse problema tomando injeção de B12 de 3 em 3 meses, ela se chama citoneurim e tem que ser de 5mg. Se eu não tomo eu esqueço das coisas. QUANDO SE FAZ REDUÇÃO DO ESTOMAGO o nosso organismo não suga todas as vitamina, então temos que tomar vitamina, procure aquelas que tenham zinco em sua formula.
Apesar dessa reposição de vitaminas, vale a pena a cirurgia,meu pós operatório foi muito bom (claro que senti alguns desconfortos como qualquer outra cirurgia, como dor nas costas de ficar deitada) e antes da cirurgia treinei meu pulmão como o médico mandou (assoprar bolinha, encher bexiga), porque muitos tem dificuldade em voltar a respirar depois da cirurgia ( o pulmão infla). Hoje peso 40 kilos a menos e estou muito contente, faria tudo denovo e se você tem indice mórbido acima de 40, eu recomendo (eu tinha indice 42), não perca sua vida, eu perdi 23 anos de minha vida (fiz com 23 anos, hoje tenho 29), só agora estou vivendo, ser gordo é muito "Chato" e tem pessoas que acham que a gente gosta de ser assim, não vê que é um distúrbio, apesar de ter gente que estrapola, só come porcaria.
Já escrevi demais, se quiserem esclarecer algo, se eu poder ajudar deixe um recado, até mais!

Unknown disse...

Bom dia, eu fiz a cirurgia faz 6 meses a recuperação foi ótima porem estou com vários desses sintomas e vou procurar um médico obrigada pela postagem...
Togarma Toschianni

Unknown disse...

Bom dia, eu fiz a cirurgia faz 6 meses fiz por um plano de saudade não tive muitas orientações como vejo colegas com outros médicos tem,
sinto muita fraqueza e essa semana em especial cai varias vezes li a sua postagem e vou procurar um médico... Obrigada
Togarma Toschianni

Yúdice Andrade disse...

A esta altura do campeonato, está evidenciado que os pacientes da cirurgia bariátrica se dividem em dois grandes grupos: os que não apresentam efeitos colaterais e listam apenas os benefícios do processo (conheço várias pessoas assim) e os que apresentaram algum tipo de sequela, os quais podem ser bastante severos e limitadores.
Sem dúvida que combater a obesidade é indispensável para uma vida com mais qualidade. Volto a dizer que minha experiência com o tema diz respeito ao acompanhamento do caso de meu irmão e ele sempre disse que só fez a cirurgia porque não queria morrer cedo, em virtude de seus múltiplos problemas de saúde. Problemas que, por sinal, não existem mais.
Entretanto, passados 8 anos, ele ainda tem dificuldades para se alimentar. Na maior parte do tempo não, mas há dias em que ele simplesmente não consegue comer, por causa das náuseas. Felizmente, o conjunto de problemas (um dos mais graves foi a inflamação dos nervos) cedeu.
Creio estar provado que a cirurgia bariátrica é essencial para muitas pessoas que não conseguem emagrecer de outro modo. Mas não se pode ignorar o uso às vezes irresponsável do procedimento, que é muito severo, combinando pessoas que perseguem resultados rápidos e médicos de olho em lucros. Pelos seus comentários e por tudo o mais que leio e ouço falar, percebo que ainda falta melhor esclarecimento sobre a indicação clínica da cirurgia e principalmente sobre os seus efeitos.
Compete à classe médica, penso, realizar uma campanha mais eficiente para a educação de todos.

Unknown disse...

Obrigada por este blog, também temos problemas em casa com minha irmã que realizou a cirurgia bariátrica a quase 10 anos. Toma várias vitaminas todos os dias, tem anemia mesmo tomando ferro na veia, não consegue mas produzir albumina, vive inchada, tem épocas que ela fica uns 20 kilos acima do peso só de inchaço, faz vários exames também que quase não dá alterações, vive com muito frio, mãos geladas e totalmente sem cor, alguns dias ela está bem e outros péssima, também vive vomitando... olha é muito dificil conviver com uma pessoa assim porque abala a familia todo.. gostei do blog que mostrou não é so minha familia que sofre com esse problema. Os agravantes da cirurgia são depois de muitos anos... Continuarei por aki.... Valeu...

Anônimo disse...

BOA NOITE, TB FIZ A CIRURGIA, VOU FAZER 6 MESES DIA 21 DE MAIO, SINTO UMA MOLEZA AINDA, DESDE A OPERAÇÃO, ALGUMAS VEZES MIM SINTO MAL, QDO QUERO COMER A MAIS, MAS MEU MAIOR PROBLEMA FOI VER MEUS CABELOS CAINDO, FICANDO RALO, MAS GRAÇAS A DEUS TA REDUZINDO A QUEDA, DEPOIS DOS REMÉDIOS Q O MÉDICO PASSOU, JUNTO COM AS VITAMINAS, TIRANDO ISSO MIM SINTO REALIZADA, 30 KILOS MAIS MAGRA E FELIZ.

Alex disse...

fiz a cirurgia a 20 meses agora estou sofrendo com algumas coisa como dor nas pernas e braços queda de cabelo e uma depressão horrível meus amigos falaram que era muito feliz antes da cirurgia agora estou deprimido mas com fé em DEUS vou passar por isso o pior já foi agora é psicológico abraços a vocês

Anônimo disse...

Prezados vocês que ja estão operados recomendam a cirurgia é possivél voltar a ter vida normal, comer pãozinho de sal, cervejinha, um pãozinho de queijo????rssss

Optei pela cirurgia por ter um filho de 2 anos que não consigo acompanhar em suas atividades diarias, uma mãe obsesa fica impedida de deitar no chão para brincar, tomar aquele banho de piscina, jogar bola, correr é muito triste.

Sinto dores diarias por todo o corpo, doem minhas pernas e pés, com o execesso de comida é muito comum passar mau, sentir dores terriveis de estomago, dificuldades para caminhar a ate para respirar.

Minha cirurgia esta marcada para o mês de junho, mas sinto que a qualquer tempo posso desistir de tudo!

Yudice do fundo do meu coração desejo melhoras ao seu irmão e fico pensando....ainda que com estes incovenientes de agora sera que ele prefere a vida de antes da cirurgia? O que ele comenta com vc?

Tenho uns 10 amigos operados com sucesso, estão muito bem apenas uma delas se sente depressiva por não poder comer ja os outros tem vida normal seguindo as recomendações medidas que tem uma equipe muldicisplinar.

Ficaria grata se puderem me dar dicas.

Abraços

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia há 03 anos... negligenciei um pouco as vitaminas e atualmente sinto uma fraqueza, que também pode ser confundida com a fraqueza da depressão. Para mim, sem dúvidas nenhuma foi a melhor opção: diabetes, fibromialgia, depressão, apnéia e várias outras coisas eram o que tinha antes da cirurgia. Minha vida melhorou muito. Para algumas pessoas a opção da cirurgia ainda é a melhor. Posso comer de tudo, em quantidade razoável. Certo que o prazer de sensação de saciedade não é mais o mesmo. Mas, estou feliz!!! Meu emagrecimento foi lento, e até hoje ainda emagreço. Não sofri muito com a flacidez. Tenho uma flacidez natural de uma pessoa sedentária da minha idade e não de quem fez bariátrica. Só tenho a celebrar. Boa sorte a todos. Creio que o acompanhamento psicológico é essencial além de outras terapias como a craniossacral, pilates e uma atividade física supervisionada por um especialista para o meu caso que já vinha sofrendo antes da cirurgia.

Anônimo disse...

então, li o comentario de todos voces, estou com cirurgia marcada e um pouco de medo, depois que encontrei uma mulher na farmacia de suplementos me dizendo que nao devia faze, por que sou muito nova, enfim... qual seria o melhor metodo??

Anônimo disse...

Bom dia a todos, minha mãe fez essa cirurgia a mais ou menos 03 anos, a cirurgia dela foi perfeita, com ótima cicatrização, ela não teve problema nemhum, claro que é difícil pra se alimentar, mais graças a Deus se adaptou rapidamente e hoje é uma mulher feliz e que fala com todos que querem fazer esse tipo de cirurgia que façam com fé em Deus porque foi a melhor coisa que ela fez, a vida dela mudou pra melhor, porem a alguns meses atrás ela fez exames periodicos e foi relatado uma anemia, ela esta tomando as vitaminas que a medica passou, porem esta gripando muito, sentindo as vezes um pouco de mal star, e tem dia que a barriga dela fica bem inchada, mas também tem dia que a barriga dela esta normal, queria saber se tem alguém que fez essa cirurgia e tem essas mesmas queixas que ela, e oque tem pra me dizer sobre tal fato.

Adriana disse...

Boa noite, a todos!
Este mês completo 1 ano de operada, eliminei 61 kilos e ainda continuo emagrecendo, de uns tempos para cá comecei a notar q estava tropeçando demais, mas n dei importancia até q teve um dia q cai, comecei a notar q minha perna esquerda n tinha o mesmo movimento da direita, e ontem sentada na cadeira estiquei as duas pernas e tentei movimentar os pés, mas estou sem movimento no pé esquerdo e sinto uma dormencia em cima do pé, estou muito preocupada e cada vez mais magra, alg q fez a cirurgia apresentou algum destes sintomas gostaria q entrasse em contato comigo para conversar.
Deixarei meu e-mail
aemto_@hotmail.com
Bjs e fiquem todos com Deus.

Anônimo disse...

Boa noite.
No meu caso a ciurgia foi feita há 5 anos devido a uma complicação de úlcera (estenose de piloro). Fui submetido a uma gastrectomia parcial com anastmose a Billroth II. No ano passado comecei a sentir dores constantes e de lá pra cá surgiram a falta de memória, fraqueza, formigamento de membros e fortes dores no peito no lado direito. Fiz vários ultrassons e endoscopias e a única coisa que aparece é gastrite na boca anastomosada. Alguém possui ou conhece alguém que possua os mesmos problemas? Minha saúde está cada vez pior.

Unknown disse...

DR ANDRE SOUZA (CURITIBA) ESSE PESSOA PRECISA PROCURAR UMMEDICO ESPECILALISTA EM TRATAMENTO DO EIXO HORMONAL !!!! E TODOS OS SINTOMAS VAO SUMIR E O CORPO VAI SE ADAPTAR A NOVA !!!!REALIDADE E TUDO FICA CERTO !!!!! PROVAVELMENTE O CASO DOSSINTOMAS ACIMA PODEM ESTAR RELACIONADOS AFALTA DE FERRO NO SANGUE POIS É COMUM BAIXAR MUITO APÓS A SIRURGIA !!

