terça-feira, 16 de agosto de 2011

As dez estratégias de manipulação midiática

Avram Noam Chomski, ou simplesmente Noam Chomski, é um linguista, filósofo e ativista político que se autodefine como "socialista libertário". Nasceu em Filadélfia (Pensilvânia, EUA), em 1928. Intelectual de renome, leciona Linguística no Massachusetts Institute of Technology, o famoso MIT.
Ele elaborou uma síntese espetacular sobre as dez estratégias de manipulação midiática, que reproduzo do Blog do Flávio Nassar. Vale a pena ler, para se precaver.

Website oficial: http://www.chomsky.info/

4 comentários:

Anônimo disse...

Ainda tem a técnica nazista, de repetir uma mentira tantas vezes até que se torne verdade...
Abraço,
Bruno Brasil.

Yúdice Andrade disse...

Os militares da ditadura brasileira empregam essa técnica até hoje, Bruno. E com sucesso.

Anônimo disse...

Dê uma prova de que os prestadores de serviço à pátria durante a revolução democrática de 64 fazem essa manipulação.

Yúdice Andrade disse...

Das 15h12, eu tenho uma filosofia de vida: não entro em debates quando meu interlocutor não oferece condições mínimas para ele. Quando a conversa está abaixo do nível da crítica, recuso-me a entrar nela.
Neste caso, alguém que classifica os militares da ditadura de "prestadores de serviço à pátria" e, pior, chama o golpe militar de "revolução democrática" não apenas está abaixo da mais rasa linha de crítica como também está com evidentes problemas psiquiátricos, em pleno surto. Quanto a isso, não posso ajudar, mas há profissionais que podem.
No que tange às "provas" que pede, eu sugeriria que você buscasse, na Internet mesmo, as manifestações que os militares deram sobre o julgamento da Lei de Anistia pelo STF; sobre a Comissão da Verdade; sobre a destruição de documentos quando Lula anunciou, em seu primeiro mandato, que os tornaria públicos (o que não aconteceu, por pressões da escumalha). Para ficar em apenas alguns exemplos.
Mas de nada adianta sugerir isso, já que você acredita em realidades paralelas. Aliás, você já abraçou o seu gnomo hoje?