quarta-feira, 12 de maio de 2010

As crônicas de Júlia

A querida blogueira Waleiska, que mantém o FaloPorqueTenhoBoca (link aí ao lado), mantém um marcador chamado "Super Dalila", reunindo as postagens que ela produz sobre as sacadas, tiradas, chistes e gracinhas em geral de sua filha. Inspirado nela, inauguro as "crônicas de Júlia", um compartilhamento das sacadas, tiradas, chistes e gracinhas em geral feitas por minha pequenina, do alto de seu ano e nove meses.

Causo 1

Noite dessas, voltávamos para casa após um aniversário. Esperávamos que Júlia dormisse no trajeto, mas ela permanecia ativa. Em meio a um inesperado e absurdo engarrafamento na BR-316 mais de nove da noite, conversávamos para entretê-la. Em dado momento, brinquei de conferir quem estava no carro.
— Cadê a mamãe?
— Presente! — responde Polyana.
— Vovó?
— Aqui — responde minha mãe.
— Cadê a Júlia?
— Aqui, roendo a unha do pé!
Com a baixa iluminação e a reduzida acuidade visual, minha mãe, no assento traseiro, não percebera, mas de fato Júlia se distraía enfiando o dedão de um dos pés na boca, tentando roer a unha, àquela altura comprometida por um indesejável chulé.

Causo 2

Aconteceu no almoço de hoje. Sentada em seu cadeirão, Júlia chama Tia Sú, a empregada. Esta chega perguntando o que ela está fazendo.
— Juju está fazendo besteira!
Surpresa com a resposta, d. Sueli pergunta a que besteira Júlia se refere.
— Estou colocando pedacinhos de carne no suco!
Com uma cara altamente sapeca, Júlia exibe um copo de suco emporcalhado com um monte de pedacinhos de carne.

Causo 3

Menos de uma hora atrás. Estou almoçando e Júlia vê as batatas fritas. Pede. Tia Jose responde que ela só pode comer "carinhas de batata" (as chamadas "batatas sorriso") e que aquelas são de outro tipo, são "comida de adulto". Tentamos evitar que, ainda tão cedo, Júlia tome gosto por frituras. Oferecemos a ela batata frita, uma vez, mas ela não apreciou. Hoje, voltou a manifestar interesse. Tia Jose, diante da abordagem direta, perguntou-me se podia dar. Disse que sim. Júlia ganhou sua batata, experimentou e gostou. Decidi dar-lhe outra.
Assim que pegou o palito de batata, riu, agradeceu e foi na direção de Tia Jose. Exibiu-lhe o prêmio e, entre satisfeita e provocadora, anunciou:
Comida de adulto!
A mim só restou fazer uma ressalva:
— É, mas você ainda é criança!

Qualquer hora dessas, novas historietas da molecotinha.

6 comentários:

Ana Miranda disse...

Que delícia!!!!!!!
Eu tenho um monte dos meus filhotes também. Escrevi e guardei, hoje eles adoram ler.

Tanto disse...

Maravilhosas as histórias. Égua da menina esperta!

Luiza Montenegro Duarte disse...

Adorei a idéia! As "Crônicas de Julia" vão ser lindas, certamente. Nessa fase, eles aprontam cada uma, que tem mais é que registrar mesmo!

Yúdice Andrade disse...

Uma de minhas grandes tristezas, Ana, é a perda das memórias de minha família. Talvez por isso eu seja um pouco obcecado por garantir que a Júlia tenha acesso a toda a sua vida. Espero que ela se interesse como eu me interesso e faça bom proveito do que eu conseguir produzir.

Ela surpreende, Fernando.

Imagina as futuras, Luiza, quando ela for ficando cada vez mais consciente!

jk disse...

olha e chow de de bola viu julia a sua cronica

Yúdice Andrade disse...

Júlia agradece sua simpatia, JK.