OBS !!! A RECUPERAÇAO TEM QUE SER SEQUIDA POR UM MEDICO ESPECIALISTA EM TRATAMENTO DO EIXO HORMONAL !!! E UM NUTRICIONISTA PARA ADAPTAR O CORPO A NOVA REALIDADE !!! AS CRINICAS COMUNS NAO FASEM UM BOM ATENDIMENTO ELESSOFORNECEM O BASICO ENTAO DEMORA MUITO PARA O PACIENTE ,E PACIENTE MESMO !!!PARA ESPERAR TANTO TEMPO POR FALTA DE INFORMAÇAO !!!!MINHA ESPOSA FEZ A SIRURGIA E ESTA MUITO BEM !!!MAS O INICIO NAO FOI NADA FACIL !!! MESMO QUE VOCE ESTEJA BEM MESMO ASSIM TEM QUE SER ACOMPANHADOPOR UM ESPECIALISTA PARA NAO SER SURPREENDIDO NO FUTURO POR ALGO DESAGRADAVEL.

PROBREMAS QUE MINHA ESPOSA TEVE...APOS A SIRURGIA (BARIATRICA)
1 ANEMIA (FALTA DE FERRATINA..FERRO NO SANGUE
2 DORES NO CORPO
3 PALIDEZ NO ROSTO
4 CANSAÇO EXTREMO
5 CAIMBRAS
6 FALTA DE APETITE
7 BAIXO NIVEL DE VITAMINA B1 E D
8 QUEDA DE CABELO (NORMAL)
9 UNHAS FRACAS E QUEBRADIÇAS
10 DORES NOS OSSOS
11 DOR DE CABEÇA DE TEMPOS EM TEMPOS
12 CORAÇAO ACELERANDO QUANDO FAZIA MINIMO ESFORÇO FISICO
13 ESQUECIMENTO
14 VONTADE DE COMER GELO OU TERRA !!! A FALTA DE FERRO NO ORGANISMO PROVOCA ÉSSA REAÇAO

MAS ACREDITE !!!! VALE A PENA MINHAESPOSA É OUTRA PESSOA !!! GANHEI UMA ESPOSA MAIS FELIZ E MUITO MAIS LINDA !!!LEMBRE-SE NESSA VIDA NAO EXISTE ALMOÇO GRATIS ..EMAGRECER COM SIRURGIA TEM QUE S ESTAR COMPROMISSADO E PREPARADO CONSIGO MESMO PARA PAGAR O PREÇO E ENFRENTAR OS SINTOMAS PÓS SIRURGICOS !!!
SE É SEU SONHO VA EM FRENTE CONSIDERE OS RISCOS E SEJA FELIZ !!! MINHA ESPOSA É OUTRA MULHER E EU SO O MARIDAO APAIXONADO POR ESSA MODELO QUE ESTOU CASADO !!!FUIII

deivid santos leite disse...

Estou apreste a fazer a redução de estômago gostaria de saber se vale a pena sim ou não .

Yúdice Andrade disse...

Caro Deivid, ninguém chega a uma cirurgia dessas a troco de nada. Ainda mais se todos os requisitos foram realmente cumpridos, trata-se de uma necessidade.
Pelas experiências que conheço, para quem realmente precisa, vale muito a pena. Meu irmão ganhou novas oportunidades. Vários conhecidos meus ganharam qualidade de vida. A saúde de todos melhorou. Com todos os percalços que surgem, ainda acho que todos esses que conheço, se voltassem no tempo, fariam a cirurgia novamente.
Boa sorte na sua. Saúde.

Unknown disse...

So um conselho pq vc n tenta o balao para ir se adptando? Hj ja tem o de 1ano ai vc pode ver como fica pois a reduçao e uma ida sem volta e o preço e carissimo.

MGLP disse...

Boa noite, fiz a cirurgia há oito anos, pesava 94 quilos, perdi 40, hoje já engordei 30, tve pequenos probelmas, mas meu maior problema é com a cerveja, que tenho vontade beber todos os dias, ou seja acho que virei alcoolotra depois da cirurgia, TENHO ALGUMAS CARENCIAS NA VITAMINA D, E TIVE ANEMIA, MAS, já me recuperei, só não sei se consigo deixar de beber, preciso da ajuda de vcs, se alguem tem passado por isso, quase já voltei ao mesmo peso, tenho problemas com excesso de gases, por isso muits dores no abdome. obrigada a todos.

Yúdice Andrade disse...

Cara MGLP, a cirurgia bariátrica é muito complexa e curiosa. Por mexer com um sistema tão amplo, provoca uns efeitos curiosos no organismo, de modo que eu não me surpreenderia se essa necessidade de álcool fosse mesmo um efeito colateral, talvez uma tentativa do organismo em repor algum tipo de nutriente. Mas também pode ser apenas o reflexo de alguma necessidade emocional.
Não seria responsável ficar especulando, ainda mais não tendo qualquer conhecimento especializado. Diante da grande mudança de vida que essa cirurgia provoca, recomendo enfaticamente que procure acompanhamento psicológico, tão necessário como coadjuvante da cirurgia. E boa sorte.

Henrique disse...

Minha esposa não fez a cirurgia e padece da Encefalopatia de Wernicke após ter colocado balão bariátrico. Foi, aparentemente, medicada em tempo com Tiamina. Mas já faz mais de um ano e ela ainda tem falta da memória recente e completa falta de equilíbrio. Está medicada com Benerva, Procimax, Acido Folico, Lamictal, Faz Fisioterapia, Ecoterapia. Não tem melhorado. Por favor como ajuda-la mais. Alguém pode me ajudar .


Célia Souza disse...

Bom dia, fiz a cirurgia bariátrica em outubro de 2011, eliminei 32 kgs, vomitei muito pouco, graças a Deus não sinto nada; fazem 03 anos que comecei a perceber perda de audição do ouvido esquerdo, procurei vários profisionais na área e nenhum associou a cirurgia por isso não posso dizer q é consequencia da bariátrica, agora o caso está se agravando, já perdi 70% da audição do mesmo lado, (acho até que é da idade, 57), meu único problema é que não consigo beber água gelada, mas, a cerveja quanto mais gelada melhor, não me considero alcoolatra, pois já tomava cerveja antes e não aumentei dias nem qtde para ingerir; como muito pouco mas abservo que meu organismo pede por doce, isso me deixa com medo de engordar, conheço pessoas que já estão com quase o mesmo peso de antes. deixo uma pergunta: Será que esse problema de audição não é mesmo consequencia da bariatrica? lendo a reportagem a cima fiquei na dúvida. estou fazendo tratamento, vou conversar com o médico outra vez. Mesmo assim, se necessário tornaria a fazer a bariatrica, me livrei de muitos problemas.

Anônimo disse...

Meu marido fez a cirurgia by pass , algum de vocês tb ? Vocês sofrem com um hálito desagradável que tb sai pela respiração? Alguém conseguiu uma forma de evitar?

Unknown disse...

Oi eu fiz a bariatica a 4 anos, hj sou tudo que eu sempre sonhei MAGRA, mas concordo plenamente com o que li ai para cima, vivo com anemia sinto fraquezas,falta de ar as vz e muito esquecimento nunca mais tive a disposição que tinha antes isso é fato....fazer ou nao fazer redução isso é a realização de um sonho di gordo mas consequencias tera para o resto da vida a minha é CAPELA de grampo com anel, mas sou feliz me acho linda meu marido tbm mas cabelo nao cresce unha entao curta e fraca, mas foi uma opção minha to pagando o preço, fico adimirada qdo leio alguém dizer que nao sente nada, trabalho com medicos em posto de saude e o conselho que tive dos meus amigos profissionais na epoca é que eu nao deveria fazer.....nao ouvi e fiz assim mesmo, mas uma vida sadia normal nunca mais !

Unknown disse...

Estava procurando uma resposta para um problema do meu esposo e me deparei com esse post. Ainda dentro do assunto porém com outra "reação pós cirúrgica"... Preciso ajudar meu esposo q fez a cirurgia a menos de 4 meses já eliminou 34 kg porém seu psicológico não eh o mesmo. Vive nervoso brigando estressado, parece que esqueceu de todas as coisas maravilhosas q estão acontecendo cm ele, está emagrecendo se sentindo mais disposto vai a academia está realmente vivendo! Mas por outro lado se eu lhe responder por menor que seja a questão pronto! Eh briga! Venho procurando opiniões e possíveis casos semelhantes pra poder ajuda lo pois me recuso a acreditar q ele esteja só por motivos de convivência. Ele não era assim, não agia assim, mas agora parece q seu controle emocional esta a zero!

Tete e Sophia disse...

Gente me solidarizo com praticamente todos os comentários...
A obesidade é uma doença e como em todo tratamento você toma remedio para uma coisa e pode acabar prejudicando outra. Fazer a redução é apenas a ferramenta para emagrecer MAS se não for bem utilizada não vai funcionar direito e lá na frente começa a dar muitos problemas.
É uma desnutrição acelerada, vejam se é uma desnutrição a gente sabe que vai dar problema...
Eu fiz a minha em 2003, nos primeiros 3 meses parecia que usava shampoo de laranja pq o cabelo ficou um bagaçu, depois eles ainda não felizes com o quebradiço resolveram cair e não "caiam" SIM despencavam aos montes...mas o tal principio da novidade a magreza a tão sonhada nova vida não vê esses problemas vê somente o nr menor de calça a descoberta de ossos no corpo...dae muitos relacionamentos mudam pq vc ali com tanta novidade....
Se estamos perdendo rapido e nos desnutrindo claro que teremos que repor com vitaminas e tantas outras coisas....

Tete e Sophia disse...

Li sobre a mudança da pessoa no relacionamento...
Tenho 12 anos de operada e vi muitosss casossss
Bom hoje o obeso só se sente a margem de tudo e começa a emagrecer e se conhecer e se gostar e se abre pro mundo e começa a olhar pro lado e descobre que pode ser desejado, amado..coisa que acontecia antes mas ele não se permitia...então arruma um amor...mas passa o tempo e descobre que o problema não era a falta de ser amado...como depois que emagrece tb descobre que era comer que gostava era comer que lhe dava prazer;;;
Tem aquele que é casado(a) e depois de magro quer voar ver coisas novas e o parceiro não consegue voar junto, ou ainda vem a insegurança do parceiro...tem muita coisa em jogo mas o psicologo é o caminho..

Tete e Sophia disse...

Emprego e tantos outros conhos a gente começa a realizar depois de magro mas não é pq operou é pq a cabeça começa a pensar e se permitir porém quando se descobre isso passa a perder o interesse em outras coisas.
O grande erro de todos é achar que esta bem e não tomar vitaminas e procurar o profissional para te ajudar...

Anônimo disse...

ola a todos, me chamo Leonardo, vou tentar contribuir:

Em 1º lugar devemos lembrar que existe um fator psicológico em desequilibrio. Meu irmão fez a cirurgia Fobi Capela há 10 anos, hoje ele depende muito do álcool. Não diria alcoolatra, mas perto disto.
Eu fiz a cirurgia há 8 anos, hoje estou com 35 quilos a menos que no dia da cirurgia.
eu não tive nenhum acompanhamento psicológico. Equipe medica só me passou 1 vez com psiquiatra pra me dar o atestado pra cirurgia.

Em 2º lugar depende da técnica utilizada. A minha técnica (duodenal switch modificada) ja não é mais usada pelo médico que me operou (atualmente ele faz apenas a gastroplastia vertical) De repente ele descobriu que uma tecnica mais simples tem menos efeitos colaterais, não sei.

3º) Vou relatar os meus problemas: (se alguem fez a tecnica de santoro, scopinaro ou duodenal switch gostaria de saber se aconteceu o mesmo)
pedra na vesicula depois de 1 ano de cirurgia - (como se fosse areia) sumiram as pedras depois de 2 anos.
pedra nos rins - eliminei sem cirurgia depois de 2 anos
esquecimento - acho que tenho uma certa dificuldade de memória - sinto dificuldade em lembrar nome de pessoas (tipo em vez de falar na hora o nome, tenho que pensar e o nome vem
a mente depois de uns 10 segundos)
dor muscular - principalmente no braços
unhas mais fracas que antes da cirurgia
diarreia ao comer comida muito gordurosa
dor de cabeça ao comer chocolate ou bebida alcoolica
mal estar imenso ao tomar leite (iogurte tudo ok)
deficiencia de vitamina D

4º) eu sinto que para resolver meus problemas vou precisar de: DISCIPLINA e FORÇA DE VONTADE para fazer a dieta certa com algumas restrições (como por exemplo retirar alcool, leite, gordura e chocolate).
E o principal que eu nao fiz até agora: ATIVIDADE FÍSICA.

5º) Para quem acompanha o blog e nao fez a cirurgia e pensa em desisitir: NÃO DESISTA. Pesquise bastante seu médico e tenha um bom acompanhamento psicológico (que eu não tive). Eu fico pensando como eu estaria agora sem ter feito a cirurgia e com pressão alta, gordura no figado e colesterol nas alturas.

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia em 2009, e foi um sucesso!! Emagreci 39 quilos e vivi os melhores momentos da minha vida. Como a maior parte das pessoas, parei de frequentar as reuniões e consultas com a psicologa.
Hoje, ja engordei 24 quilos e sei que estou no final da linha de perder minha cirurgia. me tornei alcoolatra. Bebo em torno de 10 latinhas de cervejas por dia ou uma garrafa de vinho e mais algumas cervejas.
Tenho consciencia hoje, de que a cirurgia não é um milagre. É preciso que se tenha disciplina e força de vontade. Hoje, corro atras do prejuizo, mas não tenho força de vontade e aí, TUDO fica mais complicado.
Se vc pretende fazer a cirugia, NUNCA, JAMAIs deixe de frequentar as reuniões e consultas com a psicologa! É FUNDAMENTAL para o sucesso!
Deus nos ajude

ROSELI disse...

Olá, yudice. Morro de vontade de fazer bariátrica, mas gostaria de fazer a sleeve, porém o médico disse que ele não faz sleeve e somente a byppas. Sinceramente tenho medo!!!! Ouço muitas histórias, geralmente depois de um ano. Tenho 90 kilos e 1:61. Quero perder somente 25 kilos. Yudice, Sinceramente o que tu achas com a experiência com seu irmão e os internautas aqui. Achas que devo ignorar tudo o que dizem e ir em frente ou não. Tenho vontade e estou certa que quero fazer cirurgia, mas tenho medo Dr sequelas para resta da vida. Adorei ler o participar. Um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

Artigo muito bom, estou com 3 meses de gastroplastia e começo a senti esses sintomas: esquecimento e alguma alteração motora, nada que atrapalhe o dia a dia, mas é diferente de antes, contudo não me arrependo em nenhum momento de ter feito a redução de estomago.
A minha vida agora é outra em tão pouco tempo.

RG disse...

Olá boa tarde!

Operei a 2,5 anos emagreci mais de 50 kg, minha cirurgia foi um sucesso, não tive episódios de vômitos, desmaios, fraqueza. Os exames de sangue sempre deram tudo ok. Infelizmente a uns 8 meses, venho sentindo os seguintes sintomas:

* Ferroadas e formigamento por todo o corpo
* Dores nos ombros e peito
* Me sinto exausto o tempo todo
* Dores de cabeça

Os sintomas variam o tempo todo e as vezes, vários ao mesmo tempo.

Já fiz vários exames e nadaaa.... Agora por ultimo estou fazendo uma ressonância....

ALGUEM SENTINDO ALGO PARECIDO!!! ????

Anônimo disse...

Olá pessoal, adorei o blog. fiz a ciriurgia faz 6 anos (duodenal swift modificada), emagreci 51 quilos, não tive vomitos constantes.. acho que foi uma vez.. meus exames até uns dois anos atrás era excelente, porem lendo o que foi postado, sinto a memoraria fraca, esqueço nomes...não tenho muita disposição ., tenho anemia e tive que tomar noripum injetavel varias vezes. Sinto que não tenho mais aquela força para a vida.enfim temos que ficar cientes do que comemos, pois se não nos alimentarmos corretamente teremos varios problemas futuros! saúde para todos!! marlene_scardoso@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Operei há 6 anos e acompanho de perto a situação de muitas pessoas que operaram. Fui muito feliz com a cirurgia. A maioria das que operaram com o mesmo médico que eu estão bem. Não atribuo tanto à cirurgia em si, mas ao acompanhamento. Temos que ter consciência que precisamos tomar mais cuidados em todas as áreas. Temos que cuidar do físico e do psicológico. Tomar vitaminas, ferro na veia se necessário, alimentar adequadamente, mastigar exaustivamente... tudo isso faz parte da nossa vida e posso dizer: compensa!

Sei que muita gente passa mal de verdade por problemas alheios ao seu controle, mas a grande maioria atribui à cirurgia fatores que dependem exclusivamente do seu comportamento. Não se alimentam direito, não tomam vitaminas, não se exercitam, não mastigam corretamente, descontam problemas nos doces e gordices de todo tipo... atribuem qualquer problema à cirurgia, sendo que temos que levar em consideração que, com a idade e o stress todos estamos sujeitos a dificuldades com a memória e dores diversas.

Essa cirurgia não é para todos. É apenas para quem tem disciplina e consciência de que não há nada de graça. O benefício é enorme, mas há um preço a pagar: seguir as regras. Infelizmente muitos querem resolver todos os problemas da vida de gordinho mas comendo da mesma forma de antes e sendo sedentário.

fadua disse...

por favor me ajudem !!! eu fiz uma cirurgia de estomago a 28 dias e estou na dieta magra fui liberada para comer pequenos pedacinhos de algumas coisas em pequenas quantidades! só que eu sinto um gosto horrivel na boca, sinto muito enjoo e meu humor esta mudando, tem sido muito dificil passar esses dias sem comer, por mas que eu veja resultados. estou um pouco abalada. o que fazer nessa situação? alguem ja passou por isso? demora para passar o que estou sentindo?

Unknown disse...

Cristina eu tb não sinto nada.Mas acredito que as informações se fazem necessárias. Independente de serem positivas ou negativas. E não vejo está matéria como negativa e sim como fonte de informação para algumas pessoas.

Isabel Brito disse...

Fiz a cirurgia a 8 anos e voltei a engordar(ñ cheguei ao peso que tinha antes memos mal)mas tenho umas crises de vomito e depois simplesmente apago,durmo profundamente por mais 1h ou 1:30min.Alguém pode me explicar o que é isso?Obrigada!

Isabel Brito disse...

Eu passo pela mesma situação!anemia e fraqueza!comecei a comer porções de castanhas(cajú,amendoim,pistache e castanha do pará)elas me dão energia pra aguentar um dia puxado!saúde sempre!😉

Mirian disse...

OLÁ, MEU NOME MIRIAN FIZ A CIRURGIA BARIATRICA HA QUASE SEIS ANOS,EMAGRECI 40 QUILOS E SE NÃO ME CUIDO SINTO QUE VOLTARIA A SER OBESA,POÍS A VONTADE DE COMER AINDA É A MESMA!
MINHA SAÚDE, HÁ MINHA SAÚDE! COMPLICADO ME SINTO COM MAIS DE 80 ANOS TENHO DORES FREQUENTES PELO CORPO, PERNAS E PÉS,UM CANSAÇO ABSURDO SEMPRE O TEMPO TODO,NÃO TENHO LÍBIDO ALGUM,DORES DE CABEÇA FREQUENTE,INFECÇÃO DE URINA QUASE SEMPRE ACOMPANHA DE CORRIMENTO,OUVIDO QUASE SEMPRE ENTUPIDO ENTRE OUTROS PROBLEMINHAS DIÁRIOS.FOI UMA DECISÃO MUITO PRECOCE DA MINHA PARTE,ACHO QUE EU DEVERIA TER PROCURADO AJUDA DE OUTROS PROFISSIONAIS E EMAGRECIDO COM OUTROS MÉTODOS,MAIS MESMO ASSIM COM TODOS ESSES PROBLEMAS QUE SURGIRAM E SEI MUITOS AINDA SURGIRÃO NÃO ME ARREPENDO NEM UM POUCO, HOJE AOS 36 ANOS SOU MAIS FELIZ ESTÉTICAMENTE FALANDO,ME SINTO MAIS MULHER, MUITO MAIS FEMININA E MUITO MAIS ADMIRADA E AMADA. PESSOAS QUE SOFREM DE OBESIDADE SÃO CONSTANTEMENTE DISCRIMINADAS E VISTAS COMO COISA E NÃO COMO PESSOA,COMO UM SER HUMANO!

DEIXO AQUI MEU FORTE ABRAÇO Á TODOS!

Anônimo disse...

Eu vou fazer 2 anos agora em abril de 6 meses pra cá comecei a me sentir deprimido no começo era uma vontade louca de Malhar mas agora ando muito desanimado apesar de não sentir nenhuma dor ,mas não tenho ânimo sinto muito sono e preocupação com o trabalho ,preciso reagir sinto nada como de tudo um pouco não engordei mas pra quem começou num pique de 100% decexercicio e caiu pra zero acho que é falta dessa vitamina A única coisa que me absrinou foi o sexo fiuei tanto tempo sem ver a minha virtude que hoje me espanto de deixar dou 4 minha mulher corre de mim kķkk

Lia disse...

Li qse todos comentários...
Bom fiz a Bariatrica dia 02/12/2015
Pouco tempo né?
Um mês e pouquinho.
Tô bem, emagrecendo...
Enfim
Mais c Mta fraqueza ainda, desanimada
E agora tô me sentindo mto enjoada.
Comida 0, não consigo.
Os enjoos batem e eu largo Qq coisa Q eu tento comer
Tá complicado
E olha
Lendo certas coisas aqui confesso
Me arrendooooo

Namorada aflita disse...

Meu namorado fez a cirurgia bariátrica há quase 2 meses ele está comendo melhor agora mas está muito irritafo. Gostaria de saber se este pode ser um sintoma da cirurgia ou pode ser por conta da vesícula que está com pedra.
Tenho também muita preocupação com o índice de suicídio que li nos operados desta cirurgia
Alguem pode me ajudar ?
A clínica que ele fez da pouco amparo e ele acha que não há necessidade de psicólogo
Elisa

Angelica disse...

Quero dar mina contribuiçao pq acho importante todas as opinioes, nao podemos generalizar que é uma cirurugia boa ou ruim, ela nao é magica e o ser humano é diferente um do outro, dai as inumeras opinioes divergentes aki.
Eu operei em ago/2008 - fiz a plastica em 2010 e hj vivo minha vida como jamais teria vivido enquando fiz de minha gordura um escudo protetor pra NAO VIVER e não assumir meus atos, tudo colocava a culpa na gordura... minha aparencia era o motivo de não ser feliz... HOJE sou feliz pq reagi, fui a luta, tenho algumas limitaçoes de vitamina, mas minha saude esta bem melhor do que qdo estava proxima a uma esteatose hepatica. Enfim as pessoas devem, assumir a cirurgia e procurar melhorar sua situação como operados. Considero minha cirurgia um sucesso e minha vida melhorou em 90% - oq falta e culpa so da cabeça que nao acompanhou rss - beijos em todos

Unknown disse...

Bom, eu fiz a redução de estômago quanto tinha 27 anos, praticamente um ano depois da cirurgia eu tive minha primeira convulsão, ha 2 anos tive uma segunda e hoje, 21.01.2016 tive a minha terceira e mais preocupante, pois eu saí na rua a pé andei por 3 quadras e desmaiei com uma convulsão.
Acordei sem saber onde estava e como havia parado lá, pessoas me ajudaram, samu me atendeu e fui ao hospital.
Comecei hoje mesmo a pesquisar e dei de cara com esta matéria, sinto praticamente todos os sintomas que estão acima descritos.
Amanhã estou marcando médico para fazer os exames e ver se realmente é isso que está causando as convulsões, tremor, recentemente tive que mandar fazer um óculos pois estou com a visão duplicada.
Muito obrigado por compartilharem essas informações, assim que eu tiver o resultados dos exame volto aqui para dizer, mas pelo menos aos sintomas que tenho, tem tudo pra ser isso.

Abraço e novamente muito obrigado pelas informações.

Anônimo disse...

Com a cirurgia vem um emagrecimento excessivo e perda de nutrientes e líquidos orgânicos. Com isso aumenta de forma progressiva a possibilidade de transtornos psiquiátricos, como depressão, síndrome de pânico, etc.. Portanto recomendo a consulta a um psoquiatra. Um amigo desenvolveu um transtorno e chorava, sentia medo, dor cardíaca, etc... Fez um tratamento com antidepressivo, hoje frequenta academia e trabalha, tem vida normal

Rosangela Lima da Silva disse...

Também fiz a cirurgia a 5 anos. Tenho 52 anos e livrei me de + ou - 45kg, fiz a cirurgia por questões de saúde, mas como alguns relatos tbm sinto dores horríveis pelo corpo sem que ache a solução, faço reposição de vitaminas além de tomar o suplemento. VC tem 20 anos, se vai fazer a cirurgia acho q quanto mais cedo melhor, pois no meu caso tbm preciso fazer reposição hormonal aí a coisa fica mais complicada.

Unknown disse...

Olá,meu nome é Cibele e fiz minha cirurgia em 2009,(gastrectomia parcial,com grampeamento do estômago,anel e isolamento do início do intestino,)emagreci 38kg dos quais recuperei 12.Hj sinto dor de cabeça esporadicamente,muita dor por todo corpo,cansaço(vivo cansada),meu cabelo e unhas são muito fracos e caem/quebram,intolerância a alguns alimentos(queijo,iogurte e leite)derivados,me sinto muito gorda,não fiz nenhuma plástica,e ainda assim,se tivesse que fazer,faria tudo novamente.Obs:Se gordinho fosse disciplinado,não seria gordinho,certo?Sou falha com as vitaminas e abandonei o tratamento,agora estou correndo atrás do prejuízo..
Boa sorte com o seu irmão e a todos que farão ou fizeram a cirurgia.

Maria das Gracas Dias Alves disse...

Li e reli os comentários existentes no Blog, no qual em nada me surpreendeu. Tenho 10 anos de operada, perdi 68 kgs; fiz 8 cirurgias de reparação e hoje posso me olhar no espelho com uma dignidade. Confesso a vocês que se houvesse conhecido tantos depoimentos,não teria realizado, imagino que o sofrimento da dieta seja infinitamente menor que o da perda de peso, por um preço alto. Hoje busco o brilho que tinha no olhar a vivacidade da alma. Esta cirurgia é tão agressiva que além de tirar seu peso, leva embora seu brilho da alma. Não sorrio mais como antes, estou sempre deprimida e sensível a qualquer situação; Muito é o desejo de beber. Mesmo hoje depois de me submeter a 08 cirurgias de reparação me sinto defeituoso. Há Ela também tira seu viço, seu cheiro, sua determinação, porque você se torna pessoa limitada. Afirmo porque tenho vários amigos que fizeram a cirurgia e teem a mesma leitura. Por fim relato a todos que em abril/2015 quando fui fazer a retirada do anel, por vontade própria, mesmo tendo resistência do médico que me operou, deparei com a escada da morte porque o que seria um procedimento para ocorrer em minutos, sobrevivi por estar num Hospital de grande porte e ser sido transferida com urgência para o Centro cirúrgico, pois foi verificado que o anel estava necrosado no meio esôfago, tendo sido feito uma cirurgia que durou 5 horas e meia.
O que me espanta é que até hoje não sabemos os transtornos que vamos ter que conviver, pois nada foi ainda esclarecido; "só estudos comprovam..." nada mais. Tenho hoje anemia, fraqueza, fadiga, nervosismo, intolerância, queda de cabelo (uso Mega-hair) unhas quebradiças, pele envelhecida, pouca visão, momentos contínuos de tristeza, um custo mensal de quase mil reais com medicamentos alopáticos e manipulados para manter equilíbrio de taxas que eu mesma não sei até quando poderei bancar, digo sem dúvidas: esta cirurgia resolveu o problema do peso, mas criou inúmeros outros.

Anônimo disse...

Eu operei faz onze anos. Perdi 36 kg e hoje estou com 25 kg a mais.o meu maior problema é diarreia constante. Vivo a base de imosec. Não sei mais o que fazer

Unknown disse...

OLÁ BOA TARDE, FIZ A MINHA CIRURGIA NO MÊS 09/2015, DESDE ENTÃO TENHO FRAQUEZAS, SUOR FRIO, EXCESSO DE SUOR, MUITO SONO, VISÃO TURVA OU DUPLA, INDISPOSIÇÃO.....
NÃO SEI SE POSSO DIZER QUE ME ARREPENDI, MAS QUE OBTIVE MAIS PROBLEMAS DO QUE QUANDO EU PESAVA 120KG, ISSO COM CERTEZA EU TENHO...
E OS MEDICOS NÃO ACHAM O PROBLEMA, MEUS EXAMES DÃO TODOS OK ....JÁ FIZ MAIS DE 40 EXAMES E NADA, SOMENTE AS NUTRICIONISTAS E ENDOCRINOS, POR NÃO SABEREM O QUE ME FALAR, ME ENCAMINHAM PARA TERAPIA, ESSA QUE JÁ FAÇO A APRIXIMADAMENTE 4 MESES ....
PRECISO DE AJUDA, NÃO TENHO VIDA MAIS.... NÃO CONSIGO TAREFAS BÁSICAS, COMO IR A FEIRA, AO MERCADO, NÃO CONSIGO DIRIGIR .... ME SINTO MUITO FRACA !!!
TOMO VITAMINAS DIARIAMENTE, ME ALIMENTE CORRETAMENTE, NÃO SEI ONDE ESTÁ O ERRO.
AS NUTRICIONISTAS MODIFICARAM MINHA DIETA MAIS DE 5 VEZES CHEGANDO A ME ALIMENTAR DE 1/1 HORA .....
SE ALGUEM, PUDER ME AJUDAR, EU SEREI GRATA ETERNAMENTE

MARCÃO disse...

Olá, li boa parte dos comentários e verifiquei que está faltando a discriminação da cirurgia, os comentários se resumem em dizer apenas "bariátrica", acho que deveriam ser mais específicos, é uma sleeve, um bypass, porque as cirurgias produzem efeitos colaterais diferentes, a sleeve por exemplo, não causa tanto efeito colateral, pois os intestinos são preservados, ela apenas reduz a capacidade do estomago, um pouco de tontura no início no máximo, fiz a sleeve e me sinto muito bem, tenho 40 dias de operado e já estou malhando e nadando todos os dias, sem problema. Acho que quem quer se submeter à cirurgia tem que pesquisar bastante primeiro, pois a realidade é outra, só um exemplo, quando saí do hospital e fui para o hotel e olhei para o frigobar repleto de bebidas, doces, biscoitos, chocolates, batata frita, todo aquele aparato já tradicional dos quartos de hotel, senti que naquele momento "a ficha caiu"...aquele prazer maldito de pegar uma gelada, abrir a pringles, sentar na varanda e curtir a paisagem, estava muito distante da minha realidade que se resumia em 25 ml de agua, sucos e agua de côco,a cada 30 minutos. Voce que vai se candidatar à cirurgia tem que estar preparado para esses sacrifícios, não adianta fazer a cirurgia e esperar um milagre, ela serve apenas como um empurrão pra voce revolucionar a sua vida. Felicidades para todos.

MARCÃO disse...

Para o amigo anônimo que usa imosec, passe a usar o simfort, muito melhor, vai te ajudar muito...

Unknown disse...

Minha mae fez essa cirurgia mais não pra emagrecer fez pq foi descoberto um câncer na estomago e teve que fazer a bariátrica pra remover todo esse câncer e a doença foi tatolmente retirada e ela esta com todos esse sintomas e muito triste e difícil vê lá assim pq antes da cirurgia ela era uma pessoa normal e hoje não vai passar por psiquiatra to tomando remédio pra depressão suplemento alimentar e complexo de vitamina B1 não vejo a hora dela melhor e ficar bem como antes pq não esta fácil ver ela assim estamos sofrendo muito com tudo isso mais se deus quiser ela vai sair dessa

Anônimo disse...

Fiz a crirugia bariatrica ha 7 anos, um bypass gastrico com anel. a tecnica nao importa, porque com o passar dos anos, os sintomas apos cirurgia sao iguais... portanto, bypass, sleeve ou outra, e igual, porque sao cirurgias que mexem com tudo...

Eu fiz, mas antes quis saber dos pros e contras, informei-me junto da minha equipe medica, estive on line e presencialmente com pessoas que ja tinham feito, que me falaram do bonito e do feio da cirurgia... eu quis saber por eles, e nao pesquisei na net... e ha 7 anos, nao havia a informação que ha hoje, como o Facebook, Blogues, que por vezes, teem boa informação, e por vezes, teem má informação.

O médico tem o dever e obrigação de dizer tudo, assim, como o Doente tem o dever e obrigação de se preparar e informar junto deles.

Eu fiz uma lista de duvidas, receios, etc, e levei sempre nas consultas.

Não me preocupei se ia beber, comer, etc... sabia das proibições, da queda de cabelo, do problema de visao (ja tenho Glaucoma apareceu me com 15 anos, e apos a bariatrica melhorou), do problema de vitaminas, do problema das unhas, do problema de memorização, etc, etc....

Sei e digo a muita gente, mas ninguem quer saber, porque estao num desespero que nao ouvem, que se o medico comenta, nao ouvem bem, depois culpam o medico e as tecnicas, os medicos e as tecnicas nao teem culpa...

Somos Obesos Em Tratamento, como os Alcoolatras....

Temos sempre que ter um acompanhamento medico para o resto da vida, fazer analises regulares, injectar vitaminas pela comida, pelo Sol, a vitamina D é o Sol..., para além dos suplementos vitaminicos que temos que tomar, uma reeducaçao alimentar para o resto da vida, sao mudanças de habitos para sempre....

Fiz so uma cirurgia plastica que nao correu bem, com a ajuda dos meus medicos, consegui viver com as minhas peles e vivo bem.

Nao vivo em depressao, nao vivo no ginasio, tenho regras, horarios, cumpro tudo, saio e levo a minah alimentaçao para todo o lado, janto fora, mas sempre saudavel, nao bebo alcool, estamos proibidos para o resto da vida, nao bebo nada com açucar, como poucos doces ou nenhuns, poucos fritos ou nenhuns, faço caminhadas grandes....

Mudem é a relação que teem com a comida... informem-se bem... antes da bariatrica, encarem uma nova vida com alguns NÃOS... mas uns NÃOS SAUDAVEIS....

Anônimo disse...

Fiz cirurgia bariátrica com bypass em set/2009; hoje em abril de 2016 e com 54 anos e menos 40 kg do que tinha antes, nada de quixas. todo ótimo como na grande maioria dos submetidos a esta intervenção. è muito triste saver que nem todos podem falar o mesmo, porem, quando decidimos fazer, o medico nos avisa (ou deveria) de todo o que se está falando neste post e outras tantas possibilidades de problemas, alem disso, na internet podemos conseguir muitas informações. Eu sempre recomendo o processo como sendo ótimo. A grande maioria dos operados não temos problemas.
Gabriel

Unknown disse...

Ola! Fiz a cirurgia dia 8 de setembro de 2015, meu pos foi super tranquilo, mais depois que a nutricionista liberou a comida em si passava muito mal no comeco, ate os tres meses nao vou dizerq foi piores dias mas nao foram tao bons. Kkkk hj com 7 meses ainda sinto mal star, suando ffrio as vezes, dornencia nas maos e pe, fraqueza as vezes, tontura, mais se me perguntarem se estou arrependida aresposta e imediata... NAO, nunca... faria tudo de novo se fossepreciso, foi a melhor coisa que fiz na minha vida apesar dos contratempos. Muiyo feliz

Unknown disse...

Olá, amigos!!!
Meu nome é Tereza e sou "caloura" em Cirurgia Bariátrica Sleeve, tenho hoje (7 de julho de 2016) menos de 3 meses de operada :-)))))
Li com bastante atenção os comentários de vocês e, confesso que apesar de muito feliz por ter operado, eu me identifiquei MUITO com alguns dos sintomas pôs operatórios apresentados. Eu ainda sinto náuseas, enjoos, fadiga ( cansaço excessivo sem ter feito o mínimo esforço) e queimação no estômago. Graças aos Céus, semana que vem completo 3 meses de operada e farei endoscopia e exame de sangue porque meu médico já disse que eu estou bem, porém, estou com medo de haver algo errado.
Yudice: parabéns pelo blog; muito legal mesmo.

Unknown disse...

Gente alguem ja ouviu fala sobre reversao pq o estado de algumas pessoas sao muito dificieis

Unknown disse...

Olá, Amigos!!!!
Hoje faço 3 meses de cirurgia e graças a DEUS meu longo exame de sangue e minha endocospia estavam NORMAIS!!! Quero mencionar um aspecto de meu POST ANTERIOR que espero poder ajudá-los. Fiz a cirurgia SLEEVE e com apenas 2 meses de operada eu chorava de dores horríveis nó comecinho do estômago, náuseas e uma fraqueza infinita. O problema é que eu simplesmente (por causa das dores e do desânimo) parei de me alimentar ( a comida NÃO passava) e beber líquido. Acabou que dia 12 de julho, terça-feira eu fui ao consultório do médico fazer Endoscopia e Exame de Sangue e de lá já fui direto para o hospital ser internada com desidratação grave!!!!
E o pior é que lá no hospital eu comi até comidinha solida (claro que pouquinho, porém, comi), comi fruta, pão e NÃO senti desconforto e dor alguma. Sei que vários podem dizer que era porque eu estava medicada e tomando soro, claro, concordo com isso porém: eu assumo que deveria ter insistido em pequeníssimas porções de alimentos porque por medo, dor e insegurança, quase coloquei minha vida em risco.
Hoje, dia 14 de julho, já estou fortalecida, sai do hospital muito feliz ( minha fisionomia e outra) e aprendi a lição: DEVO comer um pouquinho de cada vez e ingerir MUITO líquido.
Desejo a TODOS os AMIGOS do grupo muita saúde, recuperação plena, paz, amor, felicidade e lembrem-se: Vocês são MAIS FORTES do que vocês imaginam.
Um abraço,
Tereza

Anônimo disse...

Eu sou Teresa fiz a redução em 2010,por ser diabética perdi 28k e continuo dentro do resultado previsto,no inverno engordo uns três k e no verão os perco claro que tenho carência de vitamina principalmente a D tomo Adera7000,me sinto bem e feliz.

Rosalia Conceição dos santos disse...

Yudice parabens pelo blog, me ajudou muito! Meu nome e Rosalia tenho 43 anos.Em relaçao ao que vc postou realmente, segundo meu medico,a pessoa que faz a reduçao cadaYorganismo vai reagir de um jeito, uns tao felizes com saude e outros nao,ha 1 ano passei a ser vitima de todos esses sintomas que vc os cientistas alertaram,fiz a reduçao em 2009 e sempre Seguir as orientações, porem, adquiri uma anemia persistente, vomitos, diarreia,depressao, falta de apetite sexual, deYudice.Mes de julho tive edemas fiquei internada quase 1 mes descobriu que a albumina tava baixa, as proteinas, estava desnutrida esse era o motivo do edema generalizado, hoje to afastada do trabalho. Pra repor as proteinas,a nutricionista passou um suprimento.O mais em conta 60 reais, ah! troco figurinhas com outras pessoas que fizeram e que desenvolveu algum sintoma e tem que conviver,ja se acostomou pq nao tem cura!

Rosalia Conceição dos santos disse...

Ola minha amiga, como vc esta? Li seu texto e me identifiquei,enfim, o medico que me acompanha descobriu logo que a albumina baixa porconta da reduçao era a causadora de todos meus problemas! To me recuperando, fiquei quase 1 mees internada!Bjs!

Rosalia Conceição dos santos disse...

Boa noite! Como ta seu parente?

Unknown disse...

Oi, Rosália!!! Hoje, com 3 meses e meio de cirurgia estou me sentindo muito bem. O meu problema era ( digo era porque estamos alertas) A DESIDRATAÇÃO!!!!! Semana passada eu fui ao Pronto Atendimento e tomei 4 litros de soro. É também consultei com um excelente Nutrólogo que sugeriu pingar umas gotas de limão nas minhas águas congeladas. Deu super certo, e eu já consigo beber água. Outra coisa que eu inventei ( o médico aprovou) e beber suco de fruta ( maracujá, goiaba, morango) SEM AÇÚCAR ou ADOÇANTE!!!!! Isto porque sacia minha sede e ao mesmo tempo hidrata o corpo. E, em relação à comida ( eu NÃO conseguia comer), o Nutrólogo passou um Suplemento Alimentar por 30 dias. Graças a Deus eu já consigo comer um pouquinho algumas vezes ao dia e apesar da adaptação lenta eu afirmo: VALEU A PENA a Minha Cirurgia SLEEVE!!!!


Unknown disse...

De acordo com o que andei lendo, a pessoa após a cirurgia pode passar a fazer uso do álcool em substituição à compulsão alimentar. É a questão emocional como disse o Tudo de. É necessário tratamento com psicólogo e psiquiatra.

Unknown disse...

Tay, essa irritabilidade dele é sintoma de depressão. Não sei se já resolveram. É preciso ir ao psiquiatra e tomar medicação. A pessoa melhora, fica ótima.

Unknown disse...

Não tenho experiência no assunto, mas vi muitos vídeos no YouTube de pessoas que fizeram. O pré operatório é minucioso, equipe multidisciplinar no pé orientando. No pós operatório tem que fazer TUDO direitinho. Mas as pessoas estão muito felizes com esse controle. Não me pareceu algo terrível a se pagar para o resto da vida.

Unknown disse...

Irritabilidade é sintoma de depressão na certa. Tem que procurar psiquiatra, tomar medicação. Nada complicado de resolver e pode ser temporário.

Unknown disse...

Kátia, existe reversão sim, mas depende da técnica utilizada. Hoje em dia as técnicas são mais conservadoras e facilita. Consulte o médico. Boa sorte.

Carol disse...

Um dos requisitos pós operatório e tomar constantemente injeções de B6. injeções e não via oral (já que o organismo não absorve mais sozinho). Gostaria de saber se pessoas que tomam a injeção constantemente tem relatado esses problemas também. Meu marido fez a cirurgia a um mês, e ate dia 13/08 estava 100%, nesse dia ele começou não aceitar mais nada do que comia, nem mesmo água. Vou colocar ele na dieta da primeira semana novamente (sopa coada no coador de café), mas tenho medo que ele fique como alguns relataram. Mas se isso é falta da B1, uma boa dose de citoneurin pode resolver.

keilla disse...

fiz e nao me arrependo e indico pra quem quizer!

Unknown disse...

Olá MS chamo Monique e tenho 1 ano e 5 meses de Bariátrica (baypass sem anel).Através de uma busca no Google encontrei este blog.Então li algumas experiências e me identifiquei com alguns casos.
Minha jornada começou (problemas) à 5 meses a trás quando completei 1 ano de operada. Eu estava muito feliz , pois havia perdido 52 quilos e até então as reações pois cirurgia estava dentro do previsto (nauseas , vômito , entalos e fraqueza ), sendo que depois de descobrir que está com arritmia cardíaca tudo mudou na minha vida (os médicos dizem que não tem nada a ver com a bariátrica ) em fim, desde de então comecei a sentir dores no peito , tontura e perda de audicao as vezes ou seja fica achando q vou morrer, isso desencadeou um transtorno de ansiedade. Fui no cardiologista ,psicólogo ,endrocnologista ,no meu cirurgião , no ortopedista e todos dizem que não tenho nada pois os exames estão OK. Por isso vim buscar respostas na internet , sinto que tudo q estou passando e efeito colateral da cirirgia. Apesar de esta feliz não me sinto plena, pois minha vida mudou muito , mesmo eu sendo obesa eu era muito feliz e tinha saúde. Hoje sou magra e me sinto infeliz por que tenho q conviver com essa dor no peito. Em fim, os médicos não dão muita importância p esses efeitos colaterais e temos que aprender a viver com isso sozinhos.
Ah hoje faço uso de anti depressivos para dormi 😹

Unknown disse...

Estou vários problemas mas tinha muito mais correu risco de vida muito grande por conta da obesidade hoje apesar de ter alguns problemas que meus amigos aqui estão relatandomas mesmo assim são bem menores dis q tinha antes, me sinto melhor

Anônimo disse...

Boa noite gente...Meu nome e Wagner, Sou de Recife, Venho aqui compartilhar com vcs infelizmente minha tristeza, meu irmão 33 anos, pesava uns 140kg, fez a cirurgia de redução de estomago, depois de alguns meses começou ter convulsões foi no seu medico disseram ate que não tinha nada haver com a cirurgia... Fez exames e foi detectado que ele estava faltando vitamina B1 e a sua glicose estava alterada por conta de que a passagem estava pequena, ele teve 5 convulsões, so sabe o que estou falando e quem já viu, muito assustador, ele refez a cirurgia para abrir mais a passagem estava tomando medicamento td certinho... Ja tinha ate parado as convulsões uns 2 meses depois dessa ultima cirurgia para reabrir a passagem, quando foi semana passada dia 21-08 ele teve sua ultima e derradeira convulsão estava dormindo no quarto do filho quando sua esposa abriu o quarto ele ja estava morto, Bronco aspirado, aspirou a secreção q sai da boca ... Estou relatando isso para ajudar e estou precisando de ajuda ... Penso ate em erro medico muito revoltante... Conheço muita gente que fez e esta levando a vida de boa tranquila... Estou muito triste... Espero ajudar outras pessoas em suas decisões, não quero assustar ninguém, so façam se for realmente o ultimo caso, meu pai não queria de forma alguma que ele fizesse essa cirurgia parece uma coisa...

Anônimo disse...

Gente, muito interessante esse post. Tbm estou com ouvido rapado há meses. Cerca de 6 meses após a bariátrica. Alguém conseguiu descobrir a relação entre ouvido rapado e bariátrica?

Gilson disse...

Olha...Eu tomo carbamazepina para depressão...Parece que vou enlouquecer tenho 2 anos e 6 meses de operada...Me ajudem amigos

Unknown disse...

Oi poderia me add no whatszapp gostaria de conversar sobre a cirurgia bariatrica tenho os mesmos sintomas abraço . Meu nome eh bruna.

Unknown disse...

Por acaso achei esse site, li todos os comentário. estou na fase dos exames para cirurgia. tenho 26 anos, peso 128 kg e tenho 1.75 de altura. Não sabia da metade das coisas sobre a cirurgia que li aqui. Fiquei chocada com os casos. O que mais me chamou a atenção é a questão que os "efeitos coláterais" da cirurgia aparecem 5 ou 6 anos depois... Sobre as injeções de B1 OU B6 vou procurar me informar bem. Na próxima consulta irei me informar, passarei para vocês.

Anônimo disse...

Meu nome è Cristina fiz a cirurgia a 2 anos e meio tomo vitamina todos os dias mas meu organismo não absorve , estou com problemas sério de anemia minha visão só anda embasada nao aguento mais de tanto sufato ferroso e vitaminas

Anônimo disse...

Sou pai que sofre devido a cirurgia de minha filha, bariatrica by pass, eu e minha esposa sofremos...um ano e meio de cirurgia.. só sofrimento...é muito dificil..muito enjoo.. e uma gosma que sai da boca.... ela sofre... quem pensa em fazer, se conseguir outro meio com ajuda de psicologo, nutricionista..eu aconselho...a cirurgia é sofrimento.. emagrece, mas o preço que se paga é alto demais.... hoje eu penso assim, a situação hoje é sofrimento..fizemos todos os tipos de exames não dá nada ..se eu mudar eu volto...

Anônimo disse...

Olá! Eu também me sinto assim.. operada há 8anos ao estômago e só recentemente me diagnosticaram anemia.. nem com um ano a tomar ferro e nada..os resultados pioraram.. como pode ser?! Não entendo mesmo.. a dúvida agora é.. poderei engravidar estando nesta situação?

Unknown disse...

Minha esposa operou a 3 meses atrás com 1 mes a boca do estomago fechou e teve hemorragia voltou para o hospital e teve que operar de NOVO. Passou mais 1 mes e ouve rejeição do material e a boca do estomago fechou novamente.nova operação 3 em 3 meses agora ela ta com uma forte infecção muito fraca se cança facilmente tem muita febre e nao consegue se alimentar porque tem muita anciã.....ta tomando antibióticos e vitaminas...mas num sei mais oq fazer ela So fica na cama dia e noite

Anônimo disse...

Não quero desanimar mas se eu tivesse q fazer novamente nunca faria

Adriana disse...

Minha sogra fez cirurgia bariátrica há 3 meses, e após começaram os vômitos. Com 3 dias após sua alta, retornou ao hospital e foi diagnosticada uma infecção,onde também foi descoberto uma rejeição dos grampos, e o médico tentou tratar com antibiótico, porém não teve êxito,ela teve após 7 dias operada,que refazer a cirurgia. Desde de então, náuseas e vômitos, ela já perdeu mais de 30 quilos, e está cada vez mais fraca, não consegue se alimentar, após a cirurgia já retornou ao hospital umas 6 vezes, onde o médico faz exames que não dá nada e ela cada vez mais magra e fraca. Não sabemos mais o que fazer, é muito difícil ver um ente querido sofrendo.

Anônimo disse...

Olá eu fiz a cirurgia Bariátrica, há 5 anos e até hoje tenho problemas de gases,minha memoria no começo era péssima depois dobrei as vitaminas melhorou um pouco, mais o que me incomoda é os gases são terríveis... toda cirurgia tem suas consequências...

Unknown disse...

Olá! Minha esposa fez a cirurgia dela há quatro anos. Ela pode apresentar um quadro de dumping depois de todo esse tempo?

Unknown disse...

Meu nome é claudete eu também fiz a cirurgia, e também estou passando por várias razões realmente estou arrependida não tenho mais saúde como antes faz 1 8 meses e ainda estou enfrentando situação de problema fraqueza dores nas pernas pra me ajudar agora apareceu uma pedra no meu rim estou fazendo tratamento pra não ter que passar por cirurgia porque quando fiz minha redução tive morragia no intestino tiver que voltar pra cirurgia novamente depois de 4 dias e até agora minha vida e sem saúde 😣

Unknown disse...

Eu também estou passando por tudo isso minha querida só Deus pra nos ajuntar realmente estou arrependida por ter feito essa cirurgia hoje não sou a mesma estou magrinha mais não tenho saúde até mesmo às vezes pra limpar minha casa por sentir fraquezas e vários sintomas 😣😓😢

Carol Gomes disse...

Olá pessoas, realmente tudo é válido pois não é um procedimento simples, todos que se habilitam a passar por ele deve ter ciencia de prós e contras, por isso é muito importante participarem de palestras informativas que os próprios cirurgiões apresentam, fiz a cirurgia a 6 meses e me sinto ótima graças a Deus, nunca vomitei, não tenho problema com praticamente nenhum alimento a não ser amêndoas que soltam meu intestino, de resto me alimento normalmente, como de 3 em 3 horas e sempre alimentos saudáveis, as vezes como algo fora do cardápio como um pedaço de pizza ou duas mordidas de um lanche, não passo vontade de nada, mas controlo sempre o que como para não ganhar peso, já perdi 33 kilos nesses 6 meses e ainda faltam 16 para chegar no meu peso ideal, mas estou super satisfeita com minha evolução, consegui controlar minha ansiedade que tinha abusiva, hoje como para viver e antes vivia para comer, é maravilhoso ver minha saúde com 100% de melhora, meu corpo relativamente menor do manequim 52 ao 40, por enquanto, hoje minha vida é muito sadia, em todos sentidos, estou muito satisfeita, e indico aos que querem fazer que sempre veja todas as possibilidades de emagrecimento pois uma cirurgia sempre a riscos e sequelas, são poucos mas existe a possibilidade, eu vivi 19 anos da minha vida fazendo dietas e tomando remédios que diversos médicos me receitavam, tive. Depressão por anos e hoje a cirurgia tirou tudo isso de mim, mas claro que antes de tomar essa decisão escolhi um dos melhores médicos da minha região, além de esclarecer cada risco e benefício, isso é muito importante, risco de trombose, fiçulas, entre outros, espero que meu comentário ajude alguém, pois eu sei como cada palavra faz a diferença na nossa vida,

Anônimo disse...

Também estou assim com muita fraqueza.tenho 24 dias de operada e passo mais tempo na cama do que fora dela. Não consigo ficar 20 minutos em pé pra lavar uma louça.Fora que estou no efeito platô.Os médicos não passaram nenhuma vitamina. Estou com medo de não voltar a ser aquela mulher ativa e dinâmica de antes. Me sinto imprestável. Alguém mais está passando por isso?

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia há 13 anos. Emagreci muito pouco (tinha 142,fui para 117), mesmo tendo seguido todas as orientações da nutricionista. Sofri com vômitos constantes, não por comer em excesso, mas por causa de certos alimentos, como carne, que entalavam no anel e me obrigavam a forçar o vômito. Vivo com anemia constante, fazendo reposição periódica de ferro (noripurum). Me arrependo muito de ter feito essa cirurgia, e queria saber se alguém sabe de casos bem sucedidos de reversão.

nessa disse...

Belas palavras meu amigo,as pessoas misturam as coisas mesmo.Materia interessante

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa. Muito esclarecedores os comentários. Fiz By Pass ha 7 anos. Me arrependo. Não tenho a saúde plena. Sinto dores de cabeça, enjoos constantes e tontura. O preço que se paga é muito alto. Se pudesse escolher hoje, reverteria, com certeza. Bia sorte a todos.

Eliana e suas receitas disse...

Eu com pouco tempo de cirurgia tb não tinha dores no corpo como tenho hj com 12 anos de cirurgia!!!! No começo é maravilhoso, emagrecemos muito , a qualidade de vida melhora absurdamente,mas com o tempo podemos engordar! Essa cirurgia realmente não é brincadeira, estou sentindo isso na pele!!!

Eliana e suas receitas disse...

Tb não estou muito diferente de vc!

Prof. Davi Taveira disse...

E agora ? Quem estava animado em fazer a cirurgia, desistiu ?

Eu ainda não desisti. Acredito q os procedimentos foram aperfeiçoados e q a equipe médica é fundamental para uma excelente cirurgia.

Você decide o seu futuro. Morrer de infarto, diabetes, câncer ... ou tentar prolongar a sua vida com a redução ?

Existem efeitos colaterais ? Lógico, mas acredito q o paciente já tem uma predisposição para tal situação e a cirurgia ampliou o problema.

Quem passa pelo problema da obesidade escuta muito a frase: "Pq vc não emagrece igual todo mundo, fazendo atividade e com reeducação alimentar?"

Mas hj sabemos q a obesidade é uma doença e precisa ser tratada. Não deixe o sonho para trás. Faça a sua cirurgia e trate os efeitos colaterais (se existirem).

Aos q sofrem com complicações, q Deus os ajude a melhorar.

Por fim, prefiro viver mais 50 anos ruim do q 20 anos bom. Meus filhos precisam de mim.

Unknown disse...

Eu fis a bay pass tem 5meses não consigo comer muito comida de sal sinto enjôo as vezes,porém sinto muita vontade de comer doce chocolates pão bolos ,perdi 25kilo antes pesava 101 mas minhas dores no joelho melhorou muito,a questão é sinto enjôo de comida fico entalada,e doce não sinto nada!!alguém sentem isso?

Anônimo disse...

Bom dia. Eu fiz essa cirurgia tem 35 dias e hoje me arrependo de ter feito. Eu nunca tive crise de labirintite e tem 15 dias que começou e não passa.

Unknown disse...

eu fiz cirugia do estomago ah qse 4anos e sentia um dorzinha no figado mas passava e hj qndo respiro doi meu figado e nao consigo respirar e muito menos dormi pois a posição desconfortavel o q seria isso meu deus?

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia em 2008 e agora os grampos estão sendo rejeitados....alguém hs passou por isso?

Anônimo disse...

Minha esposa depois da cirurgia ,nao quer mais sexo ,sempre tem desculpa ,e nao era assim ,isso acaba com casamento ,chega u,a hora q fica insuportavel ,antes nao saia porque estava feia segundo ela ,agora nao sai pq nao pode comer nada ,ir no shopping e nao comer nao rola ,sei nao ainda estou avaliando ,ate agora a cirurgia nao foi boa pro meu casamento infelizmente ,achei q mudando a auto estima melhoraria ,mas ficou pior

Mayra Szucs disse...

Bom...creio após tantos anos ter uma nova visão para todo ocorrido em minha vida após a bariátrica e suas consequências ( sim, as vezes diante de próprias atitudes nossa).
Em julho de 2005, fiz a minha.
Poucos meses(após seguir toda sequência de readaptação alimentar), eu já não conseguia mais ingerir qualquer coisa considerada como uma alimentação saudável( tinha um nojo indescritível ao pensar que aquilo tudo estaria a pouco em meu estomago), passei um mês apenas com sucos:-
Resultado , parei de caminhar! Fiquei internada 15 dias com medicação e nutricionista 24h no pé. Todos os nervos do meu corpo tinham lesão, eu não perdi os movimentos...perdi a sensibilidade(não sabia se o pé estava apoiado no chão ou não, podia-se enfiar uma faca em minha perna e nada sentiria...não experimentei viu gente kkkk, foi os testes feito). Perdi memória(atual), audição,visão, cabelo, tenho um frio impressionante, dores por todo corpo( fui ao médico e o diagnóstico FIBROMIALGIA), caimbras, formigamento nas mãos e pés. Aos poucos adquiri bolemia e quase anorexia(fui internada 3 meses em uma clinica). Entrei em uma depressão suicida , passando ao consumo exagerado de álcool e muito pior, como trabalhava com meu marido em nosso comércio de alimento bem frequentado e não podia falhar e estar em pé todo dia e com sorriso no rosto, apelei para cocaína...ai foi o fim! Ai acordei, algo que nunca, jamais iria fazer parte da minha vida seria necessitar do uso desse tipo de droga(assustei e acordava muito pior do que já vivia). Graças a Deus, meus filhos já adultos perceberam e me socorreram(ai o fato da internação), o que foi um balsamo, ao descobrir na clinica que o uso fora tão ¨modesto¨kkkk, que graças a deus, o meu organismo nada propicio a vícios, não me permitiu nenhum mal estar, para me livrar de tais venenos.
Hoje estou livre desses usos (fatais ) para viver, mas ainda assim, todo o resto se faz realidade e viver é um sofrimento.
Seu blog me trouxe uma luz, agora sei não ser a única, não ter tido desvio de caráter e sim algo que me levou a isso e procurar voltar a viver. NAMASTÊ.

Anônimo disse...

Me operei a dez meses a minha cirurgia foi a by-pass gástrico.ate agora eliminei 57kg.ñ sinto nenhum efeito.mas como ouvi muitas vezes antes de me operar nas palestras dos médicos,nenhum organismo é igual ao outro então pode ser q alguns pacientes se recupere por completo sem sequelas e outros ñ.depende tbm muito do psicológico.eu mesmo tratei com a psicóloga 1 ano e 5 meses pra depois me operar passei por psiquiatra.passei por vários médicos e todos os médicos q eu passava tinha q me liberar com laudos pra eu levar pro médico q ia fazer minha redução estomacal.ainda fui avisada q pelo resto da vida terei q tomar polivitaminicos.pq essa by-pass.td q vc come ñ permanece tempo suficiente no estômago então ñ absorve as vitaminas dos alimento.em fim e uma mudança de vida total.e so deve fazer essa cirurgia se for muito necessário em caso de saúde mesmo.no meu caso eu já estava com obesidade mórbida em grau 3 estava diabética e hipertensa por isso decidi fazer hoje ñ tenho nd disso graças a Deus.levo vida normal

Anônimo disse...


Ola ..fiz a bariátrica a mais de dez anos e ultimamente tenho sentido cansaço, fadiga e desânimo.... Tomo vitamina B12 e não esta ajudando muito. Como sou de trabalhar muito, fico extremamente irritado por que já acordo cansado e com fadiga, me impedindo de produzir . Sinto também que a capacidade de memorização e de foco e raciocínio estão prejudicadas.Isto tem atrapalhado muito profissionalmente. Pela sua experiência que caminho e atitude devo tomar para corrigir este problemas?

Unknown disse...

Graças a Deus já tenho 1 ano e seis meses , pesava 129 kilos.Hoje estou pensando 70 kilos tenho que perder mais 12 kilos e não sinto nada.Estou ótima,a cirurgia bariátrica só me trouxe vida nova e saudável.Minha pressão antes era 21por11 ,desde do dia que sair da sala de cirurgia ela continua 13 por 8.diabetes,dores no joelho e tudo mais ficaram na mesa de cirurgia.

cirurgia metabólica bh disse...

Ótimo blog, amei!

Unknown disse...

Pessoal eu confesso que fiquei com medo de fazer a sirurgia agora que vi tantos comentários . Não sei o que eu faço alguém pode me dar uma dica por favor obrigado.

Anônimo disse...

Conhecir uma pessoa que ficou assim ,substituiu comida por alcool ,ficou com sentimentos de culpas ,só que dui entender sobre ezta doença depois q ele saiu de casa do nada ,entao fui estidat sobre a bariátrica, peço a Deus todos os dias que ele volta a pessoa de antes pois eu a amo muito,e a esperança é a ultima q morre,com isto eu q tinha depressao mei estado se agravou Mas nunca perdir minha fé em Deus. E estou contando os dias para ele se curar. Pois não posso ficar com magoas por ser despresada por uma pessoa que está doente.

Lidia disse...

Fiz a cirurgia já faz 6 anos e agora que comecei a sentir os contras.. realmente nunca tive o que reclamar, minha cirurgia foi um sucesso, a recuperação e se adaptar a essa nova vida tb, mas agora depois de alguns anos tenho muitas doresno corpo e sempre vou ao médico e faço exames de rotina.. mas enfim faria tudo de novo sem dúvidas!

Anônimo disse...

Concordo com vc , fiz a dois anos e passo super bem , meus exames sempre bons!o povo só fala o lado negativo neh

Unknown disse...

Passei por isso também, e percebi que estava sendo grossa fui ao médico e o psicólogo me ajudou muito.
Hoje estou normal, porém com algumas coisas ainda kkkk auto estima,amor próprio é algo quando a pessoa não tem e passa a ter ela surta e não entendi.
Aí faz isso

Lucas disse...

Amei, exatamente o que procurava sobre cirurgia bariatrica, obrigada

Unknown disse...

Fiz a cirurgia bypass y, e estou sentindo todos os sintomas mencionados na materia, inclusive de visão dupla, quase fui diagnosticada com esclerose múltipla, eu achava q era falta de vitamina bB1, vou informar melhor sobre a vitamina B1, quero muito voltar a ter uma vida normal, obrigada por compartilhar conosco, me ajudou muito, saber.

Unknown disse...

Será que algum dia vou ser normal de novo,tenho uma sensação de desmaio e muito cansaço,tenho cinco meses de cirurgia e me arrependo

Unknown disse...

Também fiz bariátrica 8 anos tive anemia e noripurum com acido fólico foi o unúni que me fez bem...os outros não deram muito certo

Unknown disse...

Eu fiz a baypass há 4 anos tinha 190.kg e fui para 120kg ,nos dois primeiros anos você tem uma super auto estima , fazer exercícios ,bater fotos , mas infelizmente eu como pequeno Empresário em 2016 por causa da crise e problemas financeiros , fui me entregando a pressão das responsabilidades e Cobranças ,isso me fez entrar em depressão e fui perdendo a vontade de continuar com os hábitos ,saudáveis hoje tenho 4 anos de operado devo ter engordado uns 3 kilos , não gosto muito de doce como raramente ,mas gosto muito de pão , e com essa depressão depois de 20 anos bem antes de operar tinha largado o Álcool ,nesse começo de Ano por causa dos problemas comecei.tomar cerveja nada exagerado no máximo umas 4 latas ,mas isso tem acontecido com uma certa frequência , se estou preocupado sinto vontade ,e estou Alegre também ,mas nunca passo de 4 latas que já e o suficiente para me embriagar ,estou fazendo tratamento psiquiátrico , pois não quero retroceder a minha vida passada e e uma força incontrolável.e não entendo porque depois de 20 anos me voltou essa vontade louco de beber cerveja ,lembrando que já tenho 50 anos e preciso dar um basta com isso ,lembrando tambet que todas as minhas taxas normais a única coisa que fiz e voltei a tomar foi as vitaminas pois a minha taxa de B1 estava baixíssima , e precisei tomar injetável e ainda tenho que fazer uma ultra sonografia no oescpes ,pois segundo o psiquiatra estou com uma pequena suspeita de tireóide ,e isso pode levar a esse quadro.

Anônimo disse...

eu fiz a ciru há mais de 10 anos. Recentemente fui na endócrino e a vitamina B está baixando e a vit D baixa como sempre.
Temos que aceitar que somos compulsivos por comida. Se não fosse isso nao seríamos gordos, nem precisaríamos de cirurgia.
Então como ainda nao inventaram uma cirurgia no cérebro, muitos substituirão a compulsão por comida pela bebida.
Sugestão: Faça que nem os fisiculturistas. Invente o dia do lixo. Eu não bebo nada de segunda até sabado a noite,
Sabado a noite e domingo eu tomo cerveja e como doce. Ja resolve boa parte do problema.
O mais importante: ATIVIDADE FÍSICA. Salvou a minha vida. A maioria aqui é adulto com mais de 30 anos. tem gente na faixa dos 30, 40 e 50 pelo q eu vi.Praticamente é obrigatório hoje em dia a pratica de musculação. teu esqueleto nao vai aguentar a 3ª idade sem musculos fortes, ou seja vc vai ser um velho fraco com problemas de saúde e vai fazer seus filhos cuidarem de vc.
A atividade fisica faz vc beber mais agua e se alimentar melhor naturalmente.
A ultima dica minha seria, suplementação (até para quem é sedentário)
eu uso 1 colher de sopa de albumina com iogurte caseiro todas as noites antes de dormir. Acabou a fraqueza de manhã. Uso também 1 comprimido de Betaína nas refeições para aumentar o suco gástrico. Fica a dica.

Unknown disse...

Hoje como está seu irmai Yudi?

Anônimo disse...

Olá! Fiz a bariátrica há 4 anos e só venho perdendo peso, e cada perda significativa de peso por momentos de estresse, como tive recentemente quando perdi 3 kg em 15 dias, não consigo mais recuperar. Hoje estou pesando 42,800kg com 1,52 m de altura e 48 anos. Estou só pele e osso. Tenho tido problemas de visão, me irrito com facilidade e problemas de memória. Como estou desempregada, não conto com plano de saúde e o atendimento no SUS é aquela beleza me trato como posso. Nem os suplementos tenho conseguido comprar porque são caros, mas como de tudo, principalmente legumes, verduras, frutas e massas, já as proteínas são mais complicadas pra mim e desenvolvi intolerância a lactose que me faz muito mal. Açúcares quase nada, pois se ingiro um pouco a mais me dá dumping e passo muito mal.

Anônimo disse...

Sugiro você cuidar de sua esposa, levando-a ao médico e ajudando-a a se tratar. Não a abandone, não a recrimine, porque ela precisa de ajuda.

Anônimo disse...

Fiz cirurgia bariátrica há quatro meses e os resultados no geral foram positivos, entretanto, sinto que meu raciocínio está mais lento e ando esquecendo as coisas...às vezes numa discussão de trabalho perco os argumentos e somente horas depois me recordo do que pretendia falar..

Gigi disse...

Ah, tenho 45 dias de cirurgia e tbm confesso que se pudesse voltar atrás não faria. Totalmente privada da minha vida social. Não posso comer direito, não posso beber...um tormento.

Eu disse...

Boa tarde, eu tambem estou com 45 dias de operada e nao me sinto nada bem, sinto enjoo, dor ,espero que essa sensação passe logo

Anônimo disse...

Eu fiz bypp, faz 2 anos a 4 de Maio de 2021.Tive muito pouca informação para a cirurgia por parte do cirurgião. Diss-me para ir a net e pesquisar sobre o bypass gástrico e qualquer dúvida, esclarecia com ele na próxima consulta.lá fiz a cirurgia tudo correu bem, quase sem dores no pós operatório.Entrei num sábado e sai na segunda.hoje passando quase dois anos,se como um bocadinho mais, como e normal, vomito e tenho dores no estômago e fica quer o estômago e a barriga inchada, parece que estou grávida de 9 meses.mas depois lá passa.O que os cirurgiões não nos dizem que vamos ficar com muitos gazes e muito fedorentos e complicado, estejamos onde estivermos, eles não pedem licença para sair. Sempre como cozidos e grelhados, mas o que melhor como é a sopa de legumes.comida, não como quase nada, então meto a carne, o peixe e o feijão ou grão de bico na sopa e aí comotodasas vitaminas de que preciso.Eu pensava 100kg e estou com 60kg estabilizados. Acho que emagreci um pouco demais, Mas deixei de ser hipertensão, clestrol, tinha princípios diabetes e graças a cirurgia, nada disso tenho. À um mês para cá,ando a sentir o coração bater muito e algum canção nas pernas.A comida nunca me sacia, Ando sempre desconsolada, jantar fora ou com amigos, está fora de questão, não p0oosso estar a mesa e vê -los comer...comer....e eu a olhar....Não sou boa companhia.Bebidas alcoólicas já quase n bebia, agora bebo nada!Agora com está pandemia apoio psicológico.. zero....nutricionista....zero...Como veem ando a deriva e em julho fui ao cirurgião plástico para fazer abdomnoplastia?análise de termo de responsabilidade assinado e chamada....zero.Ando nisto desde0s 57 anos, vou fazer 62 em junho.Estamos muito mal de saúde em Porugal.por isso muita força amigos da bariátrica, muita força que não é fácil e é um processo longo que tem início e não sei sé tem fim.

Anônimo disse...

Meu cabelo também caiu, enfraqueceu, minhas unhas partem rentes ao sabugo, agora sempre unhas rentes e fininhas, parecem papel e mesmo assim, destacam ao meio, tomo Centrum 50+ mulher e para além dessas vitaminas já tomei outras receita das pela nutricionista e outras pela minha médica de família e nada resultou

Diego Andrade zap 87 999672407 disse...

Estou muito tonto e com sensação de desmaio. 14 meses de operado já tomei b12

Unknown disse...

JESUS, estou bem próxima de fazer a cirurgia inclusive estava internada para fazer ,mas voltei para casa pq o médico testou positivo para o covid. são tantos relatos que assustam, aí penso tenho asma, bronquite 148 kg não saio a mais de 3 anos pois sinto muitas dores emagreço com dietas e do nada vem uma crise de asma e ganho o peso q perdi , a muito tempo não consigo fazer as tarefas de casa vivo,sentada ou deitada ando sim dentro da minha casa ,tipo vai para a sala , cozinha etc mas não consigo fica 2 minutos em pé parada